Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.A.
Objetivos Gerais / Objectives
- Analisar a forma como o mercado de trabalho é configurado e regulado pelas instituições; - Compreender o impacto das instituições do mercado do trabalho sobre o emprego e salários; - Compreender o debate da relação entre instituições e performance do mercado do trabalho; - Compreender o debate da relação entre instituições e a gestão dos recursos humanos; - Analisar medidas e indicadores chave associadas às instituições do mercado do trabalho.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Comparar a abordagem tradicional e institucional do mercado de trabalho. 2. Descrever as instituições do mercado de trabalho. 3. Discriminar a regulação macro e micro. 4. Analisar os indicadores relativos às instituições do mercado de trabalho. 5. Compreender a forma como as instituições coletivas influenciam o mercado de trabalho. 6. Analisar as consequências das instituições nos fenómenos do mercado de trabalho.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Modelo competitivo de mercado de trabalho 2. A tradição institucionalista em economia do trabalho 3. Regulação do mercado de trabalho: 3.1. O debate em torno do salário mínimo 3.2. Legislação de proteção do emprego e indicadores de proteção do emprego da OCDE 3.3. Sindicatos, negociação coletiva e democracia industrial 3.4. Políticas de emprego 4. Mercados internos de trabalho e segmentação do mercado de trabalho. 5. Evolução tecnológica, digitalização, trabalho e emprego.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1: Modelo competitivo e teoria institucional (1 e 2) OA2: Instituições do mercado de trabalho (2 e 3) OA3: Regulação macro e micro (3) OA4: Indicadores (3.2) OA5: Instituições coletivas (3.3) OA6: Consequências (4)
Avaliação / Assessment
Avaliação contínua. Para participar na avaliação contínua, os estudantes devem ter uma assiduidade de, pelo menos, 80% e realizar as seguintes avaliações: - Teste individual (65%); nota mínima de 8 valores. - Apresentação em sala de aula (35%). Avaliação por exame final: Exame final (100% da nota). As notas da avaliação contínua não são consideradas para a avaliação por exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias atribuem particular relevância ao trabalho autónomo e distinguem-se em: 1. Aulas expositivas para a discussão dos conceitos e quadros de referência da UC. 2. Participativas para análise de estudos de caso e estudos aplicados e bases de dados disponíveis. 3. Ativas para a realização de trabalho individual. 4. Auto-estudo relacionado com o trabalho autónomo de preparação para o teste.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino aprendizagem visam desenvolver as competências de pesquisa e análise crítica de referências teóricas relevantes, indicadores e consequências das instituições do mercado de trabalho. O objetivo é alertar os estudantes para a discussão sobre as implicações da regulação macro e micro nas decisões sobre a gestão dos recursos humanos e na performance do mercado de trabalho. As aulas expositivas visam contribuir para todos os objetivos de aprendizagem através da apresentação e discussão dos quadros de referência clássicos e recentes sobre as instituições do mercado de trabalho e as suas implicações. Pretende-se dar um enfoque especial nas diferenças entre essas duas abordagens do mercado de trabalho. Nas aulas participativas pretende-se que o aluno atinja particularmente os objetivos de aprendizagem OA1, OA2 e OA3 de modo a distinguir as abordagens tradicionais e as novas. As aulas de tipo ativo incidem especialmente sobre os OA4, OA5 e OA6 sobre os quais se pretende desenvolver temas de trabalho de grupo. Estas aulas pretendem aprofundar os conhecimentos e capacidades sobre os conteúdos da UC, visando também a aplicação de alguns desses conhecimentos e capacidades no trabalho a realizar. Finalmente, o auto-estudo representa um elemento fundamental de aprendizagem transversal a todos os objetivos de aprendizagem.
Observações / Observations
N.A.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Borjas, G. (2015) Labour Economics, Boston: McGraw-Hill International Edition (7th edition). - Bosworth, D., Dawkins, P. and Stromback, T. (1996) The Economics of the Labour Market, Harlow and England: Addison Wesley Longman Limited. - Champlin, D.P. and Knoedler, J. (2017) The Institutionalist Tradition in Labour Economics, London: Routledge. Kaufman, B.E. and Hotchkiss, J. (2002) The Economics of Labour Market, USA: South-Western College Pub (6th edition). - Lopes, H., Cerejeira, J. (Coords), Sousa, S., Suleman, F., Marques, P. e Figueiredo, H. (2023) Economia do Trabalho: Mercados e Instituições, Almedina.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Carvalho da Silva, M., Hespanha, P. and Castro Caldas, J. (Coords.) (2017) Trabalho e Políticas de Emprego: Um Retrocesso Evitável, Coimbra: Actual. - Centeno, M. (2013) O Trabalho: Uma Visão de Mercado, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. - Doeringer, P. and Piore, M. (1971) Internal Labour Markets and Manpower Analysis, Lexington MA: Heath Lexington Books. - Grimshaw, D., Ward, K., Rubery, J. and Beynon, H. (2001) ‘Organisations and the transformation of the internal labour market’, Work, Employment and Society, 15(1): 25-54. - Hyman, R. (2001) Understanding European Trade Unionism, London: SAGE. - Kaufman, B. (1997) Government Regulation of the Employment Relationship, Cornell University Press. - Kaufman, B. (2010) ‘Institutional Economics and the Minimum Wage: Broadening the theoretical and policy debate’, Industrial and Labor Relations Review, 63(3): 427-453. - Kerr, C. (1954) ‘The balkanisation of labor markets’. In: Bakke, E., Hauser, P., Palmer, G., Myers, C., Yolder, D. e Kerr, C., Labor Mobility and Economic Opportunity, Massachusetts Institute of Technology. - Kluve, J. (2010) ‘The effectiveness of European active labor market programs’, Labor Economics, 17(6): 904-918. - Lindbeck, A and Snower, D. (2001) ‘Insiders versus outsiders’, Journal of Economic Perspectives, 15(1): 165-188. - Morel, N., Palier, B. and Palme, J. (2012) Towards a Social Investment Welfare State, London: Policy Press. - Osterman, P. (1984) (Ed) Internal Labor Markets, Cambridge: The MIT Press. - Weil, D. (2014): The fissured workplace: why work become so bad for so many and what can be done to improve it, Cambridge: Harvard University Press. - Wilkinson, A., Gollan, P., Marchington, M., and Lewin, D. (2010) ‘Conceptualizing Employee Participation in Organizations’. In: Wilkinson, A., Gollan, P., Marchington, M., and Lewin, D. (eds) The Oxford Handbook of Participation in Organizations, Oxford: Oxford University Press, pp. 4-26.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16