Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02912
Acrónimo :
02912
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
12.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
275.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Informática Aplicada

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2017/2018

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não há pré-requisitos para a disciplina de Métodos de Investigação para Doutoramento em Ciências da Complexidade II.

Objetivos Gerais / Objectives


Os alunos desenvolverão competências em procedimentos básicos para a redacção e apresentação de um artigo científico. Os alunos desenvolverão também competências para a organização de um evento científico.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Com esta unidade curricular os alunos ficarão aptos a: 1. Preparar e redigir um artigo científico. 2. Organizar um workshop interno ao Programa Doutoral. 3. Apresentar e discutir o artigo no workshop.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Preparar e redigir um artigo científico. 2. Organizar um workshop interno ao Programa Doutoral. 3. Apresentar e discutir o artigo no workshop.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A interligação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: 1. Preparar e redigir um artigo científico: OA1a 2. Organizar um workshop interno ao Programa Doutoral: OA2 3. Apresentar e discutir o artigo no workshop: OA3

Avaliação / Assessment


Avaliação Continua: - Artigo cientifico * texto (50%) * apresentação (30%) - Organisação do workshop (20%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teórico-práticas em sala de aula (2horas por semana). Nas aulas serão utilizadas as seguintes metodologias de aprendizagem (ME): 4. Expositivas, para apresentação da teoria e de exemplos; 5. Participativas, com análise e discussão de exemplos; 6. Trabalho Autónomo: além da assiduidade às aulas espera-se do aluno trabalho autónomo para a redacção do seu artigo científico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, se apresentam as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: transversal a todos os OA 2. Aulas Participativas: transversal a todos os OA 3. Trabalho Autónomo: transversal a todos os OA. O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objectivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: - Artigo: OA1 e OA3 - Workshop: OA2

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- William Strunk, Jr. and E. B. White, "The Elements of Style", Macmillan, New York, 1987. - Robert S. Day, "How to Write and Publish a Scientific Paper", Oryx Press, Phoenix, 1994.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16