Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02892
Acrónimo :
02892
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimento prévio de conceitos e teorizações básicas de Avaliação de Desempenho, Gestão de Carreiras e políticas de Remunerações

Objetivos Gerais / Objectives


Desenvolvimento de competências de diagnóstico, conceção, avaliação crítica e implementação de sistemas de gestão de desempenho, de carreiras e de recompensas

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Conhecer os contextos e principais teorias relativas aos sistemas de RH 2. Definir políticas de gestão de desempenho, de carreiras e de recompensas; 3. Definir e implementar estruturas remunerativas; 4. Comunicar alterações nos sistemas de gestão de controlo, carreiras e recompensas

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução - Gestão estratégica RH e sistemas RH - Teorias explicativas dinâmicas e efeitos SRH - Indicadores de RH 2. Integração de sistemas de RH - Controlos formais e socio-ideológicos nas organizações - Tipos de controlo e gestão de desempenho - Gestão de carreiras, avaliação de potencial e mobilidade - Carreiras baseadas na avaliação de funções - Carreiras baseadas em competências 3. Gestão de Recompensas e comunicação de políticas de RH - Definição de estruturas remunerativas - Tipos de recompensas - Equidade interna e estruturas remunerativas - Implementação de novas estruturas remunerativas e impactos financeiros - Mercado de trabalho e equidade externa - Discriminação salarial com base no sexo - Comunicação organizacional e sistemas de RH

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


De forma a desenvolver as competências de análise crítica dos sistemas de RH e das suas condicionantes (OA 1), serão apresentados os principais enquadramentos das politicas de RH (P 1). Para relacionar e conceber de forma integrada os sistemas de RH (OA 2) serão expostos e discutidos os conteúdos teóricos e as principais características dos sistemas de controlo, carreiras e remunerações (P2). Para conceber estruturas remunerativas e analisar os seus efeitos (OA3) é dada especial atenção aos fundamentos e impactos financeiros das principais decisões envolvendo esta política (P3). De forma a comunicar estas políticas (AO 4) são apresentados e discutidos os aspectos principais a ter em consideração na definição de planos de comunicação de mudanças nestes sistemas (P3)

Avaliação / Assessment


- 1 Trabalho de grupo. A sua ponderação final é de 50% - 1 Trabalho individual. A sua ponderação final é de 50%. - Os alunos que não entregarem qualquer um destes trabalhos ou que obtenham menos de 9 valores em qualquer trabalho ou se tiverem mais de 33% de absentismo serão excluídos da avaliação periódica. Os estudantes que tenham sido excluídos da avaliação periódica poderão efectuar um trabalho final que corresponderá a 100% da avaliação final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Competências a desenvolver ao longo do semestre: - Capacidade para analisar criticamente os condicionamentos e as relações entre sistemas de controlo, carreiras e recompensas e conceber possibilidades de mudança; - Capacidade para conceber e alterar estruturas remunerativas; - Capacidade para comunicar alterações em sistemas de controlo, carreiras e recompensas;

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


De forma a desenvolver as competências de análise crítica dos sistemas de RH e das suas condicionantes (OA 1), serão apresentados os principais enquadramentos das políticas de RH, discutidos casos e efectuados exercícios práticos. De forma a relacionar e conceber de forma integrada os sistemas de RH e as formas adequadas de comunicação (OA 2, OA3, AO 4) serão efectuados exercícios práticos e desenvolvido um caso prático em profundidade, dividido em várias fases e no qual durante as tutorias se vão discutindo as decisões tomadas.

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Snell, S. e Youndt, M. (1995). Human resource management and firm performance: Testing a contingency model of executive controls. Journal of Management, 21 (4), 711-737. - Rothwell, W., Jackson, R. Ressler. C. Jones, M. e Beower, M. (2015). Career planning and sucession management. Praeger - Milkovich, G., Newman, J. e Gerhart (2014) Compensation. McGraw Hill - Kabanoff, B. (1991). Equity, equality, power, and conflict. Academy of Management Review, 16 (2), 416-441. - Fletcher, C. (2008). Appraisal, Feedback and Development: making performance review work. Routledge - Costa, T., Duarte, H. e Palermo, O. (2014). Control mechanisms and perceived organizational support: Exploring the relationship between new and traditional forms of control. Journal of Organizational and Change Management, 27 (3), 407-429. - Boselie, P. (2014). Strategic Human Resource Management: A balanced approach. McGraw Hill

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- White, G & Druker. (2000). Reward Management. A critical text. Routledge.Grote, R. C. (2002). The performance appraisal question and answer book: A survival guide for managers, New York: American Management Association. - Williams, M., McDaniel, M. and Nguyen, N. (2006). A meta-analysis of the antecedents and consequences of pay level satisfaction. Journal of Applied Psychology, 91(2), 392-413 - Weichselbaumer, D. & Winter?Ebmer, R. (2005), A Meta?Analysis of the International Gender Wage Gap. Journal of Economic Surveys, 19, 479-511. - Townley, B. (1993). Foucault, power/knowledge, and its relevance for human resource management. Academy of Management Review, 18 (3), 518-545. - Thompson, P. (2011), The trouble with HRM. Human Resource Management Journal, 21, 355-367 - O'Connor, E.P. & Crowley-Henry, M. (2017) Exploring the Relationship Between Exclusive Talent Management, Perceived Organizational Justice and Employee Engagement: Bridging the Literature. Journal of Business Ethics , 156 (4), 903-917. - Murphy K. e Cleveland, J. (1995). Understanding performance appraisal. Sage Publications. - Morand, D. & Merriman, K. (2012). "Equality Theory" as a Counterbalance to Equity Theory in Human Resource Management. Journal of Business Ethics. 111. 133-144 - Melé, D (2014). ''Human Quality Treatment'': Five Organizational Levels. Journal of Business Ethics, 120, 457-471. - Marin-Garcia, J. & Tomas, J. (2016). Deconstructing AMO framework: A systematic review. OmniaScience 12 (4), 1040-1087. - Mahy, B., Rycx, F. & Volral (2011), Does Wage dispersion make all firms productive?. Scottish Journal of Political Economy, 58 (4), 455-489. - Lucas, K. (2015). Workplace dignity: Communicating inherent, earned and remediated dignity. Journal of Management Studies, 52 (5), 621-646 - Lewis, A., Crdy, R. & Huang, L. (2019) Institutional theory and HRM: A new look, Human Resource Management Review, 29 (3), 316-335 - Iqbal, M. Z., Akbar, S. & Budhwar, P. (2015), Effectiveness of Performance Appraisal. International Journal of Management Reviews, 17: 510-533. - Guthrie, J. (2007). Remuneration: Pay effects at wotk. In P. Boxall, J. Purcell e P. Wright (eds) The Oxford handbook of human resource management. Oxford University Press - Gunz, H. e Peiperl, M. (2007). Handbook of career studies. Sage Publications - Grote, R. (2002). The performance appraisal question and answer book: A survival guide for managers, New York: American Management Association. - Godard, J. (2014), Psychologisation of employment relations?. Human Resource Management Journal, 24: 1-18. - Garbers, Y. & Konradt, U. (2014). The effect of financial incentives on performance: A quantitative review of individual and team-based financial incentives. Journal of Occupational Organizational Psychology, 87, 102-137. - Gabriel, Y. (1999). Beyond Happy Families: A Critical Reevaluation of the Control-Resistance-Identity Triangle. Human Relations, 52(2), 179?203 - Erdogan, B.Z. (2002). Antecedents and consequences of justice perceptions in performance appraisals. Human Resource Management Review 12 555-578 - Duarte, H., Palermo, O. & Arriaga, P. (2018). The role of emotions in the control-resistance dyad. Scandinavian Journal of Management, 34 91-102. - Duarte, H. & Lopes, D. (2018) Career stages and occupations impacts on workers motivations. International Journal of Manpower, 39 (5), 746-763 - Downes, P., & Choi, D. (2014). Employee reactions to pay dispersion: A typology of existing research. Human Resource Management Review 24 (1), 53-66 - Cropanzano, R., Anthony, E., Daniels, S. & Hall (A. 2017). Social Exchange Theory: A Critical Review with Theoretical Remedies. Academy of Management Annals 11(1), 479-516 - Cropanzano, R., Bowen, D. E., & Gilliland, S. W. (2007). The management of organizational justice. The Academy of Management Perspectives, 21(4), 34-48. - Condly, S. J., Clark, R. E. and Stolovitch, H. D. (2003), The Effects of Incentives on Workplace Performance: A Meta-analytic Review of Research Studies. Performance Improvement Quarterly, 16, 46-63 - Colquitt, Jason A.,Conlon, Donald E.,Wesson, Michael J.,Porter, Christopher O. L. H.,Ng, K. Yee (2001). Justice at the millennium: A meta-analytic review of 25 years of organizational justice research. Journal of Applied Psychology, 86(3), 425-445 - Colquitt J., Scott B., Rodell J., Long D., Zapata C., Conlon D., & Wesson M. (2013). Justice at the millennium, a decade later: a meta-analytic test of social exchange and affect-based perspectives. Journal of Applied Psychology, 98(2),199-236. - Chiang, F. F. T., & Birtch, T. (2007). The transferability of management practices: Examining cross-national differences in reward preferences. Human Relations, 60(9), 1293?1330. - Cerasoli, C. P., Nicklin, J. M., & Ford, M. T. (2014). Intrinsic motivation and extrinsic incentives jointly predict performance: A 40-year meta-analysis. Psychological Bulletin, 140(4), 980-1008 - Brown, D. & Armstrong, M. (1999). Paying for performance: Real performance-related pay strategies. Kogan Page - Brewster, C., Gooderham, P. & Mayrhofer, W. (2016) Human resource management: the promise, the performance, the consequences. Journal of Organizational Effectiveness ? People and Performance, 3 (2), 181-190. - Boxall, P. & Purcell (2016). Strategy and Human Resource Management. Palgrave - Bishu, S. & Alkadry, M. (2017). A systematic revie of the gender pay gap and factors that predict it. Administration and Society, 49(1), 65-104. - Barnes-Farrell, J. & Lynch, A. (2003). Performance appraisal and feedback programs. In Edwards, J. E., Scott, J. C., & Raju, N. S. The human resources program-evaluation handbook (pp. 154-176). : SAGE Publications, - Bennett, W., Lance, C. e Whoer, D. (2006). Performance Measurement: Current perspectives and future challenges. Lawrence Erlbaum - Barley, S., & Kunda, G. (1992). Design and Devotion: Surges of Rational and Normative Ideologies of Control in Managerial Discourse. Administrative Science Quarterly, 37(3), 363-399. - Arthur, M., Hall, D. e Lawrence, B. (1989). Handbook of career theory. Cambridge University Press - Armstrong M. e Cummins A. (2008). Valuing roles. Kogan Page

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16