Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2016/2017
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC pretende expor os principais conceitos e políticas de Gestão de Recursos Humanos de servindo de base ao desenvolvimento aprofundado dessas políticas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Definir os principais aspetos relacionados com o planeamento, definição de funções e gestão de carreiras; 2. Conhecer os principais elementos definidores das políticas de Formação, e avaliação de desempenho e potencial; 3. Aplicar os conceitos principais da definição de Remunerações, a parametrização legal da relação laboral na GRH;
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução à Gestão de Recursos Humanos 2. Planeamento de RH e Recrutamento 2.1 Planeamento de RH 2.2 Descrição de funções 2.3 Gestão de Carreiras e Recrutamento externo 2.4 Contratação coletiva 3. Desempenho e desenvolvimento 3.1. Avaliação de desempenho 3.2. Gestão de potencial 3.3. Formação e desenvolvimento 4. Remunerações 4.1 Tipos de remunerações 4.2 Diagnóstico de remunerações
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Para que os alunos possam desenvolver uma capacidade de análise das políticas de RH e das suas possibilidades de implementação (OA 1, OA 2, OA 3), serão expostos de forma sintética as principais características das políticas de planeamento e gestão de carreiras (P2), gestão do desempenho e do desenvolvimento dos trabalhadores (P3) e formas de remuneração (P4)
Avaliação / Assessment
Esta UC não possui avaliação
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
De forma a desenvolver as competências de diagnóstico genérico das políticas de RH e de as articular com as principais políticas de Gestão utilizar-se-ão as seguintes metodologias: 1. Expositivas dos principais conteúdos teóricos; 2. Resolução de exercícios;
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Para que os alunos possam desenvolver uma capacidade de análise das políticas de RH e das suas possibilidades de implementação (OA 1, OA 2, OA 3), serão apresentados casos práticos e propostos exercícios para resolução.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
-Tyson, S. e York, A. (2005) Essentials of HRM. Burlington: Elsevier. -Ferreira, A., Martinez, L. Nunes, F. e Duarte, H. (2015). GRH para Gestores. Lisboa: Editora RH.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
-Ivancevich, J (2008). Gestão de Recursos Humanos. São Paulo: McGraw-Hill -Crawshaw, Budhwar & Davis (Eds.) (2014). HRM: Strategic and International Perspective. Sage. -Caetano, A. e Vala, J. (2002). Gestão de Recursos Humanos ? Contextos, Processos e Técnicas. Lisboa: Editora RH.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16