Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo principal desta unidade curricular é dotar os alunos das competências básicas no domínio da inovação e empreendedorismo
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Compreender os conceitos dc empreendedorismo e inovação OA2 - Conhecer e descrever o processo empreendedor OA3 - Apresentar uma proposta de valor
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Inovação e Empreendedorismo -Conceito e definições -Perfil do empreendedor 2. O processo empreendedor 2.1 Identificação da oportunidade de negócio 2.2 Desenvolvimento do conceito de negócio 2.3 A proposta de valor 2.4 Determinação dos recursos necessários 2.5 Aquisição/atracção dos recursos necessários 2.6 Implementação e desenvolvimento sustentado 2.7 A estratégia de saída
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - CP 1, 2 OA2 - CP 1, 2 OA3 - CP 2
Avaliação / Assessment
A avaliação desta disciplina basear-se-á na: Apresentação em grupo de proposta de valor (50%) e num teste escrito (50%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1.Uma aula típica inclui: 1.1-Apresentação dos objectivos; 1.2-Fornecidos os necessários conceitos e enquadramento teórico, os estudantes são estimulados a participar em breves discussões; 1.3-Serão fornecidos exercícios e casos, para desenvolvimento do pensamento crítico.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
OA1 - 1.1, 1.2, 1.3 OA2 - 1.1, 1.2, 1.3 OA3 - 1.2, 1.3
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Mazzarol, T. and Reboud, S. (2020), Entrepreneurship and Innovation, 4ª Edição, Tilde University Press
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
o Zhang, Marina Y.; Dodgson, Mark (2007), ?«A roasted duck can still fly away»: A case study of technology, nationality, culture and the rapid and early internationalization of the firm?, Journal of World Business, V. 42, I. 3, September, pp. 336-349. o Yueh, Linda (2009), ?China?s Entrepreneurs?, World Development, V. 37, I. 4, April, pp. 778-786. o Minniti, Maria (2005), ?Entrepreneurship and network externalities?, Journal of Economic Behavior & Organization, V. 57, I. 1, May, pp. 1-27. o Ebner, Alexander (2006), ?Institutions, entrepreneurship, and the rationale of government: An outline of the Schumpeterian theory of the state?, Journal of Economic Behavior & Organization, V. 59, I. 4, April, pp. 497-515. o Dimitratos, Pavlos; Lioukas, Spyros; Cárter, Sara (2004), ?The relationship between entrepreneurship and international performance: the importance of domestic environment?, International Business Review, V. 13, I. 1, February, pp. 19-41. o Dew, Nicholas; Read, Stuart; Sarasvathy, Saras D.; Wiltbank, Robert (2008), ?Outlines of a behavioral theory of the entrepreneurial firm?, Journal of Economic Behavior & Organization, V. 66, I. 1, April, PP. 37-59. o Daly, George G. (1998), ?Entrepreneurship and business culture in Japan and the U.S.?, Japan and the World Economy, V. 10, I. 4, October, pp. 487-494. o Cordes, Christian; Richerson, Peter J.; McElreath, Richard; Strimling, Pontus (2008), ?A naturalistic approach to the theory of the firm: The role of cooperation and cultural evolution?, Journal of Economic Behavior & Organization, V. 68, I. 1, October, pp. 125-139. o Brandstätter, Hermann (1997), ?Becoming an entrepreneur ? A question of personality structure??, Journal of Economic Psychology, V. 18, I. 2-3, April, pp. 157-177. o Audretsch, David B.; Keilbach, Max (2008), ?Resolving the knowledge paradox: Knowledge-spillover entrepreneurship and economic growth?, Research Policy, V. 37, I. 10, December, pp. 1697-1705. o Anderson, Alistair R.; Miller, Claire J. (2003), ?«Class matters»: human and social capital in the entrepreneurial process?, Journal of Socio-Economics, V. 32, I. 1, March, pp. 17-36. PAPERS/PAPERS: o http://janelanaweb.com/oldindex.html o www.springwise.com/ o www.entrepreneur.com/ o www.economist.com/ o www.creax.com/ o www.babson.edu/ o http://www.entrepreneur.com/ WEBSITE/WEBSITE: o Frontiers of Entrepreneurship o Entrepreneurship Theory and Practice o Babson Entrepreneurial Review REVISTAS/MAGAZINES: o Wickham, Philip A. (2007), ?Strategic Entrepreneurship?, Financial Times Press, 4th Edition, p. 648. o Zimmerer, Thomas W.; Scarborough, Norman M.; Wilson, Doug (2008), ?Essentials of Entrepreneurship and Small Business Management?, Prentice Hall, 5th Ed., p. 744. o Trigo, Virgínia (2003), ?Entre o Estado e o Mercado?, Ed. Ad Litteram. o Timmons, Jeffry A.; Spinelli, Stephen (2007), ?New Venture Creation?, 7th Edition (International Edition), McGraw-Hill, p. 658. o Scarborough, Norman M.; Wilson, Doug; Zimmerer, Thomas W. (2009), ?EFFECTIVE SMALL BUSINESS MANAGEMENT ? An Entrepreneurial Approach?, Pearson, 9th Ed., p. 928. o Livingston, Jessica (2008), ?FOUNDERS AT WORK ? Stories of startups early days?, Apress, p. 466. o Link, Albert N.; Siegel, Donald S. (2007), ?Innovation, Entrepreneurship, and Technological Change?, Oxford University Press, p. 219. o Kawasaki, Guy (2004), ?The art of the start?, Portfolio, p. 226. o Drucker, Peter F. (1985), ?Innovation and Entrepreneurship: Practice and Principles?, Harper & Row, p. 277. o Barringer, Bruce; Ireland, Duane (2008), ?WHAT?S STOPPING YOU? ? Shatter the 9 Most Common Myths Keeping You from Starting Your Own Business?, Pearson Education, p. 212. o Barringer, Bruce; Ireland, Duane (2008), ?Entrepreneurship: Successfully Launching New Ventures?, 2nd Ed., Prentice Hall, p. 576. Sarkar, S. (2014), Empreendedorismo e Inovação, 3ª Edição, Escolar editora LIVROS/BOOKS
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16