Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02964
Acrónimo :
02964
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Alemão,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2016/2017

Pré-requisitos / Pre-Requisites


NA

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo geral é o de aprofundar as dimensões socio-económicas e políticas da economia solidária nas condições contemporâneas. São analisadas as relações entre o Welfare State e a economia solidária assim como as implicações da inovação social em curso neste domínio. Enquanto em alguns países essa relação passa pelo reconhecimento institucional da Economia Solidária, pelo estabelecimento de um regime de enquadramento legal específico e pela existência de agências públicas de promoção, em outros a Economia Solidária não consegue ter visibilidade pública, apenas uma reduzida parte das suas iniciativas goza de um estatuto de utilidade pública e não existem agências públicas que as promovam. Um objectivo adicional consiste na análise das modalidades de Economia Solidária em Portugal, do seu grau de reconhecimento e de institucionalização e da sua proximidade relativamente a outros Estados, nomeadamente os do Sul da Europa e da América Latina.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Entre as competências a adquirir inclui-se a compreensão de uma interpretação política das iniciativas da Economia Solidária bem como do processo de reconhecimento da Economia Solidária quer pelas instituições jurídicas quer pelas instituições políticas. Adicionalmente procura-se debater o modo como a Economia Solidária se relaciona com contextos de crise e beneficia, por essa via, de algum reconhecimento público.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Estado e políticas públicas no Século XXI 2. Welfare State, reestrututuração e inovação nas políticas públicas 3. Economia solidária, dimensões socio-económicas e políticas 4. Reconhecimento e enquadramento institucional em Portugal 5. Crise, políticas públicas e Economia Solidária

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A coerência dos objetivos com o programa proposto é garantida pelo desdobramento dos pontos referidos, que abordam, direta e explicitamente, as dimensões políticas da Economia Solidária e as suas relações com o Estado e as políticas públicas. Por outro lado, o objetivo adicional, de analisar o enquadramento institucional da Economia Solidária em Portugal, em comparação com outros países, é garantido no ponto 4 do programa.

Avaliação / Assessment


A avaliação é contínua ao longo semestre. Assenta na realização de um ensaio individual. O tema do ensaio individual depende sempre da prévia aceitação por parte do docente. A avaliação final pode consistir na realização de Exames de 1ª e 2ª época.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A estratégia pedagógica consiste no fomento da participação ativa dos alunos, dando uma razoável margem de escolha para a contribuição individual e valorizando o debate coletivo de temas propostos pelos alunos no âmbito do programa. Todo o trabalho pedagógico se organiza segundo um plano previamente consensualizado, para que os temas correspondam o mais possível aos interesses científicos dos alunos e aos seus projetos de tese.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O envolvimento dos estudantes, mediante a apresentação e discussão de temas por eles escolhidos no âmbito do programa da unidade, garante da melhor forma o objetivo de orientar a formação da parte letiva para os temas por eles escolhidos e que servem melhor a preparação para a investigação com vista à elaboração das dissertações.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Polanyi, K. (1944), The Great Transformation: The Political and Economic Origins of Our Time. Boston: Beacon Press. Klein, J-L., Laville, J-L., Moulaert, F. (2014) L'Innovatopn Sociale, Toulouse: Érès Laville, J-L. (2011) Agir à gauche. L?économie sociale et solidaire. Paris: Desclée de Bouwer Hespanha, Pedro e Mendonça, Aline (orgs.). (2011) Economia Solidária: questões teóricas e epistemológicas Coimbra, Almedina Coraggio, José Luis (2009) ?Los caminos de la economía social y solidaria? Iconos. Revista de Ciencias Sociales. Num. 33:29-38 Cattani, A.; Laville, J.-L.; Gaiger, L.I.; Hespanha, P. (orgs) (2008), Dicionário Internacional da Outra Economia. Coimbra: Almedina. Batista, Marcela e Alonso, Luis N. (2012) ?Processo de institucionalização da economia solidária no Brasil. Uma aproximação às políticas públicas e ao marco legal?. Cominicação ao II Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento-CEURCA realizado em Crato-Ceará-Brasil

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Matthieu de Nanteuil (2011) ?Economie solidaire et critique sociale. Pour une solidarité post-redistributive?. Revista de Economia Social e Solidária. 3: 85-122 Laville, J-L., Jané, J. G. (2009) Crisis capitalista y economía solidaria: una economía que emerge como alternativa real. Barcelona: Icaria Santos, Luciane Lucas dos (2012) "Traducción intercultural como proceso educativo: perspectivas dialógicas entre los mercados solidarios y las economías originarias campesinas", in Rede PA.C.AR.IN.A (org.), Educación y Interculturalidad (no prelo). Argentina Santos, Boaventura de Sousa (2008) (org.), Another Production is Possible: Beyond the Capitalism Canon. London: Verso Quijano, A. (1998) La Economía Popular y sus Caminos en America Latina. Lima: Mosca Azul Editores. Hespanha, P., Luciane (2012) ?Economia Solidária, os investigadores sociais e a crise?. Rua Larga, 34. Coimbra: Universidade de Coimbra Hespanha, Pedro e Santos, Luciane (2012) "From the Expansion of the Market to the Metamorphosis of Popular Economies". RCCS Annual Review, An Online Journal for the Social Sciences and Humanities, 2 Gardin, Laurent. Les Initiatives Solidaires. La réciprocité face au marché et à l'Etat Gaiger, L-I.(2007) A outra racionalidade da economia solidária. Conclusões do primeiro Mapeamento Nacional no Brasil. Revista Crítica de Ciências Sociais, 79: 57-77. Esteves, A. M.(2014) ?New Social Movements and cooperative federations as promoters of effective worker ownership: Lessons from Argentina and Brazil?. Revista de Economia Social e Solidária. 6: 73-132 Coraggio, J. L. (2011) ?La presencia de la economia social y solidaria (ESS) y su institucionalizacion en America Latina?. Revista de Economia Social e Solidária. 3: 37-74 Coraggio, J. L. (2007) Economia Social, acción pública y política: hay vida después del neoliberalismo. Buenos Aires: Circus Amaro, R. R., O papel dos Actores e das comunidades locais nos processos de desenvolvimento e na promoção de uma economia solidária em São Tome e Príncipe?, in Brígida Rocha Brito (cord.), Desenvolvimento Comunitário das teorias as praticas: Turismo, Ambiente e praticas educativas em São Tome e Príncipe. Centro de Estudos Africanos (ISCTEIUL) e GERPRESS, Lisboa

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16