Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Informática Aplicada
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2017/2018
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não há pré-requisitos para a disciplina de Tópicos Avançados em Ciências da Complexidade II.
Objetivos Gerais / Objectives
Os alunos desenvolverão competências relativas ao estudo dos sistemas complexos e às técnicas de modelação propostas pelas ciências sociais e humanas, nomeadamente economia, sociologia, antropologia e psicologia. Esta unidade curricular propõe a discussão do estado da arte nestes domínio relativo ao estudo da complexidade observada em sistemas sociais e humanos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Com esta unidade curricular os alunos ficarão aptos a: 1. utilizar os conceitos teóricos e as ferramentas da Economia para o estudo dos sistemas complexos, de acordo com o estado da arte neste domínio; 2. utilizar os conceitos teóricos e as ferramentas da Sociologia para o estudo dos sistemas complexos, de acordo com o estado da arte neste domínio; 3. utilizar os conceitos teóricos e as ferramentas da Antropologia para o estudo dos sistemas complexos, de acordo com o estado da arte neste domínio; 4. utilizar os conceitos teóricos e as ferramentas da Psicologia para o estudo dos sistemas complexos, de acordo com o estado da arte neste domínio; 5. utilizar os conceitos teóricos e as ferramentas da Redes Sociais para o estudo dos sistemas complexos, de acordo com o estado da arte neste domínio; 6. utilizar os conceitos teóricos e as ferramentas da Tratamento de Dados para o estudo dos sistemas complexos, de acordo com o estado da arte neste domínio.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Economia: John Reed, Brian Arthur; Hayek; individualismo metodológico, reducionismo; economia baseada em agentes artificiais computacionais. 2. Sociologia: Norbert Elias. Estruturas sociais vs. níveis de análise. Raimond Boudon. 3. Antropologia: diversidade cultural, etnocentrismo; sociedades primitivas, evolução; sociedades actuais, funcionalismo. 4. Psicologia: Bibb Latané, Teoria do Impacto Social. James Davies. Esquemas de decisão sociais. Piaget: psicologia genética. Keith Sawyer: individualismo vs. holismo. Max Weber. Holismo: Durkheim, factos sociais. Vigotsky. Funcionalismo. Socio-culturalismo. Fodor e Davidson. 5. Redes Sociais: seis graus de separação (Erdos); grafos aleatórios; efeito small world; Watts e Strogatz; scale-free; efeito hub; efeito Mateus. 6. Tratamento de dados
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A interligação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: 1. Economia: OA1 2. Sociologia: OA2 3. Antropologia: OA3 4. Psicologia: OA4 5. Redes Sociais: OA5 6. Tratamento de dados: OA6
Avaliação / Assessment
Avaliação Continua: - Exercícios (90%) - Exercícios referentes às matérias apresentadas na aula. - Participação nas aulas (10%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teórico-práticas em sala de aula (2 horas por semana). Nas aulas serão utilizadas as seguintes metodologias de aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação da teoria e de exemplos; 2. Participativas, com análise e discussão de exemplos; 3. Ativas, com realização de exercícios; Trabalho Autónomo: além da assiduidade às aulas espera-se do aluno trabalho autónomo para o estudo das matérias apresentadas na aula.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, se apresentam as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: transversal a todos os OA 2. Aulas Participativas: transversal a todos os OA 3. Aulas Ativas: transversal a todos os OA 4. Trabalho Autónomo: transversal a todos os OA. O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objectivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: Exercícios: transversal a todos os OA.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- John H. Miller, Scott E. Page, "Complex Adaptive Systems: An Introduction to Computational Models of Social Life ", Princeton University Press, 2007 - Melanie Mitchell, "Complexity: A Guided Tour", Oxford University Press, 2011 - Brian Arthur, "Complexity and the Economy", Oxford University Press, 2014 - David Byrne, Gillian Callaghan, "Complexity Theory and the Social Sciences: The state of the art", Routledge, 2013
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16