Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Informática Aplicada
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2017/2018
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não há pré-requisitos para a disciplina de Métodos de Investigação para Doutoramento em Ciências da Complexidade II.
Objetivos Gerais / Objectives
Os alunos desenvolverão competências em procedimentos básicos para a redacção e apresentação de um artigo científico. Os alunos desenvolverão também competências para a organização de um evento científico.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Com esta unidade curricular os alunos ficarão aptos a: 1. Preparar e redigir um artigo científico. 2. Organizar um workshop interno ao Programa Doutoral. 3. Apresentar e discutir o artigo no workshop.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Preparar e redigir um artigo científico. 2. Organizar um workshop interno ao Programa Doutoral. 3. Apresentar e discutir o artigo no workshop.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A interligação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: 1. Preparar e redigir um artigo científico: OA1a 2. Organizar um workshop interno ao Programa Doutoral: OA2 3. Apresentar e discutir o artigo no workshop: OA3
Avaliação / Assessment
Avaliação Continua: - Artigo cientifico * texto (50%) * apresentação (30%) - Organisação do workshop (20%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teórico-práticas em sala de aula (2horas por semana). Nas aulas serão utilizadas as seguintes metodologias de aprendizagem (ME): 4. Expositivas, para apresentação da teoria e de exemplos; 5. Participativas, com análise e discussão de exemplos; 6. Trabalho Autónomo: além da assiduidade às aulas espera-se do aluno trabalho autónomo para a redacção do seu artigo científico.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, se apresentam as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: transversal a todos os OA 2. Aulas Participativas: transversal a todos os OA 3. Trabalho Autónomo: transversal a todos os OA. O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objectivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: - Artigo: OA1 e OA3 - Workshop: OA2
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- William Strunk, Jr. and E. B. White, "The Elements of Style", Macmillan, New York, 1987. - Robert S. Day, "How to Write and Publish a Scientific Paper", Oryx Press, Phoenix, 1994.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16