Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02900
Acrónimo :
02900
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


O principal objetivo desta unidade curricular é o de promover a aprendizagem e domínio das principais questões e técnicas relacionadas com a teoria de negócio dos media noticiosos, a gestão dos media, bem como o desenvolvimento de projetos de media noticiosos ou de novos media. O enfoque principal da unidade curricular será o processo de criação de produtos inovadores para o ecossistema de media emergente, resultante da revolução digital. O impacto das tecnologias digitais na indústria dos media tradicionais, tanto ao nível da produção como do consumo, será analisado. Atenção especial será conferida às mudanças nos modelos de negócio e distribuição dos media noticiosos. Mediante o estudo de casos relevantes, analisaremos iniciativas inovadoras de jornalismo digital. Esta unidade curricular tem como objetivo preparar profissionais e académicos para trabalhar como 'jornalistas empreendedores' num contexto de ecossistemas de tecnologia digital como a Internet ou meios móveis.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do semestre, espera-se que os alunos consigam: 1. Identificar os principais conceitos, práticas e tendências de negócio dos media. 2. Identificar os elementos-chave para desenhar um novo projeto ou atualizar um projeto existente na área dos media. 3. Ser capaz de desenvolver um projecto de media noticioso ou de novos media. 4. Investigar de forma aprofundada e discutir o impacto da Revolução Digital na indústria dos media noticiosos. 5. Analisar os ecossistemas dos novos media. 6. Estudar o negócio de empresas de notícias digitais. 7. Estudar casos de 'start-ups' inovadoras na área dos media. 8. Compreender os fundamentos do empreendedorismo. 9. Aplicar técnicas e procedimentos para transformar ideias inovadoras num projeto de media sustentável. 10. Desenvolver um projeto noticioso ou de informação inovador para fins comerciais ou outros.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Teorias de negócio dos media noticiosos 2. Análise dos Ecossistemas dos Media 3. Mercados dos media globais e regionais 4. Modelos de negócio dos media 5. Empreendedorismo e Inovação 6. Desenho e Desenvolvimento de Projectos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP1. OA2 | CP2 OA3 | CP3 OA4 | CP3 OA5 | CP4 OA6 | CP4 OA7 | CP5 OA8 | CP5 OA9 | CP5 OA10 |CP6

Avaliação / Assessment


A avaliação comporta duas fases: 1) contínua e 2) final 1 - Participação em aula: 10 % 2 - Apresentação oral de grupo: 40 % 3 - Trabalho: 50 %

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de analisar e discutir estratégias empresariais. 1. Aulas expositivas - descrição e explicação de conceitos, exploração de estratégia e concorrência; 2. Aulas participativas - debate sobre teoria e regularidades empíricas, utilização de indicadores; 3. Trabalho autónomo do aluno e, em particular, pesquisa e reflexão sobre as leituras recomendadas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada não só ajudará ao desenvolvimento de análise crítica, como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração de trabalhos permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.

Observações / Observations


Artigos científicos, relatórios oficiais e trabalhos de consultoria são disponibilizados como apoio a cada ponto do programa. Espera-se que os mestrandos participem activamente durante e contribuam com apreciações baseadas na literatura relevante.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Kay, Jeff and Quinn, Stephen. Funding Journalism in the Digital Age. Peter Lang Publishing, New York, NY, 2010. Deuze, Mark & Mirjam Prenger. Making Media: Amerterdam University Press, 2019 Briggs, Mark. Entrepreneurial Journalism: How to Build What?s Next for News. CQ Press, Thousand Oaks, CA, 2012. Albarran, A. (2010), The Media Economy, London: Routledge.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Ries, Eric. (2011) The Lean Startup. Crown Business, New York, NY. Osterwalder, Alexander and Pigneur, Yves. Business Model Generation. John Wiley and Sons Inc., Hoboken, NJ 2010. Lowe, Gregory e Brown, C. (org) (2016). Managing Media Firms and Industries ? What?s so special about media management?. New York, Springer. Kueng, Lucy (2015). Innovators in digital news, Oxford: Reuters Institute. Kovach, Bill and Rosenstiel, Tom. The Elements of Journalism, revised and updated. 3th edition. Random House, New York, NY. 2014. Grueskin, Bill; Seave, Ava; and Graves, Lucas. The Story So Far: What We Know About the Business of Digital Journalism. Columbia Journalism School, Tow Center, 2011. Available online Anderson, C.W.; Bell, Emily; and Sharky, Clay. Post-Industrial Journalism: Adapting to the Present. Columbia Journalism School, Tow Center, 2012. Available online

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16