Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Comportamento Organizacional
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
não
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular tem por objetivo proporcionar aos alunos a aprendizagem de metodologias de intervenção nas organizações.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Esta unidade curricular tem por objetivo proporcionar aos alunos a aprendizagem de metodologias de intervenção nas organizações. O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Identificar necessidades de intervenção organizacional; OA2. Definir estratégias e processos de intervenção organizacional; OA3. Avaliar a eficácia das intervenções organizacionais.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP 1- Do diagnóstico à intervenção: a identificação de necessidades CP 2- Concepção, estratégia e níveis de intervenção organizacional CP 3- Métodos e técnicas de intervenção organizacional CP 4- Avaliação e reporte da intervenção nas organizações
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1: CP 1 OA2: CP2, CP3 e CP4 OA3: CP 4
Avaliação / Assessment
Avaliação periódica: Presença assídua nas aulas (80%) e trabalho contínuo ao longo do semestre. - Trabalho de Grupo + Apresentação: A ponderação final é de 40%. - Frequência individual: A ponderação final deste trabalho é de 60%. Para aprovação os alunos devem ter nota mínima de 9,5 valores na frequência. Regime Exame: Exame final(100% da avaliação final). A nota do trabalho de grupo não será considerada para a avaliação em regime de exame e melhoria de nota.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Durante o semestre o aluno deverá desenvolver competências sendo utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos; 3. Activas: realização de trabalhos individuais e de grupo; 4. Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem estarão articuladas com os objectivos de aprendizagem (OA) da seguinte forma: 1. Abordagem expositiva com a apresentação dos diferentes quadros teóricos: OA1 e OA2. 2. Abordagem participativa com a análise e discussão de casos práticos: OA1, OA2, OA3. 3. Abordagem activa com a realização de um trabalho de grupo: OA1, OA2, OA3. 4. Auto-estudo relacionado com o trabalho autónomo do aluno. Implica estudo para a frequência bem como pesquisa para o trabalho de grupo: OA1, OA2, OA3.
Observações / Observations
Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Anderson, D. L. (2012). Organizational development: the process of leading organizational change. California: Thousand Oaks French, W. L. & Bell, C. H. (1998). Organizational development: Behavioral science interventions for organization improvement, 4th ed. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall. Van de Ven, A. H., e Poole, M. S. (1995). Explaining development and change in organizations. Academy of Management Review, 20, 510-540 Rousseau, D. & Barends, E. (2011). Becoming an evidence ?based HR practitioner. Human Resource Management Journal, 21 (3), 221-235.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Lewin, K. (1951/1965). Teoria de campo em ciência social. S. Paulo: Livraria Pioneira Editora. Millsap, R. E. e Hartog, S. B. (2001). Alpha, Beta, and Gamma Change in Evaluation Research: A Structural Equation Approach. Journal of Applied Psychology, 73, 3, 574-584. Levinson, H. 2013. Organizational Assessment: A Step-by-Step Guide to Effective Consulting. Washington, DC: American Psychological Association. Saunders, M., Lewis, P. & Thornill, A. (2003). Research methods for business students. Upper Saddle River: Prentice Hall Cameron, E. & Green, M. (2012). Making sense of change management - A complete guide to the models, tools and techniques of organizational change. London: Kogan Page.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16