Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Informática Aplicada
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2017/2018
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não há pré-requisitos para a disciplina de Métodos de Investigação para Doutoramento em Ciências da Complexidade I.
Objetivos Gerais / Objectives
Os alunos desenvolverão competências em procedimentos básicos de investigação e em ferramentas metodológicas no domínio das Ciências dos Sistemas Complexos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Com esta unidade curricular os alunos ficarão aptos a: a. Identificar tópicos de investigação apropriados; b. Seleccionar e definir problemas de investigação e parâmetros apropriados; c. Preparar um projecto de investigação para uma tese de doutoramento; d. Organizar e conduzir investigação de forma apropriada; e. Escrever um artigo de investigação e uma tese de doutoramento; f. Escrever uma proposta para financiamento de projecto de investigação; g. Conhecer as principais fontes de literatura e conferências relativas a investigação em sistemas complexos. Estas competências permitirão o desenvolvimento de investigação em domínios de estudo dos sistemas complexos, de acordo com procedimentos adequados a esta área científica. 2. Definir e apresentar o Plano de Tese de Doutoramento que será seguido até ao final dos trabalhos de tese.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução 1.1. Pensamento crítico e científico 1.1.1 Empiricismo: o uso da evidência empírica 1.1.2 Racionalismo: a prática do raciocínio lógico 1.1.3 Cepticismo: atitude céptica 1.2 Tipos de investigação - empírica vs. não empírica, Ciências Sociais e Humanas vs. Ciências "Duras" 1.3 Investigação interdisciplinar 2. Revisão da literatura 3. Definir o problema 3.1 Formulação do problema 3.2 Identificação das variáveis 4. Exemplos de investigação 5. Redacção 5.1 de um artigo de investigação 5.2 de uma tese de doutoramento 6. Projecto de investigação 6.1 Financiamento de projectos de investigação de sistemas complexos 6.2 Conteúdos de uma proposta 6.3 Estudo de caso 7. Literatura e conferências 7.1 Fontes principais de literatura 7.2 Principais conferências 7.3 Organização de workshops e actividades desenvolvidas pelos alunos do programa doctoral
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A interligação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: 1. Introdução: OA1a 2. Revisão da literatura: OA1d e OA1g 3. Definir o problema: OA1b 4. Exemplos de investigação: OA1a até OA1d 5. Redacção: OA1e 6. Projecto de investigação: OA2 7. Literatura e conferências: OA1g
Avaliação / Assessment
Avaliação Continua: - Projeto (90%) - Projeto de investigação que descreve os trabalhos de tese de doutoramento. - Participação nas aulas (10%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teórico-práticas em sala de aula (2 horas por semana). Nas aulas serão utilizadas as seguintes metodologias de aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação da teoria e de exemplos; 2. Participativas, com análise e discussão de exemplos; 3. Trabalho Autónomo: além da assiduidade às aulas espera-se do aluno trabalho autónomo para a redacção do seu Projecto de Tese.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, se apresentam as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: transversal a todos os OA 2. Aulas Participativas: transversal a todos os OA 3. Trabalho Autónomo: transversal a todos os OA. O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objectivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: - Projeto: transversal a todos os OA.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Marder, Michael, "Research Methods for Science", Cambridge University Press, 2012
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16