Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02902
Acrónimo :
02902
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem pré-requisitos.

Objetivos Gerais / Objectives


1. Compreender a geração de lucro, a geração de dinheiro (cash-flow) e a preservação da saúde financeira de empresas da indústria de social media. 2. Compreender o impacto económico, financeiro e monetário das decisões de negócio. 3. Compreender a utilidade da informação financeira para a tomada de decisões, direcionada para a indústria de media.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: 1. Explicar a dinâmica de negócio numa perspetiva de decisões económicas, financeiras e monetárias. 2. Distinguir os componentes estruturantes para análise da saúde financeira, geração de lucro e geração de dinheiro. 3. Explicar o impacto das decisões na saúde financeira nas empresas de social media. 4. Explicar o impacto das decisões na geração de lucro nas empresas de social media. 5. Explicar o impacto das decisões na geração de dinheiro (cash-flow) nas empresas de social media.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 - Negócio, Dinâmica e Decisões de Negócio 1.1. Literacia financeira: das finanças pessoais às finanças de um negócio 1.2. Negócio, atividades e decisões: o triunvirato FIO 1.3. O sistema de informação contabilístico-financeiro 1.4. O triunvirato FEM: posição financeira, económica e monetária 1.5. Relatórios financeiros 2 - Saúde Financeira e Decisões de Financiamento e Investimento 2.1. Conceitos fundamentais 2.2. Decisões de financiamento e investimento e impacto na posição financeira 2.3. Relatório e métricas da posição financeira 3 - Geração de Lucro e Decisões Operacionais 3.1. Conceitos fundamentais 3.2. Decisões operacionais e impacto na posição económica 3.3. Relatório e métricas da posição económica 4 - Geração de Dinheiro e Decisões de Negócio 4.1. Conceitos fundamentais 4.2. Decisões de negócio e impacto na posição monetária 4.3. Relatório e métricas da posição monetária 4.4. Visão integrada: decisões de negócio e relatórios financeiros

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A articulação entre os conteúdos programáticos (Capítulos) e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se do seguinte modo: 1. Negócio, Dinâmica e Decisões de Negócio: contribui para o OA1 (explicar a dinâmica de negócio numa perspetiva de decisões económicas, financeiras e monetárias), OA2 (distinguir os componentes estruturantes para análise da saúde financeira, geração de lucro e geração de dinheiro). 2. Saúde Financeira e Decisões de Financiamento e Investimento: contribui para o OA2 (distinguir os componentes estruturantes para análise da saúde financeira, geração de lucro e geração de dinheiro) e OA3 (explicar o impacto das decisões na saúde financeira nas empresas). 3 - Geração de Lucro e Decisões Operacionais: contribui para o OA2 (já referido) e OA4 (explicar o impacto das decisões na geração de lucro). 4 - Geração de Dinheiro e Decisões de Negócio: contribui para o OA2 (já referido) e OA5 (explicar o impacto das decisões na geração de dinheiro).

Avaliação / Assessment


Duas modalidades de avaliação: 1. Avaliação ao longo do semestre: - Casos individuais e/ou em grupo (temáticos): 10% - Trabalho de grupo, com eventual discussão oral: 30%. - Teste individual escrito: 60% Requisitos: - Execução dos casos e trabalhos de avaliação. - Média mínima de 10 valores nas casos e trabalhos de avaliação. - Nota mínima de 8 valores no teste individual escrito. Assiduidade: - Não existe assiduidade mínima. 2. Avaliação por exame: - Exame individual escrito: 100%. Defesa de nota: eventual defesa de nota, oral ou escrita, para classificação superior a 16 valores, em qualquer das modalidades.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá desenvolver competências de execução, análise e síntese, pesquisa, crítica e comunicação através das metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação e transmisão dos quadros teóricos de referência. 2. Participativas, numa lógica interrogativa, com resolução, análise e discussão de casos práticos e documentação de de apoio. 3. Ativas, numa lógica colaborativa, com a realização de casos práticos, análise de textos e compreensão de leitura. 4. Ativas, numa lógica colaborativa, com a realização de trabalhos práticos e casos de grupo e/ou individuais de avaliação. 5. Trabalho autónomo, consubstanciado no autoestudo, pelo próprio aluno, prévio às aulas e posterior às aulas de uma forma sistemática.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem (AO). Em consonância, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os objetivos de aprendizagem (OA). 1. Metodologias Expositivas: são essenciais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, coerentes com os objetivos de aprendizagem (OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5), porque esta unidade curricular (UC) requer uma boa compreensão dos conceitos para que possam ser devidamente aplicados na prática. 2. Metodologias Participativas, em aula: são fundamentais para concretizar os objetivos OA1 (explicar a dinâmica de negócio numa perspetiva de decisões económicas, financeiras e monetárias) e OA2 (distinguir os componentes estruturantes para análise da saúde financeira, geração de lucro e geração de dinheiro). 3. Metodologias em Ativas em aula: são essenciais para atingir os objetivos OA3 (explicar o impacto das decisões na saúde financeira nas empresas de social media, OA4 (explicar o impacto das decisões na geração de lucro nas empresas de social media) e OA5 (explicar o impacto das decisões na geração de dinheiro (cash-flow) nas empresas de social media). 4. Metodologias Ativas, extra aula, numa perspetiva colaborativa: são fundamentais para a concretização dos objetivos OA1 (explicar a dinâmica de negócio numa perspetiva de decisões económicas, financeiras e monetárias), OA2 (distinguir os componentes estruturantes para análise da saúde financeira, geração de lucro e geração de dinheiro), OA3 (explicar o impacto das decisões na saúde financeira nas empresas de social media) OA4 (explicar o impacto das decisões na geração de lucro nas empresas de social media) e OA5 (explicar o impacto das decisões na geração de dinheiro (cash-flow) nas empresas de social media), devido à dimensão avaliativa. 4. O Trabalho Autónomo, prévio às aulas e após as aulas, é nuclear e transversal a todos os OA.

Observações / Observations


1 - A documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos lecionados na unidade curricular, com exceção dos livros, será disponibilizada na plataforma de e-learning (exº: Moodle). 2 - A bibliografia básica e secundária não está incluída no ponto anterior. 3 - Pode aceitar-se a produção de conteúdos utilizando a inteligência artificial (exº: ChatGPT, Suno, Gamma, etc.) desde que indicado pelo aluno os moldes dessa utilização e a(s) prompt(s) utilizada(s) para a geração dessse conteúdo. 4 - Horário de atendimento: a indicar nas aulas e/ou na plataforma de e-learning (exº: Moodle) em função dos horários letivos.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


1. Libby, R., Libby, P. and Hodge, F. (2023), Financial Accounting, 11ª Ed., McGraw Hill. 2. Lourenço, I., et al., (2020), Fundamentos de Contabilidade Financeira - Teoria e Casos (3ª Ed.), Lisboa: Sílabo.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


1. Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L. (2023), Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos, 4ª Ed., Lisboa: Sílabo. 2. Jordan, H., Neves, J. C. e Rodrigues, J. A. (2020), O Controlo de Gestão, 11ª Ed., Lisboa: Áreas Editora.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-31