Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02949
Acrónimo :
02949
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
- Presencial (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
- Presencial (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
- Presencial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2016/2017

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Explorar a forma como os gestores podem criar e/ou rever os sistemas de medição de desempenho nas suas organizações. O programa visa facultar aos alunos abordagens práticas, técnicas e ferramentas para projetar, implementar e utilizar sistemas de medição de desempenho, a fim de gerir e melhorar o desempenho dos negócios da empresa.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Depois do curso, os alunos devem estar preparados para: a)Identificar o que deve ser mensurado e gerido. b)Compreender as razões que levam à implementação de sistemas de mensuração da performance. c)Compreender o papel dos sistemas de avaliação da performance na monotorização e na melhoria das práticas de gestão. d)Entender como a mensuração da performance pode suportar a implementação estratégica através da elaboração de um mapa estratégico de performance.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1) Introdução - A necessidade de processos de mensuração do desempenho e de apoio à tomada de decisão. - Principais dificuldades num processo de decisão. - Diferentes abordagens de apoio à tomada de decisão. 2) O processo de mensuração e apoio à decisão - Os stakeholders e os aspetos comportamentais da decisão. - Principais paradigmas e convicções. - Etapas do processo de avaliação da performance. - Métodos de estruturação. - Representação do problema de decisão enquanto problema complexo. 3) Implementação do processo de mensuração - Pré-análise. - Avaliação de resultados. - Formulação de recomendações. 4) Aplicações e discussão de casos de estudo - Estudo de caso na banca de retalho. - Estudo de caso em finanças empresariais. - Estudo de caso no mercado de habitação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


A relação entre tópicos programáticos e os objetivos de aprendizagem demonstra e sustenta a coerência dos conteúdos programáticos: Objetivo A: coberto pelo tópico programático 1) e 2). Objetivo B: coberto pelo tópico programático 3). Objetivo C: coberto pelo tópico programático 3). Objetivo D: coberto pelo tópico programático 4).

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 50%; - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1) Expositivo, teórico-prático. 2) Aprendendo por aplicação, de forma prática e com acompanhamento tutorial, empregando a análise e discussão de casos e a reflexão e discussão sobre aplicações práticas das ferramentas teóricas ensinadas em sala de aula. 3) Expondo e debatendo oralmente os elementos trabalhados, com natureza teórico-prática.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência da relação entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem é garantida pelas seguintes associações: Objetivo A: processo de ensino-aprendizagem 1), 2) e 4). Objetivo B: processos de ensino-aprendizagem 3) e 4). Objetivo C: processos de ensino-aprendizagem 3) e 4). Objetivo D: processos de ensino-aprendizagem 4).

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Henry, A. (2011), Understanding Strategic Management, London: Oxford. Ackerman, F. & Eden, C. (2011), Making Strategy: Mapping Out Strategic Success, Sage, London.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Madhavan, R.; Tunstel, E. & Messina, E. (2009), Performance Evaluation and Benchmarking of Intelligent Systems, Springer. Grant, R. (2008), Contemporary Strategy Analysis, Blackwell Publishing, 6th Ed. Ferreira, F. (2011), Avaliação Multicritério de Agências Bancárias: Modelos e Aplicações de Análise de Decisão, Universidade do Algarve e FCT, 1st Ed.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16