Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2015/2016
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não Existe
Objetivos Gerais / Objectives
Dar a conhecer os princípios a ter em conta na preparação de demonstrações financeiras consolidadas
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: 1. Conhecer e compreender os diferentes tipos de investimentos em outras entidades. 2. Compreender e aplicar o método de consolidação integral. 3. Compreender e aplicar o método de consolidação proporcional. 4. Compreender e aplicar o método de equivalência patrimonial.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Investimentos em outras entidades Subsidiárias Associadas Empreendimentos conjuntos 2. Método de consolidação integral 3. Método de consolidação proporcional 4. Método de equivalência patrimonial
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (AO) e os conteúdos programáticos relacionam-se do seguinte modo: - OA1 - Capítulo 1 - OA2 - Capítulo 2 - OA3 - Capítulos 3 - OA4 - Capítulos 4
Avaliação / Assessment
O sistema de avaliação é composto por: - Trabalho(s) de grupo (30%). - Exame (70%) É obrigatória a obtenção de uma nota mínima de 10 valores no exame. O aluno deve assegurar uma assiduidade mínima de 60%, sem a qual será automaticamente reprovado, podendo obter aprovação na UC no exame de 2ª época.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Ao longo do período letivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, no âmbito desta UC e em conformidade com os objetivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos. 2. Participativas, para a análise de casos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: OA1, OA2, OA3 e OA4 2. Participativas, com análise e resolução de casos: OA1, OA2, OA3 e OA4 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e/ou de grupo e participação em workshop: OA2, OA3 e OA4 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas: transversal a todos os OA
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Gallimberti, C., Marra, A. and Prencipe, A., 2013, Preparing and Understanding Consolidated Financial Statements under IFRS; McGraw Hill.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
CNC, 2009, Sistema de Normalização Contabilística. IASB, 2015, International Financial Reporting Standards. Baker, R., Christensen, T. and Cottrell, D., 2013, Advanced Financial Accounting. Eduards, M., Hitchner, J. And Mard, M. , 2015, Valuation for Financial Reporting: Fair Value Measurement in Business Combinations, Early Stage Entities, Financial Instruments and Advances Topics, Wiley.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16