Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02893
Acrónimo :
02893
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Comportamento Organizacional

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


não

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem por objetivo proporcionar aos alunos a aprendizagem de metodologias de intervenção nas organizações.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta unidade curricular tem por objetivo proporcionar aos alunos a aprendizagem de metodologias de intervenção nas organizações. O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Identificar necessidades de intervenção organizacional; OA2. Definir estratégias e processos de intervenção organizacional; OA3. Avaliar a eficácia das intervenções organizacionais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP 1- Do diagnóstico à intervenção: a identificação de necessidades CP 2- Concepção, estratégia e níveis de intervenção organizacional CP 3- Métodos e técnicas de intervenção organizacional CP 4- Avaliação e reporte da intervenção nas organizações

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1: CP 1 OA2: CP2, CP3 e CP4 OA3: CP 4

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: Presença assídua nas aulas (80%) e trabalho contínuo ao longo do semestre. - Trabalho de Grupo + Apresentação: A ponderação final é de 40%. - Frequência individual: A ponderação final deste trabalho é de 60%. Para aprovação os alunos devem ter nota mínima de 9,5 valores na frequência. Regime Exame: Exame final(100% da avaliação final). A nota do trabalho de grupo não será considerada para a avaliação em regime de exame e melhoria de nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Durante o semestre o aluno deverá desenvolver competências sendo utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos; 3. Activas: realização de trabalhos individuais e de grupo; 4. Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem estarão articuladas com os objectivos de aprendizagem (OA) da seguinte forma: 1. Abordagem expositiva com a apresentação dos diferentes quadros teóricos: OA1 e OA2. 2. Abordagem participativa com a análise e discussão de casos práticos: OA1, OA2, OA3. 3. Abordagem activa com a realização de um trabalho de grupo: OA1, OA2, OA3. 4. Auto-estudo relacionado com o trabalho autónomo do aluno. Implica estudo para a frequência bem como pesquisa para o trabalho de grupo: OA1, OA2, OA3.

Observações / Observations


Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Anderson, D. L. (2012). Organizational development: the process of leading organizational change. California: Thousand Oaks French, W. L. & Bell, C. H. (1998). Organizational development: Behavioral science interventions for organization improvement, 4th ed. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall. Van de Ven, A. H., e Poole, M. S. (1995). Explaining development and change in organizations. Academy of Management Review, 20, 510-540 Rousseau, D. & Barends, E. (2011). Becoming an evidence ?based HR practitioner. Human Resource Management Journal, 21 (3), 221-235.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Lewin, K. (1951/1965). Teoria de campo em ciência social. S. Paulo: Livraria Pioneira Editora. Millsap, R. E. e Hartog, S. B. (2001). Alpha, Beta, and Gamma Change in Evaluation Research: A Structural Equation Approach. Journal of Applied Psychology, 73, 3, 574-584. Levinson, H. 2013. Organizational Assessment: A Step-by-Step Guide to Effective Consulting. Washington, DC: American Psychological Association. Saunders, M., Lewis, P. & Thornill, A. (2003). Research methods for business students. Upper Saddle River: Prentice Hall Cameron, E. & Green, M. (2012). Making sense of change management - A complete guide to the models, tools and techniques of organizational change. London: Kogan Page.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16