Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02894
Acrónimo :
02894
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


O papel das novas tenologias digitais foi muito importante nas mais recentes vagas de protesto, desde a primavera árabe até ao movimento occupy. Por outro lado, estas mesmas novas tecnologias representam também um recurso fundamental para a própria análise dos movimentos sociais. A UC propõe-se de enfrentar a questão dos movimentos sociais na era digital deste dúplice ponto de vista. Assim, por um lado, pretende-se fornecer aos alunos um conhecimento aprofundado das novas formas de protesto (os assim chamados novos-novos movimentos sociais, ou mega networks). Por outro lado, os alunos irão adquirir familiaridade com as principais teorias e metodologias de análise elaboradas no âmbito dos social movements studies, sobretudo relacionadas com os novos meios de comunicação. Por fim, os alunos serão convidado a realizar um trabalho empírico com aplicação dos instrumentos de pesquisa apreendidos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os AO desta UC são teórico-metodológicos e práticos OA1.Identificar o que é um movimento social (definições) OA2.Identificar as principais teorias dos movimentos sociais OA3.Desenvolver sólido conhecimento das teorias relacionadas com o papel das redes sociais nos processos de mobilização na era digital OA4.Identificar e distinguir as principais metodologias de análise dos movimentos sociais (Protest Event Analysis, entrevistas, análise das redes, análise dos conteúdos das plataformas digitais dos movimentos) OA5.Avaliar as principais abordagens, de forma a reconhecer a mais adequada respeito às exigências de um específico caso de estudo OA6.Conhecer e assimilar alguns dos mais importantes estudos realizados na área dos Social Movements Studies OA7.Desenvolver um conhecimento aprofundado das recentes vagas de protesto e do papel das TIC nestas OA8.Realizar uma análise empírica,com o recurso aos instrumentos fornecidos durante a UC

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução ao estudo dos movimentos sociais: o que são, quando, como e porque emergem, como atuam, como podemos estuda-los, quais são as suas consequências CP2. Activismo digital I. O que mudou nos movimentos sociais com o digital, qual é relação entre movimentos sociais e media (novos e tradicionais) CP3. Activismo digital II. Potencialidades e limitações, principais criticismos, sociedade civil virtual vs tradicional CP4. Activismo digital III. O controlo dos movimentos sociais e do protesto na era digital. CP5. Recentes ondas de protestos num mundo digital globalizado. CP6. Movimentos de direita e digital, populismo digital CP7. Movimentos sociais e o desafio à democracia liberal: o papel das ICT nas novas propostas democráticas (democracia direta e deliberativa) CP7. Cidadania e democracia digita: o papel das novas tecnologias na participação dos cidadãos e na relação com as instituições CP9. Métodos de estudo dos movimentos sociais na era digital

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa ou programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA1: CP1, CP2, CP3, CP6, CP7. OA2: CP1, CP2, CP3, CP5, CP6, OA3: CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP8 OA4: CP1, CP5, CP9 OA5: CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP9 OA6: CP1, CP3, CP5 OA7: CP1, CP3, CP5, CP6, CP9 OA8: CP1, CP2, CP3, CP9

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua: Assiduidade e participação (assistência mínima às aulas 70%). Apresentação oral: 40% Ensaio individual sobre tema à escolha, previamente discutido com a docente (60%). Os estudantes que não optem pela avaliação contínua ou que nela não tenham aproveitamento, podem recorrer ao exame final (100%). Mais informações na folha: assessment no Fénix-Repositório de Conteúdos

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC desenvolve-se através de aulas teórico-metodológicas, apresentação e discussão de estudos de caso , exercícios práticos de demonstração e aplicação dos instrumentos de análise adquiridos. Preve-se a realização de sessões de discussão de grupo em assuntos ligados com os movimentos sociais na era digital ou com o uso das TIC no estudo dos movimentos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem da UC é assegurada pela participação crítica dos alunos nas aulas teórico-metodológicas, assim como pelo desenvolvimento de sessões de debate em volta de assuntos relevantes e, enfim, pela apresentação e discussão de um trabalho empírico final. No final das aulas, os alunos terão desenvolvido um conhecimento aprofundado das principais questões relacionadas com os movimentos sociais na era digital, tendo também desenvolvido um olhar crítico sobre o efetivo e concreto papel das TIC nos processos de mobilização. Por outro lado, os estudantes terão apreendido a forma como as próprias novas tecnologias podem também ser utilizadas para o estudo dos movimentos sociais.

Observações / Observations


Todo o material do curso encontra-se no Fénix-Repositório de Conteúdos. O processo de avaliação pode sofrer alterações por causa da pandemia.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Tarrow, S. 2011. Power in Movement. Social Movements and Contentious Politics. Cambridge: Cambridge University Press, pp.1-29; pp. 196-2014. Joyce, M. ed. 2010. Digital Activism Decoded. The New Mechanics of Change. NYC: International Debate Education Association. Fillieule, Olivier, e Guya Accornero. 2016. Social Movement Studies in Europe. The State of the Art. Oxford/New York Dolata, U. and J.F. Schrape. 2016. ?Masses, Crowds, Communities, Movements: Collective Action in the Internet Age?, Social Movement Studies 15(1): 1-18 Della Porta, Donatella. 2014. ?Social Movement Studies and Methodological Pluralism: An Introduction. In Methodological Practices in Social Movement Research, by Donatella della Porta. Oxford University Press della Porta, Donatella, e Mario Diani. 1998. Social Movements: An introduction. Oxford : Blackwell Publishers Bosi, Lorenzo, Marco Giugni e Katrin Uba. 2016. The consequence of social movements. Cambridge University Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Waisbord, S. and A. Amado. 2017. ?Populist communication by digital means: presidential Twitter in Latin America?, Information, Communication & Society 20(9): 1330-1346. Vicari, S. 2013. ?Public reasoning around social contention: A case study of Twitter use in the Italian mobilization for global change?, Current Sociology 61(4) 474?490 Trmayne, M. 2014. ?Anatomy of Protest in the Digital Era: A Network Analysis of Twitter and Occupy Wall Street?, Social Movement Studies 13(1): 110-126. Tejerina, Benjamin et al. (eds.) 2013. ?From indignation to occupation: a new wave of global mobilization?, special issue in Current Sociology 61(4) (no repositório) Schroeder, R. 2018. ?Digital media and the rise of right-wing populism?, in Social Theory after the Internet. Media, Technology, and Globalization. London: UCL Press, pp. 60-81 (full book available here: https://discovery.ucl.ac.uk/id/eprint/10040801/1/Social-Theory-after-the-Internet.pdf) Schäfer, M. 2015. ?Digital Public Sphere?, in Mazzoleni, Gianpietro et al. (2015, Eds.): The International Encyclopedia of Political Communication. London: Wiley Blackwell. Pp. 322-328. Poell, T. 2019. ?Social media, temporality, and the legitimacy of protest?, Social Movement Studies, DOI: 10.1080/14742837.2019.1605287 Pink, S. et al. 2016. Digital Ethnography. Principles and Preactice. Thousand Oaks: SAGE. Pavan, E. and A. Felicetti. 2019. ?Digital Media and Knowledge Production Within Social Movements: Insights From the Transition Movement in Italy?, Social Media + Society, DttOpsI://1d0o.i.1o1rg7/71/02.10157673/205161309581819687891 Owen, S. 2017. ?Monitoring social media and protest movements: ensuring political order through surveillance and surveillance discourse?, Social Identities Journal for the Study of Race, Nation and Culture 23(6): 688-700. Mosca, Lorenzo. 2014. ?Methodological Practices in Social Movement Online Research?. In Methodological Practices in Social Movement Research. Oxford University Press, by Donatella della Porta (ed), pp. 398-417 McDonald, K. 2015. ?From Indymedia to Anonymous: rethinking action and identity in digital cultures?, Information, Communication & Society 18(8): 968-928. Mattoni, Alice. 2017. ?A Situated Understanding of Digital Technologies in Social Movements. Media Ecology and Media Practice Approaches?. Social Movement Studies 16 (4): 494?505 Luhtakallio, E. and N. Eliasoph. 2014. ?Ethnography of Politics and Political Communication: Studies in Sociology and Political Science?, The Oxford Handbook of Political Communication, Edited by Kate Kenski and Kathleen Hall Jamieson, pp. 1-11. Lee, Francis. 2018. ?Internet alternative media, movement experience, and radicalism: the case of post-Umbrella Movement Hong Kong?, Social Movement Studies 17(2): 219-233 Lane, Jeffrey. 2016. ?The Digital Street: Na Ethnographic Study of Networked Street Life in Harlem?, American Behavioral Scientist 60(1): 43-58 Kriesi, Hanspeter and Takkis Papas. 2015. Populism in the Shadow of the Great Recession, Colchester: ECPR Press (chap. 10-11) Klein, A. 2015. ?Vigilante Media: Unveiling Anonymous and the Hacktivist Persona in the Global Press?, Communication Monographs 82(3): 379-401. Habermas, J. 1995. ?Três modelos normativos de democracia?, Lua Nova 36: 39-53. Govil, N. and A.K. Baishya. 2018. ?The Bully in the Pulpit: Autocracy, Digital Social Media, and Right-wing Populist Technoculture?, Communication Culture & Critique 11: 67-84. Gerbaudo, P. 2018. ?Social media and populism: an elective affinity??, Media, Culture & Society 40(5): 745-753. Flesher Fominaya, C. (2014), ?Debunking Spontaneity: Spain's 15-M/Indignados as Autonomous Movement?, Social Movement Studies 14(2): 142-163 Earl, J. and Kimport, K. 2013. Digitally Enabled Social Change. Activism in the Internet Age. Cambridge Massachusetts: MIT Dencik, L., A. Hintz, and Z. Carey. 2018. Prediction, pre-emption and limits to dissent: Social media and big data uses for policing protests in the United Kingdom?, New Media & Society20 (4): 1433?1450 De Blasio, E. and M. Sorice. 2018. ?Populism between direct democracy and the technological myth?, Palgrave Communication 4(15): 1-11. Choi, M. 2016.? A Concept Analysis of Digital Citizenship for Democratic Citizenship Education in the Internet Age?, Theory & Research in Social Education 44(4): 565-607. Carvalho, Tiago Martin Portos. 2019. ?Alliance building and eventful protests: Comparing Spanish and Portuguese trajectories under the Great Recession?, Social Movement Studies Cardoso, G. et al. 2017. ?Social Movements, participation and crisis in Europe?, in Europe?s crisis, ed. by Manuel Castells, Olivier Bouin, Joao Caraca, Gustavo Cardoso, John Thompson and Michel Wieviorka. Cambridge: Polity Press, pp. 405-427 Brooker, P. et al. 2018. ?Researching with Twitter timeline data: A demonstration via ??everyday?? sociopolitical talk around welfare provision?, Big Data & Society 1?13 Beissinger, M. ??Conventional? and ?Virtual? Civil Societies in Autocratic Regimes?, Comparative Politics 49(3): 351-371. Aslandis, Paris. 2017. ?Populism and Social Movements?. In Oxford Handbook of Populism, by Cristóbal Rovira Kaltwasser et al. (eds.). Ard?ç, Nurullah. 2012. ?Understanding the 'Arab Spring': Justice, Dignity, Religion and International Politics?, Afro Eurasian Studies 1(1): 8-52 Adut, A. 2012. ?A Theory of the Public Sphere?, Sociological Theory 30(4) 238?262 Accornero, G. and Ramos Pinto P. (2015), ?Mild Mannered?? Protest and Mobilisation in Portugal in Times of Crisis?, West European Politics 38(3): 491-515

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16