Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02917
Acrónimo :
02917
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Métodos de Pesquisa Social

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2017/2018

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Linguas de ensino em 2017/2018: 1º semestre - Português 2º semestre - Inglês

Objetivos Gerais / Objectives


Promover conhecimentos teórico-metodológicos na área disciplinar da Etnografia Urbana bem como realizar uma experiência de trabalho de campo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O1. Reconhecer os principais momentos da história da Etnografia Urbana e seus autores centrais O2. Comparar as principais linhas de abordagem entre diferentes contextos de investigação na área disciplinar e apreender conceitos-chave O3. Ler e criticar uma obra de referência da Etnografia Urbana O4. Identificar as potencialidades práticas da disciplina, designadamente no contexto da investigação-acção e no contexto actual académico O5. Distinguir as técnicas que compõem a Observação Participante, principal método de pesquisa de terreno da Etnografia Urbana O6. Experimentar a Observação Participante através de um exercício prático em contexto urbano O7. Analisar criticamente, à luz dos conhecimentos obtidos através do cumprimentos dos objectivos anteriores, os dados reunidos no exercício referido O8. Desenvolver uma reflexão socio-antropológica sobre aspectos da vida urbana

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1 Breve história da Etnografia Urbana P2 A Escola de Chicago e a Escola de Manchester P3 A Antropologia Urbana no Brasil e os contextos europeus contemporâneos P4 Trabalhos Clássicos de Etnografia Urbana P5 Projectos contemporâneos I - visionamento de um filme documentário e reflexão crítica P6 Projectos contemporâneos II - uma experiência recente de etnografia urbana P7 Observação Participante I - recolha e registo de dados no terreno P8 Observação Participante II - desafios éticos P9 Observação Participante III - análise e escrita etnográfica P10 Apresentação dos exercícios e reflexão final

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O programa está dividido em 10 items, que correspondem a cada aula. Cada uma, por vezes duas aulas, corresponde a um objectivo de aprendizagem. Nesse sentido, a coerência dos conteúdos programáticos com os objectivo da UC podem ser lidos da seguinte forma: O1 está reflectido nos pontos do programa P1 e P2; O2 está reflectido igualmente no último ponto anterior (P2) e também em P3; O3 reflecte-se em P4; O4 reflecte-se em P5 e P6; O5 reflecte-se em P7; O6 reflecte-se também em P7 e ainda em P8; O7 reflecte-se em P9; O8 reflecte-se também em P9 e ainda em P10

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua: Participação nas aulas (incluindo reflexão sobre leituras): 25% Realização de uma ficha de leitura: 25% Realização prática do exercício e respectivo ensaio final: 50% Não contempla exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas têm um conteúdo expositivo e interactivo, com a apresentação e discussão de textos, bem como o debate baseado em bibliografia e em casos concretos (TP - 20). O exercício de observação participante será conduzido por cada aluno individualmente (TC - 6). Os alunos deverão ainda ter o apoio personalizado para a condução do seu exercício (OT - 1).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objectivos de aprendizagem e o programa reflectem a forma como se pretende atingir aqueles. Mais precisamente, com a introdução a conceitos-chave, a autores clássicos e contemporâneos, e expondo os principais momentos históricos da disciplina, que corresponde às primeiras aulas, de carácter iminentemente expositivo, os primeiros objectivos serão atingidos. Mais tarde, a apresentação de uma metodologia complexa como é a observação participante, não só a partir de conteúdos metodológicos, como também através da revelação de situações práticas e de exemplos concretos, permitirão que os alunos estejam aptos para realizar um exercício de etnografia urbana. As aula terão assim um conjunto de componentes diversificadas de metodologias de ensino, que vão desde a (1) leitura, resumo, e análise crítica de textos académicos; (2) a visualização e reflexão crítica através de um guião de análise de um documentário; (3) a experimentação de uma metodologia através de exercício prático; (4) a exposição académica para os pares em ambiente de aula, com retorno por parte do docente.

Observações / Observations


Toda a UC será conduzida em inglês.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Weber,Florence(2001),"Settings,interactions and things.A plea of multi-integrative ethnography",EthnographyVol.2(4) Velho,Gilberto(2011),"Urban Anthropology Interdisciplinarity and Boundaries of Knowledge",Vibrant8,2 Malinowski,Bronislaw,1992(1922),Argonauts of the Western Pacific,London,Routledge Lofland,John;Lyn H.Lofland(1995),Analysing Social Settings.A Guide to Qualitative Observation and Analysis,Belmont,California:Wadsworth Publishing Company Frugoli Jr.,H. and Spaggiari,Enrico(2011),Networks and territorialities: an ethnographic approach to the so-called cracolândia["crackland"]São Paulo,Vibrant,Virtual Brazilian Anthropology,8,2 Emerson,Robert M.et al.(1995),Writing Ethnographic Fieldnotes, Chicago&London:The University of Chicago Press Cordeiro,Graça Í.(1994),"The fado in the Bica neighbourhood.The house of Milu",Brito,Joaquim Pais de(ed),Fado:Voices and Shadows,Lisboa,Electa Burgess,R.(1984),In the field:an introduction to field research,London,George Allen Unwin

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Wolcott, Harry F. (1994), Transforming Qualitative Data. Description, Analysis, and Interpretation, TO, London, ND, SAGE Wirth, Louis (1938), "Urbanism as a Way of Life", The American Journal of Sociology, Vol. XLIV, nr.1, 1-24 Weiss, Robert S. (1994), Learning from Strangers. The art and Method of Qualitative Interview Studies, New York, Free Press Whyte, William Foote, 1981, Street Corner Society . The social structure of an Italian Slum, Third Edition, Revised and Expanded, Chicago and London, The University of Chicago Press Wacquant, Loic, 2002, "Scrutinizing the Street: poverty, Morality, and the pitfalls of Urban Ethnography", American Journal of Sociology 107, 6, 468-532 Sieber, Tim, Graça Cordeiro and Lígia Ferro (2012), "The Neighborhood Strikes Back: Community Murals by Youth in Bostons Community of Color", City and Society, 24 (3), 263-280 Sardan, Jean-Pierre Olivier (2008), "La Rigueur du qualitatif. Lescontrantes empiriques de l'interpretation sócio-anthropologique", Academia Bruylant, -38 Sanjek, Roger (2000), "Keeping ethnography alive in an urbanizing world", Human Organization, 59, 3: 280-288 Sanjek, Roger (ed) (1990), Fieldnotes. The Makings of Anthropology, Ithaca and London, Cornell University Press Pujadas, Joan J., Dolors Comas & Jordi Roca, (2010[2004]) Etnografia, Barcelona: UOC Perecman, Ellen & Sara R. Curran (2006), A Handbook for Social Science Field Research, Thousand Oaks, California, SAGE O'Reilly, Karen (2009), Key Concepts in Ethnography, London, SAGE Mitchell, Clyde (1956), "Kalela Dance. Aspects of Social Relationships Among Urban Africans in Northern Rhodesia", published on behalf of the Rhodes-Livingstone Institute by the Manchester University Press, 52 p. McCurdy, David; James Spradley, Dianna Shandy (2005), The Cultural Experience: Ethnography In Complex Society, Long Grove, IL: Waveland Press Magnani, José Guilherme Cantor (2005), "From close up and within: notes for an urban ethnography", Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol. 1, Online Selected Edition, São Paulo, http://socialsciences.scielo.org/scielo.php?pid=S0102-69092005000100002&script=sci_arttext Leeds, Anthony, 1994 (1968), "The anthropology of cities: some methodological issues" in Sanjek, Roger e Anthony Leeds (org.), Cities, classes and the social order, Ithaca and London, Cornwell University Press: 233-46 Hannerz, Ulf (1983), Exploring the City. Inquires towards an Urban Anthropology, Columbia, Columbia University Press Hannerz, Ulf (1969), Soulside. Inquiries into Ghetto Culture and Community, New York, Columbia University Press Glesne, Corrine (2005), Becoming Qualitative Researchers: An Introduction, Boston, MA: Allyn & Bacon Gans, Herbert J., 1982 (1962), The Urban Villagers. Group and Class in the Life of Italian-Americans(Updated and Extended Version), London, Collier MacMillan Publishers Eames, Edwin e Judith Granich Goode (1977), Anthropology of the City. An Introduction to Urban Anthropology, Prentice-Hall, Inc., Englewood Cliffs, New Jersey Duneier, Mitchel et al (ed) (2014), Urban Ethnography. A reader, Oxford: Oxford University Press Cabral, João de Pina (2011), "The two faces of mutuality: contemporary themes in anthropology", Anthropological Quaterly (paper accepted version), 1-26 Burawoy, Michael et al. (1991), Ethnography Unbound. Power and Resistance in the Modern Metropolis, Berkeley, University of Califórnia Press Bernard, Russell (2011), Research Methods in Anthropology. Qualitative and Quantitative Approaches, London, Altamira Press (5th Edition) Beddows, Emma (2008), "The Methodological Issues Associated With Internet-Based Research", International Journal of Emerging Technologies and society vol. 6, nº 2: 124-139 Becker, Howard S. (1998), Tricks of the Trade: How to Think about Your Research While You're Doing It, Chicago, University of Chicago Press Atkinson, Paul et al. (2001), Handbook of Ethnography, London, SAGE Agar, Michael H. (1986), Speaking of Ethnography, Beverly Hills, SAGE

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16