Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências da Comunicação
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
As diferentes topologias das redes sociais serão analisadas e readaptadas criticamente aos vários contextos socio-comunicacionais onde ocorrem as interações online. Analisando os estudos e as experiências ligadas às tipologias das redes perspectivar-se-á uma comparação entre media sociais on-line e os seus usos. Partindo da literatura sobre a génese de diferentes tipologias de laços sociais e formas de capital social, os alunos irão centrar-se na análise empírica da formação de grupos sociais online, da criação/gestão das identidades sociais em rede, da codificação de novas linguagens, das formas de interação, informação, partilha, afetividades, propagação virais de conteúdos no contexto proporcionado pelas plataformas digitais. Um aspeto fundamental da UC será o conhecimento dos estudos de audiência, metodologias e técnicas para a recolha de informação e indicadores disponibilizados para o planeamento de investimentos publicitários.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1|as principais caraterísticas das redes sociais online e as metodologias utilizadas para estudos de audiência OA2|os indicadores recolhidos e a sua função OA3|a importância dos estudos de audiência para a comunicação publicitária OA4|identificar pontos fortes e fracos de cada estudo OA5|as características dos meios e saber optar OA6|analisar um plano de meios OA7|avaliar a adequação de um plano de meios a cada tipo de estratégia de comunicação OA8|saber as características da web 2.0 OA9|conhecer as principais redes sociais OA10|conhecer os objetivos a alcançar com as redes sociais OA11|gestão dedicada e profissional no facebook OA12|como estruturar uma presença em social media OA13|conhecer as fases de entrada, amadurecimento e profissionalização na web 2.0 OA14|as constituintes de uma comunidade online
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1.- As redes sociais, as suas affordances e o requerimento de novas literacias. 1.1. O papel dos estudos de audiência na decisão de investimentos publicitários 2.- Metodologias de estudos de audiência utilizadas em Portugal e no mundo. 2.1.Internet 2.2.Televisão 2.3.Rádio 2.4.Imprensa 2.5.Outdoor 3.- Características dos media do ponto de vista da comunicação publicitária 4.- O planeamento de investimentos publicitários - fundamentos teóricos 5.- Os conceitos, as variáveis para análise e os indicadores 6.- A web 2.0 7.- As 4 fases de entrada nas redes sociais 8.- Os 3 objetivos principais a conseguir nas redes sociais 9.- Tipos de comunidades online 10.-Como gerir páginas de facebook: as 7 regras-chave 11.- Modelo Social Media War 12.- Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, Linkedin, Snapchates utilizados no planeamento de meios
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP1 OA2 | CP1 OA3 | CP1 OA4 | CP2 OA5 | CP3 OA6 | CP4 OA7 | CP5 OA8 | CP6 OA9 | CP7 OA10 | CP8 OA11 | CP9 OA12 | CP10 OA13 | CP11 OA14 | CP12
Avaliação / Assessment
Os alunos poderão optar pela avaliação periódica ou pelo exame final. Haverá dois momentos de avaliação: 1) um teste durante o período letivo sobre a parte teórica e 2) um trabalho para a primeira época sobre a parte prática. 1) O teste conta o 60% da nota; 2) Trabalho escrito individual sobre a vertente prática (por exemplo, apresentação de uma estratégia de redes sociais) contam o 30%. A assiduidade e a participação ativa na componente prática contam o 10% da nota final. Ficam aprovados os alunos com notas superiores a 9,5 val nas 2 avaliações. Em alternativa, os alunos podem realizar o exame final escrito, com valor de 100% da nota.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Na UC existem 2 tipos de aulas: Teórico-práticas: Apresentação de conceitos, perspetivas teóricas de forma expositiva e introdução expositiva alternada com exercícios/experiência simulada em subgrupos. Apresentação e discussão dos exercícios de grupo. Orientação tutorial: Orientação e resolução de problemas individualmente ou em grupo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de estudos de casos e a elaboração de trabalhos de grupo e individuais permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Zuboff, S. (2019) The Age of Surveillance Capitalism: The Fight for a Human Future at the New Frontier of Power. Profile Books Van Dijck, J. et al (2018). The Platform Society: Public Values in a Connective World. Oxford University Press Rieder, B. (2020) Engines of Order: A Mechanology of Algorithmic Techniques. Amsterdam University Press BERGER, JONAH, "Contágio" QUALMAN, ERIK, "Socialnomics: How Social Media Transforms the Way We Live and Do Business" Page, R. (2018). Narratives Online: Shared Stories in Social Media. Cambridge University Press. KABANI, Shama; BROGAN, CHRIS "The Zen of Social Media Marketing: An Easier Way to Build Credibility, Generate Buzz, and Increase Revenue", Sissors, Jack Z. e Baron, Roger B. (2010), Advertising Media Planning, McGraw-Hill (7ª edição). Barabasi, L. (2002). Linked. How Everything Is Connected To Everything Else And What It Means For Business, Science, And Everyday Life. Ed: Basic Books
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16