Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02891
Acrónimo :
02891
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
24.0h/sem
Trabalho Autónomo :
126.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


NA

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo deste seminário em Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional é facilitar o desenvolvimento da dissertação ou trabalho de projeto conducente ao grau de mestre.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Saber definir um problema e objectivos de investigação e optar por diferentes métodos para a sua resolução OA2. Formular hipóteses de investigação e escolher variáveis que possibilitem o teste das hipóteses OA3. Efectuar pesquisas bibliográficas, em diferentes fontes, relevantes e fiáveis para o estudo OA4. Utilizar técnicas de recolha de dados que respeitem os critérios aceites de validade e fiabilidade OA5. Seleccionar estratégias de análise de dados adequadas OA6. Escrever um projecto usando um estilo de escrita científico

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 Introdução - Diferenças entre o conhecimento científico e o senso comum CP2. Processos fundamentais de investigação - Fases de investigação - Revisão de literatura - Formulação do problema - Definição de objectivos de investigação - Conceptualização das variáveis e das suas relações CP3. Recolha de Dados - Técnicas de recolha de dados - Tratamento de informação secundária - Investigação em ambiente organizacional CP4. Análise de Dados - Escolha das técnicas de análise de dados CP5. Comunicação - organização e redacção do relatório

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência entre os conteúdos programáticos e os objectivos de aprendizagem expressa-se do modo seguinte: OA1: CP1, CP2 OA2: CP2, CP3 OA3: CP3 OA4: CP3 OA5: CP4 OA6: CP5

Avaliação / Assessment


O objetivo é que cada aluno desenvolva uma primeira versão do seu projeto/ dissertação de mestrado (100%). Alunos que estejam em avaliação periódica devem realizar três trabalhos e entregar nas aulas de acordo com um calendário definido no início do semestre. Estas avaliações têm as seguintes ponderações: 1º trabalho - 20% 2ª trabalho - 40% 3ª trabalho - 40%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Com vista a facilitar o desenvolvimento das competências, esta UC faz uso de abordagens duas pedagógicas diferenciadas: 1-apresentação e discussão, baseada em exemplos publicados, das principais estratégias de investigação usadas em gestão; 2- a simulação, com suporte informático, da realização integral de uma investigação: definição do problema, fontes a consultar, uso de técnicas de recolha de dados, validação das medidas, teste de hipóteses.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e de avaliação encontram-se alinhadas com os objectivos de aprendizagem de modo a estabelecerem entre si uma relação de reforço mútuo. A utilização de exemplos de diferentes estratégias e técnicas de pesquisa retirados da literatura específica de gestão de recursos humanos possibilita uma aprendizagem ancorada nas organizações em estudo no programa. A realização da simulação de uma pesquisa desde o seu início até ao fim permite aos estudantes familiarizar-se com os problemas a solucionar em cada fase. O sistema de avaliação, baseado na realização do projecto da tese de mestrado, contribui para a consolidação das competências.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2019) (8th Edition). Research methods for business students. Harlow: Prentice Hall. Sandberg, J., & Alvesson, M. (2010). Ways of constructing research questions: gap-spotting or problematization? Organization, 18(1), 23-44. doi:10.1177/1350508410372151 Porter, L. W., & Schneider, B. (2014). What Was, What Is, and What May Be in OP/OB. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 1(1), 1-21. doi:10.1146/annurev-orgpsych-031413-091302 Anderson, V. (2009). Research Methods in Human Resource Management. London: CIPD

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Rousseau, D. M., & Barends, E. G. R. (2011). Becoming an evidence-based HR practitioner. Human Resource Management Journal, 21(3), 221-235. doi:10.1111/j.1748-8583.2011.00173.x Hart, C. (1999). Doing a literature review: Releasing the social science research imagination. London: Sage Publications. Glasman-Deal, H. (2009). Science Research Writing for Non-Native Speakers of English. doi:10.1142/p605

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16