Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
NA
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo deste seminário em Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional é facilitar o desenvolvimento da dissertação ou trabalho de projeto conducente ao grau de mestre.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Saber definir um problema e objectivos de investigação e optar por diferentes métodos para a sua resolução OA2. Formular hipóteses de investigação e escolher variáveis que possibilitem o teste das hipóteses OA3. Efectuar pesquisas bibliográficas, em diferentes fontes, relevantes e fiáveis para o estudo OA4. Utilizar técnicas de recolha de dados que respeitem os critérios aceites de validade e fiabilidade OA5. Seleccionar estratégias de análise de dados adequadas OA6. Escrever um projecto usando um estilo de escrita científico
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 Introdução - Diferenças entre o conhecimento científico e o senso comum CP2. Processos fundamentais de investigação - Fases de investigação - Revisão de literatura - Formulação do problema - Definição de objectivos de investigação - Conceptualização das variáveis e das suas relações CP3. Recolha de Dados - Técnicas de recolha de dados - Tratamento de informação secundária - Investigação em ambiente organizacional CP4. Análise de Dados - Escolha das técnicas de análise de dados CP5. Comunicação - organização e redacção do relatório
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A coerência entre os conteúdos programáticos e os objectivos de aprendizagem expressa-se do modo seguinte: OA1: CP1, CP2 OA2: CP2, CP3 OA3: CP3 OA4: CP3 OA5: CP4 OA6: CP5
Avaliação / Assessment
O objetivo é que cada aluno desenvolva uma primeira versão do seu projeto/ dissertação de mestrado (100%). Alunos que estejam em avaliação periódica devem realizar três trabalhos e entregar nas aulas de acordo com um calendário definido no início do semestre. Estas avaliações têm as seguintes ponderações: 1º trabalho - 20% 2ª trabalho - 40% 3ª trabalho - 40%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Com vista a facilitar o desenvolvimento das competências, esta UC faz uso de abordagens duas pedagógicas diferenciadas: 1-apresentação e discussão, baseada em exemplos publicados, das principais estratégias de investigação usadas em gestão; 2- a simulação, com suporte informático, da realização integral de uma investigação: definição do problema, fontes a consultar, uso de técnicas de recolha de dados, validação das medidas, teste de hipóteses.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e de avaliação encontram-se alinhadas com os objectivos de aprendizagem de modo a estabelecerem entre si uma relação de reforço mútuo. A utilização de exemplos de diferentes estratégias e técnicas de pesquisa retirados da literatura específica de gestão de recursos humanos possibilita uma aprendizagem ancorada nas organizações em estudo no programa. A realização da simulação de uma pesquisa desde o seu início até ao fim permite aos estudantes familiarizar-se com os problemas a solucionar em cada fase. O sistema de avaliação, baseado na realização do projecto da tese de mestrado, contribui para a consolidação das competências.
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2019) (8th Edition). Research methods for business students. Harlow: Prentice Hall. Sandberg, J., & Alvesson, M. (2010). Ways of constructing research questions: gap-spotting or problematization? Organization, 18(1), 23-44. doi:10.1177/1350508410372151 Porter, L. W., & Schneider, B. (2014). What Was, What Is, and What May Be in OP/OB. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 1(1), 1-21. doi:10.1146/annurev-orgpsych-031413-091302 Anderson, V. (2009). Research Methods in Human Resource Management. London: CIPD
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Rousseau, D. M., & Barends, E. G. R. (2011). Becoming an evidence-based HR practitioner. Human Resource Management Journal, 21(3), 221-235. doi:10.1111/j.1748-8583.2011.00173.x Hart, C. (1999). Doing a literature review: Releasing the social science research imagination. London: Sage Publications. Glasman-Deal, H. (2009). Science Research Writing for Non-Native Speakers of English. doi:10.1142/p605
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16