Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02893
Acrónimo :
02893
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Comportamento Organizacional

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem por objetivo proporcionar aos alunos a aprendizagem de metodologias de intervenção nas organizações. Partindo do reconhecimento da necessidade de mudança nas organizações, a UC pretende colocar os estudantes em contacto com ferramentas de diagnóstico de necessidades, concepção e planeamento da intervenção e avaliação da mudança em contexto organizacional, focando em particular as técnicas usadas ao longo de todo o processo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA-A. Identificar necessidades de intervenção organizacional; OA-B. Definir estratégias e processos de intervenção organizacional; OA-C. Avaliar a eficácia das intervenções organizacionais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP 1- Do diagnóstico à intervenção: a identificação de necessidades CP 2- Concepção, estratégia e níveis de intervenção organizacional CP 3- Métodos e técnicas de intervenção organizacional CP 4- Avaliação e reporte da intervenção nas organizações

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O CP 1 encontra-se associado ao OA-A, na medida em que aborda o enquadramento geral onde assenta a UC, ou seja, a identificação da necessidade de intervenção em contexto organizacional e o requisito essencial que é o diagnóstico. Os CP 2, 3 e 4 abordam todo o processo da intervenção organizacional, acompanhando as várias fases da mesma - desde o diagnóstico, o desenho da mudança, a implementação da mesma e respetiva avaliação - focando a utilidade das técnicas ao longo do ciclo da intervenção, concretizando o OA-B. O CP4 é dedicado à avaliação, aprofundando diferentes modelos de avaliação, enquanto momento fundamental para aferir o contributo e adequação da intervenção às necessidades da organização, articulando-se com o OA3.

Avaliação / Assessment


(1) Avaliação ao Longo do Semestre: - Trabalho de Grupo + Apresentação (40%). - Teste escrito individual (60%). Para aprovação ao longo do semestre os alunos devem ter nota mínima de 9,5 valores no teste. Seguindo as regras em vigor na IBS, é exigida a presença de um mínimo de 2/3 nas aulas para poder apresentar-se a avaliação ao longo do semestre. (2) Avaliação Final: Exame final (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Todas as aulas são teórico-práticas (TP), com o objetivo de apresentar os conceitos fundamentais e mostrar os problemas e soluções existentes, permitindo simultaneamente a sua discussão. A estratégia pedagógica adotada envolve as metodologias expositiva, participativa e ativa, contando ainda com momentos demonstrativos de role-playing em contexto de sala de aula. A metodologia expositiva é usada em todos conteúdos programáticos nos momentos em que são apresentados os quadros teóricos de referência e os conceitos-chave. O modelo teórico-prático desta UC permite a discussão em grupo mesmo durante os momentos mais expositivos, o que facilita o desenvolvimento da análise crítica e permite uma aprendizagem partilhada mediante os contributos específicos de cada estudante. A metodologia participativa é colocada em prática através dos exercícios em aula, como por exemplo a elaboração de grelhas de observação, de guiões de entrevista e de grupos focais, entre outras técnicas. A metodologia ativa envolve a análise de casos, bem como a elaboração do trabalho em grupo. O trabalho desta UC consiste na análise de um pedido de intervenção organizacional e a apresentação de uma proposta de intervenção adequada, momento que permite aos estudantes a integração teoria-prática e o desenvolvimento de competências essenciais à sua inserção no mercado de trabalho. A UC implica ainda trabalho autónomo (metodologia de auto-estudo), o qual inclui pesquisa e leitura da bibliografia recomendada, pesquisas a realizar fora das horas de contacto e realização do trabalho de grupo (por exemplo, construção da metodologia de recolha e análise de dados, elaboração da proposta de intervenção), no sentido de promover a autonomia e capacidade de decisão dos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A estratégia pedagógica adotada nesta UC envolve diferentes metodologias de ensino: expositiva, participativa e ativa (incluindo momentos demonstrativos). A metodologia expositiva é usada em todos conteúdos programáticos nos momentos em que são apresentados os quadros teóricos de referência e os conceitos-chave, contribuindo para os três objetivos de aprendizagem da UC (OAs A, B e C). A avaliação destes conteúdos é maioritariamente realizada através do teste individual escrito. A metodologia participativa é colocada em prática através dos diversos exercícios realizados em aula, articulando-se com todos os OAs. A metodologia ativa envolve a análise de casos e a elaboração dos elementos de avaliação em grupo, enquanto estímulo à resolução de problemas concretos numa lógica de colaboração. A participação dos estudantes é especialmente requerida no OA-B, que inclui role-playing em aula - metodologia demonstrativa. Uma das metodologias de avaliação desta UC é um trabalho realizado em grupo e que consiste no desenvolvimento e apresentação de uma proposta de intervenção destinada a um caso concreto apresentado em aula, o que permite aos estudantes a concretização dos OAs A e B, bem como o delineamento da estratégia de avaliação (OA-C). A metodologia de auto-estudo é transversal a todos os OAs, pois envolve leituras, pesquisas, resolução de exercícios, trabalho de campo e preparação para o teste individual.

Observações / Observations


Esta UC encontra-se alinhada com o ODS 8–Trabalho Digno e Crescimento Económico, na medida em que pretende sensibilizar os estudantes (futuros consultores ou especialistas em RH) para o respeito pelas condições de trabalho dignas para todos os trabalhadores, elemento fundamental para garantir a produtividade e competitividade das organizações.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Anderson, D. L. (2012). Organizational development: the process of leading organizational change. California: Thousand Oaks French, W. L. & Bell, C. H. (1998). Organizational development: Behavioral science interventions for organization improvement, 4th ed. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall. Van de Ven, A. H., e Poole, M. S. (1995). Explaining development and change in organizations. Academy of Management Review, 20, 510-540 Rousseau, D. & Barends, E. (2011). Becoming an evidence ?based HR practitioner. Human Resource Management Journal, 21 (3), 221-235.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Lewin, K. (1951/1965). Teoria de campo em ciência social. S. Paulo: Livraria Pioneira Editora. Millsap, R. E. e Hartog, S. B. (2001). Alpha, Beta, and Gamma Change in Evaluation Research: A Structural Equation Approach. Journal of Applied Psychology, 73, 3, 574-584. Levinson, H. (2013). Organizational Assessment: A Step-by-Step Guide to Effective Consulting. Washington, DC: American Psychological Association. Saunders, M., Lewis, P. & Thornill, A. (2003). Research methods for business students. Upper Saddle River: Prentice Hall Cameron, E. & Green, M. (2012). Making sense of change management - A complete guide to the models, tools and techniques of organizational change. London: Kogan Page.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-12-10