Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02953
Acrónimo :
02953
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
- Presencial (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
- Presencial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2026/2027

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existe

Objetivos Gerais / Objectives


Dar a conhecer as práticas e os efeitos da contabilidade criativa e o papel da auditoria forense na prevenção de faudes.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: 1st. Distinguir claramente o conceito de contabilidade criativa do conceito de fraude numa perspetiva internacional. 2nd. Identificar a necessidade de auditoria forense e aplicar os seus princípios básicos 3rd. Demonstrar o papel do auditor na prevenção e deteção de fraude e sua relação com escândalos financeiros. 4th. Distinguir e criticar práticas comuns seguidas pelas empresas indiciadores de contabilidade criativa e fraudelenta.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Contabilidade criativa versus fraude 2. Auditoria forense 3. O papel do auditor na prevenção e detecção da fraude 4. Práticas comuns associadas a contabilidade criativa e fraude

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (AO) e os conteúdos programáticos relacionam-se do seguinte modo: - OA1 - Capítulo 1 - OA2 - Capítulo 2 - OA3 - Capítulos 3 - OA4 - Capítulos 4

Avaliação / Assessment


O sistema de avaliação é composto por: - Trabalho(s) de grupo (30%). - Exame (70%) É obrigatória a obtenção de uma nota mínima de 10 valores no exame. O aluno deve assegurar uma assiduidade mínima de 80%, sem a qual será automaticamente reprovado, podendo obter aprovação na UC no exame de 2ª época.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Ao longo do período letivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, no âmbito desta UC e em conformidade com os objetivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos. 2. Participativas, para a análise de casos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: OA1, OA2, OA3 e OA4 2. Participativas, com análise e resolução de casos: OA1, OA2, OA3 e OA4 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e/ou de grupo e participação em workshop: OA4 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas: transversal a todos os OA

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Rufus, R., Miller, L., Hahn, W., 2014, Forensic Accounting, Wiley. Jones, M. 2011, Creative Accounting, Fraud and International Scandals, Wiley.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Hopwood, W., Young, G., Leiner, G., 2011, Forensic Accounting and Fraud Examination.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-11-14