Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02903
Acrónimo :
02903
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Após a conclusão bem-sucedida desta UC os estudantes deverão explicar as relações entre a gestão de recursos humanos (GRH) e o desempenho organizacional, tendo por base a evidência disponível mais recente sobre este tópico e conceber capazes de estimular o desempenho em condições competitivas diferenciadas. OA1. Descrever as condições nas quais a competitividade organizacional está associada às práticas e sistemas de GRH OA2. Conceber estratégias de RH capazes de originar diferentes vantagens competitivas sustentáveis OA3. Avaliar a adequação entre sistemas de GRH e eventos estratégicos específicos

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Descrever as condições nas quais a competitividade organizacional está associada às práticas e sistemas de GRH OA2. Conceber estratégias de RH capazes de originar diferentes vantagens competitivas sustentáveis OA3. Avaliar a adequação entre sistemas de GRH e eventos estratégicos específicos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. GRH e organizações: das práticas de GRH à performance CP2. Diferentes tipos de alinhamento: horizontal, vertical e temporal CP3. O modelo AMO CP4. GRH e capacidades organizacionais: clima de serviço, coordenação relacional e fiabilidade CP5. GRH e capacidades dinâmicas: ambidextria, aprendizagem organizacional, resiliência organizacional CP6. GRH no contexto de grandes movimentos estratégicos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração de trabalhos de grupo e individuais permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica implica: um exame escrito (70%); um trabalho de grupo (30%) Os alunos que não realizem alguma destas componentes da avaliação, que obtenham nota inferior a 10 na componente individual ou que tenha uma taxa de presença nas aulas inferior a 2/3 das leccionadas deverão submeter-se a avaliação final (exame que conta 100% da nota final).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A primeira parte do programa introduz os principais conceitos e modelos em uso na UC, presentes num conjunto de artigos publicados. A segunda parte encontra-se baseada na discussão de estudos de caso, com o objetivo de sedimentar e elaborar os conhecimentos adquiridos. Será convidado um profissional que possa partilhar a sua experiência na concepção de uma estratégia específica de GRH para uma empresa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração de trabalhos de grupo e individuais permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.

Observações / Observations


Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Boxal, P. & Purcell, J. (2015). Strategy and Human Resource Management (4 ed.). London: Palgrave McMillan.r, B. et al. (2006). The climate of service: A review of the construct with implications for achieving CLV goals. Journal of Relationship Marketing, 5, 2/3, 1111-132.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Wright, P. M., & McMahan, G. C. (1992). Theoretical perspectives for strategic human resource management. Journal of management, 18(2), 295-320. Tarique, I., & Schuler, R. S. (2010). Global talent management: Literature review, integrative framework, and suggestions for further research. Journal of world business, 45(2), 122-133. Svetlik, I., Stavrou?Costea, E., Vakola, M., Soderquist, K. E., & Prastacos, G. P. (2007). Competency management in support of organisational change. International journal of manpower. Shin, Y., Sung, S. Y., Choi, J. N., & Kim, M. S. (2015). Top management ethical leadership and firm performance: Mediating role of ethical and procedural justice climate. Journal of Business Ethics, 129(1), 43-57. Schneider, B., Ehrhart, M. G., & Macey, W. H. (2013). Organizational climate and culture. Annual review of psychology, 64, 361-388. McClelland, D. C. (1973). Testing for competencies rather than intelligence American Psychologist. Internet][Consultado el 03 de diciembre del 2018. Disponible en: https://rieoei. org/historico/deloslectores/Maura. PDF]. Levy, P. E., & Williams, J. R. (2004). The social context of performance appraisal: A review and framework for the future. Journal of management, 30(6), 881-905. Leuven, E., Oosterbeek, H., Sloof, R., & Van Klaveren, C. (2005). Worker reciprocity and employer investment in training. Economica, 72(285), 137-149. Irigaray, H. A. R., Paiva, K. C. M. D., & Goldschmidt, C. C. (2017). Organizational resilience: a proposition of an integrated model and research agenda. Cadernos EBAPE. BR, 15(SPE), 390-408. Hiltrop, J. M. (1999). The quest for the best: human resource practices to attract and retain talent. European Management Journal, 17(4), 422-430. Harris, L. C., & Ogbonna, E. (2001). Strategic human resource management, market orientation, and organizational performance. Journal of business research, 51(2), 157-166. Goleman, D. (2012). Emotional intelligence: Why it can matter more than IQ. Bantam. Ghasabeh, M. S., Soosay, C., & Reaiche, C. (2015). The emerging role of transformational leadership. The Journal of Developing Areas, 49(6), 459-467. Fletcher, C. (2001). Performance appraisal and management: The developing research agenda. Journal of Occupational and organizational Psychology, 74(4), 473-487. Dries, N., Vantilborgh, T., & Pepermans, R. (2012). The role of learning agility and career variety in the identification and development of high potential employees. Personnel Review. Draganidis, F., & Mentzas, G. (2006). Competency based management: a review of systems and approaches. Information management & computer security. DeNisi, A. S., & Pritchard, R. D. (2006). Performance appraisal, performance management and improving individual performance: A motivational framework. Management and organization review, 2(2), 253-277. De Vos, A., De Hauw, S., & Van der Heijden, B. I. (2011). Competency development and career success: The mediating role of employability. Journal of vocational behavior, 79(2), 438-447. Cravens, K. S., Oliver, E. G., & Stewart, J. S. (2010). Can a positive approach to performance evaluation help accomplish your goals?. Business Horizons, 53(3), 269-279. Collings, D. G., & Mellahi, K. (2009). Strategic talent management: A review and research agenda. Human resource management review, 19(4), 304-313. Boyatzis, R. E., Goleman, D., & Rhee, K. (2000). Clustering competence in emotional intelligence: Insights from the Emotional Competence Inventory (ECI). Handbook of emotional intelligence, 99(6), 343-362. Bjornberg, L., DellCioppia, S., & Tanzer, K. (2002). Training and development: Best practices. Public Personnel Management, 31(4), 507-516. Bettis-Outland, H. (2012). Decision-making's impact on organizational learning and information overload. Journal of Business Research, 65(6), 814-820. Becker, B., & Gerhart, B. (1996). The impact of human resource management on organizational performance: Progress and prospects. Academy of management journal, 39(4), 779-801. Bastiani, V., & Gutierrez, R. (2016). Ambidestria organizacional e gestão de processos: Uma revisão integrada da literatura. In Congresso Nacional de Excelência em Gestão & INOVARSE (Vol. 3, pp. 1-22). Avolio, B. J., & Bass, B. M. (1995). Individual consideration viewed at multiple levels of analysis: A multi-level framework for examining the diffusion of transformational leadership. The leadership quarterly, 6(2), 199-218.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16