Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02917
Acrónimo :
02917
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Francês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Métodos de Pesquisa Social

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem pré-requisitos.

Objetivos Gerais / Objectives


Introduzir os temas e problemas específicos do campo da 'etnografia urbana' que, historicamente, se situa entre a sociologia e a antropologia. Através de leituras, apresentação de casos, visionamento de filmes, e uma breve experiência etnográfica em meio urbano, pretende-se suscitar uma reflexão sócio-antropológica sobre a vida urbana contemporânea, em particular em Lisboa. A valorização da pesquisa etnográfica multidisciplinar na abordagem da complexidade urbana é o eixo central desta UC, demonstrando a potencialidade da etnografia urbana como área de charneira nas ciências sociais e demais estudos humanísticos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1. Identificar, contextualizando, as principais obras de etnografia urbana, reconhecendo o contributo de cada uma delas na história das ciências sociais e dos estudos urbanos; OA2. Definir alguns dos conceitos-chave, métodos e técnicas que fazem parte do património multidisciplinar da etnografia urbana; OA3. Usar de forma clara e rigorosa os métodos e técnicas aprendidos na análise crítica do caso escolhido para trabalho prático; OA4. Tomar consciência dos princípios éticos e deontológicos na prática de pesquisa etnográfica OA5. Desenvolver uma reflexão sócio antropológica integrada sobre a complexidade da vida urbana contemporânea, discriminando as várias dimensões e factores que fazem parte desta complexidade. OA6. Explicar com clareza o que é a etnografia urbana, exemplificando com estudos de caso/obras adequados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O programa divide-se em 10 pontos, um por aula: P1. A memória da Etnografia Urbana: da Escola de Chicago e Escola de Manchester aos dias de hoje. P2. Temas e problemas I: Análise crítica de obras clássicas P3. Temas e Problemas II: Análise crítica de obras recentes P4. Projetos contemporâneos: uma experiência recente de etnografia urbana P5. Observação Participante em contexto urbano I - escolha, contacto e acesso P.6. Observação Participante em contexto urbano II- recolha, registo, análise P7. Observação Participante em contexto urbano III - desafios éticos P8. Observação Participante em contexto urbano IV - a escrita etnográfica P9. Apresentação dos exercícios P10. Síntese final

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O programa divide-se em dois blocos: a) memória da etnografia urbana, situando historica e disciplinarmente as obras mais relevantes da EU e identificando alguns dos seus temas e problemas, que correspondem aos pontos de 1 a 4. O objetivo a alcançar corresponde aos objetivos de aprendizagem OA1 e OA2; b) práticas de etnografia urbana, cujas aulas se organizam em torno dos exercícios de “observação participante” escolhido pelos estudantes, no sentido de experimentar métodos e técnicas da EU, assim como questionar alguns dos conceitos usados nos estudos urbanos, correspondendo aos pontos P5 a P9 que estão alinhados com OA3 até OA5. Finalmente, a ultima aula - P10 - corresponde a uma sintese final em que é desejável que o estudante consiga responder de forma clara sobre o que caracteriza a EU, de acordo com OA6.

Avaliação / Assessment


Esta UC tem duas modalidades de avaliação alternativas: avaliação ao longo do semestre e avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre ocorre, com regularidade, no decurso do período curricular, com recurso aos seguintes instrumentos de avaliação, sequencialmente: 1. Discussão, em aula, das leituras selecionadas por cada aula do 1º bloco do programa (20% da nota final) 2. Apresentação oral e dinamização de debate na aula sobre o exercício prático em curso (30% da nota final); 3. Comentário escrito final (50% da nota final) É requisito desta modalidade de avaliação a participação ativa em, pelo menos, 6 aulas completas. A avaliação por exame contempla a totalidade do programa e bibliografia da UC.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas têm como objetivo estimular a capacidade analítica e reflexiva sobre o processo de pesquisa etnográfico urbano. As aulas têm um conteúdo expositivo e interactivo, assente nas apresentações orais por parte da docente e dos estudantes. Cada aula divide-se entre um período mais expositivo e outro de discussão, tendo como base bibliografia selecionada, estudos de caso concretos e a experiência práticas dos estudantes envolvidos nos exercícios de "observação participante" da segunda parte desta UC. Nesse sentido, no primeiro bloco (a memória da EU) terá um pendor mais expositivo, teórico e conceptual, da parte da docente, acompanhada pelo debate em torno de leituras selecionadas, enquanto que a segunta parte (Práticas de EU) terá uma vertente mais metodológica, de acordo com os exercícios práticos em curso. Cada aluno deverá pois, participar na discussão das leituras iniciais (1º bloco), fazer uma apresentação oral sobre o seu exercício e dinamizar o debate em aula, enviando posteriormente uma ficha de registo desta atividades (2o bloco). No final, deverá escrever um comentário que sintetize a sua perspectiva pessoal sobre todo o processo de aprendizagem. Os exercícios de observação participante serão devidamente acompanhados, tanto coletiva como individualmente, em sessões tutoriais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino abarcam uma variedade de actividades que têm como objectivo desenvolver competências de análise crítica e de reflexividade, tanto científicas, como sociais, que, no seu conjunto, preparam o estudante para os desafios da pesquisa etnográfica em meio urbano. A seleção de bibliografia, a leitura crítica das obras mais relevantes, o contacto direto e empático com realidades sócioculturalmente diversificadas, a capacidade de autoanálise crítica, de tomada de consciência do posicionamento pessoal, de imaginação e criatividade metodológica, incentivando à busca, no terreno, de fontes de informação diversificadas, de organização do trabalho intelectual conciliando a teoria e a prática; de argumentação e explicitação de ideias complexas, são algumas das competências mais valorizadas. A busca de informação válida e confiável, aliada à sensibilização para as múltiplas metodologias e técnicas de investigação de terreno, qualitativas, quantitativas, observacionais, documentais, relacionadas com o processo de investigação etnográfico é alcançada através da análise e reflexão sobre os casos apresentados. As aula terão assim um conjunto de componentes diversificadas de metodologias de ensino, que vão desde a (1) leitura, resumo, e análise crítica de textos académicos até à experimentação de uma metodologia através de exercício prático com a correspondente capacidade deexposição académica para os pares em ambiente de aula, com retorno por parte do docente. Os conhecimentos, atitudes e competências adquiridos serão avaliados através da seguinte correspondência entre os instrumentos de avaliação e os objectivos de aprendizagem: 1. Discussão, em aula, das leituras selecionadas, demonstra a aquisição de conhecimentos fundamentais sobre a história da Etnografia urbana (OA1 a OA2) ; 2. Apresentação oral e dinamização de debate na aula sobre o exercício prático em curso, corresponde aos OA3, OA4 e OA5. 3. Comentário escrito final, sintetiza a consolidação de OA6. Exame final inclui todos os conteudos programáticos, com particular relevância para a primeira parte do programa.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Agier, Michel, 2011 Antropologia da Cidade. Lugares, situações, movimentos, São Paulo: Editora Terceiro Nome; Duneier, Mitchel et al (ed) (2014), Urban Ethnography. A reader, Oxford: Oxford University Press Eames, Edwin e Judith Granich Goode (1977), Anthropology of the City. An Introduction to Urban Anthropology, Prentice-Hall, Inc., Englewood Cliffs, New Jersey Hannerz, Ulf (1983), Exploring the City. Inquires towards an Urban Anthropology, Columbia, Columbia University Press (tradução em português) Whyte, William Foote, 1981, Street Corner Society . The social structure of an Italian Slum, Third Edition, Revised and Expanded, Chicago and London, The University of Chicago Press (tradução em poruguês) Velho, Gilberto, 2013 Um antropólogo na cidade. Ensaios de Antropologia Urbana, Seleção e apresentação: Hermano Vianna, Karina Kuschnir, Celso Castro, Rio de Janeiro: Zahar

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-25