Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências da Comunicação
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta unidade curricular não tem pré-requisito
Objetivos Gerais / Objectives
O papel das novas tenologias digitais foi muito importante nas mais recentes vagas de protesto, desde a primavera árabe até ao movimento occupy. Por outro lado, estas mesmas novas tecnologias representam também um recurso fundamental para a própria análise dos movimentos sociais. A UC propõe-se de enfrentar a questão dos movimentos sociais na era digital deste dúplice ponto de vista. Assim, por um lado, pretende-se fornecer aos alunos um conhecimento aprofundado das novas formas de protesto (os assim chamados novos-novos movimentos sociais, ou mega networks). Por outro lado, os alunos irão adquirir familiaridade com as principais teorias e metodologias de análise elaboradas no âmbito dos social movements studies, sobretudo relacionadas com os novos meios de comunicação. Por fim, os alunos serão convidado a realizar um trabalho empírico com aplicação dos instrumentos de pesquisa apreendidos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os OA desta UC são teórico-metodológicos e práticos OA1.Identificar o que é um movimento social (definições) OA2.Identificar as principais teorias dos movimentos sociais OA3.Desenvolver sólido conhecimento das teorias relacionadas com o papel das redes sociais nos processos de mobilização na era digital OA4. Identificar e distinguir as principais metodologias de análise dos movimentos sociais (Protest Event Analysis, entrevistas, análise das redes, análise dos conteúdos das plataformas digitais dos movimentos) OA5. Avaliar as principais abordagens, de forma a reconhecer a mais adequada respeito às exigências de um específico caso de estudo OA6. Conhecer e assimilar alguns dos mais importantes estudos realizados na área dos Social Movements Studies OA7. Desenvolver um conhecimento aprofundado das recentes vagas de protesto e do papel das TIC nestas OA8. Realizar uma análise empírica,com o recurso aos instrumentos fornecidos durante a UC
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Movimentos sociais: uma introdução CP2. O ativismo digital CP3. Ondas de protesto num mundo global digitalizado CP4. Participação digital e democracia CP5. Cidadãos num ambiente digital CP6. Métodos de estudo dos movimentos sociais na era digital
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa ou programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: CP1: OA1, OA2, OA4, OA5, OA6, OA8 CP2: OA1, OA2, OA3, OA5, OA6, CP3: OA1, OA2, OA4, OA5, OA6, OA7, OA8 CP4: OA1, OA2, OA3, OA5, OA7, CP5: OA1, OA2, OA3, OA5, OA7, CP6: OA1, OA4, OA5, OA6, OA8
Avaliação / Assessment
A. Avaliação ao longo do semestre Apresentação oral em grupo (40%) - Cada grupo é convidado a escolher um dos tópicos analisados durante o curso e a discuti-lo; - Os alunos devem necessariamente utilizar e aplicar a literatura fornecida e discutida para este tópico específico (pelo menos 4 "unidades de texto"), bem como o material do power point, com referências explícitas na sua apresentação; - Cada "unidade de texto" pode ser um artigo ou um capítulo. Quando é sugerido um livro inteiro, isso significa que os alunos podem escolher, para as suas apresentações, um ou mais capítulos do livro; - A inclusão de leituras adicionais é bem-vinda; - O tema pode ser tratado de forma empírica (por exemplo, uma pequena investigação sobre um tema de interesse dos alunos, efectuada aplicando as ferramentas analíticas e metodológicas dadas durante o curso) ou teórica (discussão de conceitos debatidos durante o curso e na literatura). - Os temas não podem ser repetidos, de modo a diversificar as apresentações; - A discussão faz parte da avaliação; - A dimensão e o número dos grupos dependem do número de alunos que optarem pela avaliação contínua e podem ser ajustados. Trabalho individual 60%. - O trabalho final pode ser: um pequeno ensaio de 1500 palavras; um pequeno vídeo de 7 minutos; uma ideia de um software ou plataforma de democracia participativa (apenas o desenho e a sua descrição); uma ideia e descrição de uma ferramenta de governação eletrónica; uma ideia de um convite digital à manifestação; - O trabalho deve utilizar 5 unidades de conteúdo entre as disponibilizadas durante o curso: três unidades de texto e dois outros recursos (por exemplo, vídeos, material das redes sociais, etc.). - Os alunos devem desenvolver a sua própria análise e visão, em diálogo crítico com as noções fornecidas ao longo do curso; - Durante a 8ª aula, os alunos apresentam brevemente o esboço dos seus trabalhos (2-3 minutos cada). A apresentação deve incluir: título, questão principal de investigação, relevância, fontes e métodos e eventuais dúvidas/problemas. B. Exame final facultativo - O exame final está previsto para os alunos que não possam ou não queiram efetuar a avaliação ao longo do semestre. Os alunos são convidados a responder a uma série de perguntas abertas, que podem incidir sobre qualquer aspeto abordado durante o curso. Material Todo o material do curso - por exemplo, o programa detalhado, a descrição da avaliação, os ficheiros power point, as leituras - está disponível no Moodle. É um princípio básico do curso não fornecer leituras que estejam disponíveis através dos canais do Iscte (biblioteca e Bon) ou que sejam de acesso livre. A razão para tal é o facto de a pesquisa bibliográfica ser considerada parte da formação, bem como a familiarização dos estudantes com recursos e ferramentas bibliográficas físicas e digitais.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino foram seleccionadas para se alinharem com os objectivos de aprendizagem do curso. Através de uma combinação de diferentes estratégias de aprendizagem e materiais, os alunos irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação do professor, analisar vários estudos de caso, aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências de resolução de problemas e pensamento crítico. O professor fornecerá feedback sobre as tarefas e os estudos de caso. Esta abordagem permitirá aos alunos estabelecer ligações entre os conhecimentos teóricos e práticos, melhorando a sua compree O curso desenvolve-se através de aulas teórico-metodológicas, apresentação e discussão de estudos de caso, exercícios práticos. Estão previstas discussões em grupo em torno de questões específicas ligadas aos movimentos sociais na era digital ou à utilização das TIC no estudo dos movimentos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A coerência entre as metodologias de ensino e os resultados de aprendizagem do curso é assegurada pela participação crítica dos alunos durante as aulas teórico-metodológicas, bem como pelos debates em torno de questões relevantes, e pela apresentação e discussão de um trabalho empírico final. No final do curso, os alunos terão desenvolvido uma compreensão aprofundada das principais questões relacionadas com os movimentos sociais na era digital, bem como uma perceção crítica das potencialidades e limitações efectivas das TIC nos processos de mobilização. Por outro lado, os alunos também se familiarizarão com o uso das novas tecnologias no estudo dos movimentos sociais.
Observações / Observations
O programa e alguns elementos menores do processo de avaliação poderá ser adaptado em casos especiais (por exemplo, se for necessário passar a ter aulas online). Adaptações individuais são sempre concordadas com a professora e dependem também do estatuto específico dos alunos.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23