Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02919
Acrónimo :
02919
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
0.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
10.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
10.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2016/2017

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC pretende expor os principais conceitos e políticas de Gestão de Recursos Humanos de servindo de base ao desenvolvimento aprofundado dessas políticas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Definir os principais aspetos relacionados com o planeamento, definição de funções e gestão de carreiras; 2. Conhecer os principais elementos definidores das políticas de Formação, e avaliação de desempenho e potencial; 3. Aplicar os conceitos principais da definição de Remunerações, a parametrização legal da relação laboral na GRH;

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução à Gestão de Recursos Humanos 2. Planeamento de RH e Recrutamento 2.1 Planeamento de RH 2.2 Descrição de funções 2.3 Gestão de Carreiras e Recrutamento externo 2.4 Contratação coletiva 3. Desempenho e desenvolvimento 3.1. Avaliação de desempenho 3.2. Gestão de potencial 3.3. Formação e desenvolvimento 4. Remunerações 4.1 Tipos de remunerações 4.2 Diagnóstico de remunerações

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Para que os alunos possam desenvolver uma capacidade de análise das políticas de RH e das suas possibilidades de implementação (OA 1, OA 2, OA 3), serão expostos de forma sintética as principais características das políticas de planeamento e gestão de carreiras (P2), gestão do desempenho e do desenvolvimento dos trabalhadores (P3) e formas de remuneração (P4)

Avaliação / Assessment


Esta UC não possui avaliação

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


De forma a desenvolver as competências de diagnóstico genérico das políticas de RH e de as articular com as principais políticas de Gestão utilizar-se-ão as seguintes metodologias: 1. Expositivas dos principais conteúdos teóricos; 2. Resolução de exercícios;

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Para que os alunos possam desenvolver uma capacidade de análise das políticas de RH e das suas possibilidades de implementação (OA 1, OA 2, OA 3), serão apresentados casos práticos e propostos exercícios para resolução.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


-Tyson, S. e York, A. (2005) Essentials of HRM. Burlington: Elsevier. -Ferreira, A., Martinez, L. Nunes, F. e Duarte, H. (2015). GRH para Gestores. Lisboa: Editora RH.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-Ivancevich, J (2008). Gestão de Recursos Humanos. São Paulo: McGraw-Hill -Crawshaw, Budhwar & Davis (Eds.) (2014). HRM: Strategic and International Perspective. Sage. -Caetano, A. e Vala, J. (2002). Gestão de Recursos Humanos ? Contextos, Processos e Técnicas. Lisboa: Editora RH.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16