Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02890
Acrónimo :
02890
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.A.

Objetivos Gerais / Objectives


- Analisar a forma como o mercado de trabalho é configurado e regulado pelas instituições. - Compreender o impacto das instituições do mercado do trabalho sobre o emprego e salários. - Compreender o debate sobre a relação entre instituições e a gestão dos recursos humanos. - Compreender o debate acerca da relação entre instituições e performance do mercado do trabalho. - Analisar medidas e indicadores chave associadas às instituições do mercado do trabalho.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Comparar a abordagem tradicional e institucional do mercado de trabalho. OA2. Descrever as instituições do mercado de trabalho. OA3. Discriminar a regulação macro e micro. OA4. Analisar os indicadores relativos às instituições do mercado de trabalho. OA5. Compreender a forma como as instituições coletivas influenciam o mercado de trabalho. OA6. Analisar as consequências das instituições nos fenómenos do mercado de trabalho. OA7. Analisar os principais debates contemporâneos acerca da regulação do mercado de trabalho.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Modelo competitivo de mercado de trabalho. P2. A tradição institucionalista em economia do trabalho. P3. Regulação do mercado de trabalho. P3.1. O debate em torno do salário mínimo. P3.2. Legislação de proteção do emprego e indicadores de proteção do emprego da OCDE. P3.3. Sindicatos, negociação coletiva e democracia industrial. P3.4. Políticas de emprego. P4. Mercados internos de trabalho e segmentação do mercado de trabalho. P5. Evolução tecnológica, digitalização, trabalho e emprego. P6 Transição ecológica e trabalho.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos relativos aos pontos P1 e P2 do programa estão associados ao objetivo de aprendizagem OA1 na medida em que se dedica ao debate acerca das duas abordagens teóricas fundamentais da UC. Os pontos P2 e P3 estão associados ao OA2 porque se dedicam às instituições do mercado de trabalho e sua caracterização. O ponto P3 está associado ao OA3 porque cobre exemplos de instituições do mercado de trabalho. O ponto P3.2 está associado ao OA4 porque se concentra nos indicadores relativos às legislação de proteção no emprego. O ponto P3.3 está associado ao OA5 porque está focado em instituições coletivas, nomeadamente sindicatos e negociação coletiva. O ponto P4 está associado ao OA6 porque analisa a consequência da regulação do mercado de trabalho. Os pontos P5 e P6 analisam fenómenos contemporâneos do mercado de trabalho e estão assim associados ao OA7.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: - Teste individual (65%); nota mínima de 8 valores. - Apresentação em sala de aula (35%). Para participar na avaliação ao longo do semestre, os estudantes devem ter uma assiduidade de, pelo menos, 80% das aulas. Avaliação por exame: Exame final (100%). As notas da avaliação contínua não são consideradas para a avaliação por exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias atribuem particular relevância ao trabalho autónomo e distinguem-se em: 1. Aulas expositivas para a discussão dos conceitos e quadros de referência da UC. 2. Participativas para análise de estudos de caso, estudos aplicados e bases de dados disponíveis. 3. Apresentações de artigos científicos e discussão em sala de aula. 4. Auto-estudo relacionado com o trabalho autónomo de preparação para o teste individual.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam desenvolver as competências de pesquisa e análise crítica de referências teóricas relevantes, indicadores e consequências das instituições do mercado de trabalho. O objetivo é informar os estudantes das implicações da regulação macro e micro, nomeadamente no que se refere às decisões tomadas no âmbito da gestão dos recursos humanos. As aulas expositivas visam contribuir para todos os objetivos de aprendizagem através da apresentação e discussão dos quadros de referência clássicos e recentes sobre as instituições do mercado de trabalho. Pretende-se dar um enfoque especial nas diferenças entre essas duas abordagens do mercado de trabalho (modelo competitivo e institucionalista). Nas aulas participativas pretende-se que o aluno atinja particularmente os objetivos de aprendizagem OA1, OA2 e OA3. As aulas de tipo ativo incidem especialmente sobre os OA4, OA5, OA6 e OA7 sobre os quais se pretende desenvolver temas relacionados com as apresentações feitas pelos alunos. Estas aulas pretendem aprofundar os conhecimentos e capacidades sobre os conteúdos da UC. Finalmente, o auto-estudo representa um elemento fundamental de aprendizagem transversal a todos os objetivos de aprendizagem. O auto-estudo é fundamental para a preparação do teste final.

Observações / Observations


N.A.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Borjas, G. (2015) Labour Economics, Boston: McGraw-Hill International Edition (7th edition). - Bosworth, D., Dawkins, P. and Stromback, T. (1996) The Economics of the Labour Market, Harlow and England: Addison Wesley Longman Limited. - Champlin, D.P. and Knoedler, J. (2017) The Institutionalist Tradition in Labour Economics, London: Routledge. Kaufman, B.E. and Hotchkiss, J. (2002) The Economics of Labour Market, USA: South-Western College Pub (6th edition). - Lopes, H., Cerejeira, J. (Coords), Sousa, S., Suleman, F., Marques, P. e Figueiredo, H. (2023) Economia do Trabalho: Mercados e Instituições, Almedina.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Carvalho da Silva, M., Hespanha, P. and Castro Caldas, J. (Coords.) (2017) Trabalho e Políticas de Emprego: Um Retrocesso Evitável, Coimbra: Actual. - Centeno, M. (2013) O Trabalho: Uma Visão de Mercado, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. - Doeringer, P. and Piore, M. (1971) Internal Labour Markets and Manpower Analysis, Lexington MA: Heath Lexington Books. - Grimshaw, D., Ward, K., Rubery, J. and Beynon, H. (2001) ‘Organisations and the transformation of the internal labour market’, Work, Employment and Society, 15(1): 25-54. - Hyman, R. (2001) Understanding European Trade Unionism, London: SAGE. - Kaufman, B. (1997) Government Regulation of the Employment Relationship, Cornell University Press. - Kaufman, B. (2010) ‘Institutional Economics and the Minimum Wage: Broadening the theoretical and policy debate’, Industrial and Labor Relations Review, 63(3): 427-453. - Kerr, C. (1954) ‘The balkanisation of labor markets’. In: Bakke, E., Hauser, P., Palmer, G., Myers, C., Yolder, D. e Kerr, C., Labor Mobility and Economic Opportunity, Massachusetts Institute of Technology. - Kluve, J. (2010) ‘The effectiveness of European active labor market programs’, Labor Economics, 17(6): 904-918. - Lindbeck, A and Snower, D. (2001) ‘Insiders versus outsiders’, Journal of Economic Perspectives, 15(1): 165-188. - Morel, N., Palier, B. and Palme, J. (2012) Towards a Social Investment Welfare State, London: Policy Press. - Osterman, P. (1984) (Ed) Internal Labor Markets, Cambridge: The MIT Press. - Weil, D. (2014): The fissured workplace: why work become so bad for so many and what can be done to improve it, Cambridge: Harvard University Press. - Wilkinson, A., Gollan, P., Marchington, M., and Lewin, D. (2010) ‘Conceptualizing Employee Participation in Organizations’. In: Wilkinson, A., Gollan, P., Marchington, M., and Lewin, D. (eds) The Oxford Handbook of Participation in Organizations, Oxford: Oxford University Press, pp. 4-26.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-16