Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02902
Acrónimo :
02902
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


1. Compreender o impacto económico, financeiro e monetário das decisões. 2. Compreender a utilidade da informação financeira para a tomada de decisões, direcionada para a indústria de media.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: 1. Compreender o que é a literacia financeira e importância dos números. 2. Compreender a dinâmica do negócio numa perspetiva de decisões económicas, financeiras e monetárias. 3. Compreender o impacto das decisões de negócio na equação fundamental da contabilidade. 4. Compreender a estrutura e o conteúdo dos relatórios de informação financeira. 5. Compreender alguns outcomes e impactos das decisões de negócio.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 - Negócio e Dinâmica de Negócio 1.1. Literacia financeira: das finanças pessoais às finanças de um negócio 1.2. Negócio, atividades e decisões 1.3. O sistema de informação contabilístico-financeiro 1.4. O triunvirato FEM: posição financeira, económica e monetária 1.5. Relatórios financeiros 2 - Decisões de Financiamento e de Investimento 2.1. Conceitos fundamentais 2.2. Decisões e posição financeira 2.3. Impacto das decisões de financiamento e investimento na posição financeira 2.4. Relatório da posição financeira 3 - Decisões Operacionais 3.1. Conceitos fundamentais 3.2. Decisões e posição económica 3.3. Impacto das decisões operacionais na posição económica 3.4. Relatório da posição económica 4 - Outcomes das Decisões e Modelização 4.1. Outcomes e/ou outputs das decisões 4.2. Drivers do valor económico do negócio 4.3. Modelização e modelos práticos 4.4. Análise dos impactos das decisões 4.5. Visão integrada: decisões de negócio e relatórios financeiros

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (Capítulos) com os objetivos de aprendizagem (OA), como se explicita de seguida: OA1 - Capítulo 1 OA2 - Capítulos 2 e 3 OA3 - Capítulos 2 e 3 OA4 e OA5 - Capítulo 4

Avaliação / Assessment


Duas modalidades: 1. Avaliação periódica - Casos individuais (temáticos) e/ou trabalho de grupo, com eventual discussão oral (40%) - Exame final (60%) Requisitos: - Execução dos casos/trabalhos de avaliação - Média mínima de 10 valores nas casos e trabalhos de avaliação - Nota mínima de 8 valores no exame Assiduidade: - Não existe assiduidade mínima 2. Avaliação por exame: - Exame final (100%) Defesa de nota: eventual, oral ou escrita,para classificação superior a 16 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá desenvolver competências de execução, análise e síntese, pesquisa, crítica e comunicação através das metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. 2. Participativas, com resolução e análise de casos práticos. 3. Participativas, com análise e discussão de casos práticos e textos de apoio e leitura. 4. Ativas, com realização de trabalhos e casos. 5. Autoestudo, relacionadas com trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem (AO). Apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. MEA1 - Transversal a todos os OA MEA2 - OA1, OA2 MEA3 - OA2, OA3, OA4, OA5 MEA4 - OA2, OA3, OA4, OA5 MEA5 - Transversal a todos os OA

Observações / Observations


Horário de atendimento: 2ª feira 18h-19h e 5ª feira 13h-14h

Bibliografia Principal / Main Bibliography


1. Libby, R., Libby, P. and Hodge, F. (2023), Financial Accounting, 11ª Ed., McGraw Hill. 2. Lourenço, I., et al., (2020), Fundamentos de Contabilidade Financeira - Teoria e Casos (3ª Ed.), Lisboa: Sílabo.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


1. Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L. (2023), Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos, 4ª Ed., Lisboa: Sílabo. 2. Jordan, H., Neves, J. C. e Rodrigues, J. A. (2020), O Controlo de Gestão, 11ª Ed., Lisboa: Áreas Editora.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16