Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02892
Acrónimo :
02892
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimento prévio de conceitos e teorizações básicas de Avaliação de Desempenho, Gestão de Carreiras e políticas de Remunerações

Objetivos Gerais / Objectives


Desenvolvimento de competências de diagnóstico, conceção, avaliação crítica e implementação de sistemas de gestão de desempenho, de carreiras e de recompensas

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Conhecer os contextos e principais teorias relativas aos sistemas de RH 2. Definir políticas de gestão de desempenho, de carreiras e de recompensas; 3. Definir e implementar estruturas remunerativas; 4. Comunicar alterações nos sistemas de gestão de controlo, carreiras e recompensas

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução - Gestão estratégica RH e sistemas RH - Teorias explicativas dinâmicas e efeitos SRH - Indicadores de RH 2. Integração de sistemas de RH - Controlos formais e socio-ideológicos nas organizações - Tipos de controlo e gestão de desempenho - Gestão de carreiras, avaliação de potencial e mobilidade - Carreiras baseadas na avaliação de funções - Carreiras baseadas em competências 3. Gestão de Recompensas e comunicação de políticas de RH - Definição de estruturas remunerativas - Tipos de recompensas - Equidade interna e estruturas remunerativas - Implementação de novas estruturas remunerativas e impactos financeiros - Mercado de trabalho e equidade externa - Discriminação salarial com base no sexo - Comunicação organizacional e sistemas de RH

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


De forma a desenvolver as competências de análise crítica dos sistemas de RH e das suas condicionantes (OA 1), serão apresentados os principais enquadramentos das politicas de RH (P 1). Para relacionar e conceber de forma integrada os sistemas de RH (OA 2) serão expostos e discutidos os conteúdos teóricos e as principais características dos sistemas de controlo, carreiras e remunerações (P2). Para conceber estruturas remunerativas e analisar os seus efeitos (OA3) é dada especial atenção aos fundamentos e impactos financeiros das principais decisões envolvendo esta política (P3). De forma a comunicar estas políticas (AO 4) são apresentados e discutidos os aspectos principais a ter em consideração na definição de planos de comunicação de mudanças nestes sistemas (P3)

Avaliação / Assessment


- 1 Trabalho de grupo. A sua ponderação final é de 50% - 1 Trabalho individual. A sua ponderação final é de 50%. - Os alunos que não entregarem qualquer um destes trabalhos ou que obtenham menos de 9 valores em qualquer trabalho ou se tiverem mais de 33% de absentismo serão excluídos da avaliação periódica. Os estudantes que tenham sido excluídos da avaliação periódica poderão efectuar um trabalho final que corresponderá a 100% da avaliação final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Competências a desenvolver ao longo do semestre: - Capacidade para analisar criticamente os condicionamentos e as relações entre sistemas de controlo, carreiras e recompensas e conceber possibilidades de mudança; - Capacidade para conceber e alterar estruturas remunerativas; - Capacidade para comunicar alterações em sistemas de controlo, carreiras e recompensas;

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


De forma a desenvolver as competências de análise crítica dos sistemas de RH e das suas condicionantes (OA 1), serão apresentados os principais enquadramentos das políticas de RH, discutidos casos e efectuados exercícios práticos. De forma a relacionar e conceber de forma integrada os sistemas de RH e as formas adequadas de comunicação (OA 2, OA3, AO 4) serão efectuados exercícios práticos e desenvolvido um caso prático em profundidade, dividido em várias fases e no qual durante as tutorias se vão discutindo as decisões tomadas.

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Snell, S. e Youndt, M. (1995). Human resource management and firm performance: Testing a contingency model of executive controls. Journal of Management, 21 (4), 711-737. - Rothwell, W., Jackson, R. Ressler. C. Jones, M. e Beower, M. (2015). Career planning and sucession management. Praeger - Milkovich, G., Newman, J. e Gerhart (2014) Compensation. McGraw Hill - Kabanoff, B. (1991). Equity, equality, power, and conflict. Academy of Management Review, 16 (2), 416-441. - Fletcher, C. (2008). Appraisal, Feedback and Development: making performance review work. Routledge - Costa, T., Duarte, H. e Palermo, O. (2014). Control mechanisms and perceived organizational support: Exploring the relationship between new and traditional forms of control. Journal of Organizational and Change Management, 27 (3), 407-429. - Boselie, P. (2014). Strategic Human Resource Management: A balanced approach. McGraw Hill

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- White, G & Druker. (2000). Reward Management. A critical text. Routledge.Grote, R. C. (2002). The performance appraisal question and answer book: A survival guide for managers, New York: American Management Association. - Williams, M., McDaniel, M. and Nguyen, N. (2006). A meta-analysis of the antecedents and consequences of pay level satisfaction. Journal of Applied Psychology, 91(2), 392-413 - Weichselbaumer, D. & Winter?Ebmer, R. (2005), A Meta?Analysis of the International Gender Wage Gap. Journal of Economic Surveys, 19, 479-511. - Townley, B. (1993). Foucault, power/knowledge, and its relevance for human resource management. Academy of Management Review, 18 (3), 518-545. - Thompson, P. (2011), The trouble with HRM. Human Resource Management Journal, 21, 355-367 - O'Connor, E.P. & Crowley-Henry, M. (2017) Exploring the Relationship Between Exclusive Talent Management, Perceived Organizational Justice and Employee Engagement: Bridging the Literature. 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Design and Devotion: Surges of Rational and Normative Ideologies of Control in Managerial Discourse. Administrative Science Quarterly, 37(3), 363-399. - Arthur, M., Hall, D. e Lawrence, B. (1989). Handbook of career theory. Cambridge University Press - Armstrong M. e Cummins A. (2008). Valuing roles. Kogan Page

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16