Sumários

Repensando a resiliência das comunidades a partir do diálogo entre a Economia Solidária e diferentes saberes.

5 Julho 2021, 18:00 Rita Sousa


Partindo-se de uma reflexão mais ampliada sobre o que podemos entender por justiça social e ambiental, esta aula refere os contributos que a Economia Solidária pode trazer aos debates sobre o direito à cidade. São tópicos a discutir: o sentido de justiça social e ambiental; a relação entre Economia Solidária e cidade; o direito à cidade e à habitação; contributos mais recentes da Economia Solidária no âmbito destes debates (eg. participação cidadã na regeneração urbana etc.). Além da bibliografia, foi sugerida a leitura de relatórios europeus de institutos/organizações como EIGE, IZA, FRA para compreensão mais ampliada de algumas formas de desigualdade materializadas nos espaços urbanos.

A Dimensão política e epistemológica da Economia Solidária e das economias não-capitalistas

29 Junho 2021, 18:00 Rita Sousa


Partindo do conceito de economia substantiva de Polanyi, são discutidos os princípios de integração económica e o modo como eles se articulam nas iniciativas de Economia Solidária, gerando diferentes "combinações". O objetivo desta aula é analisar até que ponto projetos e políticas de desenvolvimento local têm subvalorizado princípios como os de reciprocidade, redistribuição e domesticidade em prol das trocas económicas mercantis. Neste sentido, a aula também propõe uma análise da mais-valia que estes princípios podem aportar na construção da resiliência comunitária. Reforça-se ainda o debate sobre o sentido do político e discutem-se os pontos comuns e as diferenças entre ideias que partilham princípios e objetivos (eg. Economia Solidária, Economia Circular, Commons, Transição etc.). De um modo geral, são abordados os seguintes tópicos: 1. a economia substantiva de Polanyi e os princípios de integração económica; 2. o campo das Outras Economias; 3. uma releitura da ES a partir das Epistemologias do Sul; 4. reflexões sobre o conceito de esfera pública e sua relação com a Economia Solidária; 5. reflexões sobre o sentido do político, bem como das ideias de autonomia e soberania (alimentar, hídrica, energética).

A Economia Solidária na Europa e em Portugal

22 Junho 2021, 18:00 Rita Sousa


Nesta aula, apresentam-se as principais categorias para se pensar a economia solidária em Portugal. Relaciona-se a agenda portuguesa com uma agenda europeia mais ampla, identificando diferenças importantes entre o modelo europeu, na sua heterogeneidade, e o latino-americano. Tendo em conta o crescimento de iniciativas de cidadãos na luta por seus direitos, discutimos também o conceito de cidadania ativa e alguns aprendizados advindos de arranjos informais durante a pandemia. São tópicos abordados: 1. iniciativas mais comuns no contexto europeu; 2. uma proposta de tipologia no contexto português; 3. a economia solidária durante a pandemia em Portugal.

Contributos da Economia Feminista e do Pensamento Económico Negro para a análise da desigualdade social e dos contributos da economia Solidária no contexto Europeu

14 Junho 2021, 18:00 Rita Sousa


Nesta aula, discutimos as assimetrias de género, étnico-raciais e de classe e o modo como estas se articulam nos territórios para conformar situações de desigualdade social. A partir da teoria da interseccionalidade, contributo do pensamento feminista, refletimos sobre estas assimetrias e os constrangimentos materiais que produzem, concretamente, na vida de homens e mulheres - com particular atenção às mulheres minoritárias. Fazendo uma conexão com a aula que se segue a esta, começamos a refletir sobre o valor de princípios económicos como a reciprocidade e a redistribuição para a vida material daqueles e daquelas que constituem o que Boaventura de Sousa Santos chama de "sociedade civil incivil". A aula aborda, portanto, os seguintes tópicos: 1. assimetrias de género, étnico-raciais e de classe na conformação da desigualdade social; 2. lentes interseccionais aplicadas à economia solidária; 3. princípios Polanyianos e a Economia solidária (reciprocidade, redistribuição e domesticidade).

O Estado e o controle social no âmbito de uma agenda europeia de desenvolvimento

7 Junho 2021, 20:00 Rita Sousa


Nesta aula, discutimos a formulação de políticas de bem-estar social e possíveis vieses que as mesmas podem conter no contexto Europeu. Também refletimos sobre o tema do desenvolvimento nas agendas multilateriais e no âmbito dos governos nacionais e locais. São abordados os seguintes tópicos: 1. o que nos podem dizer as políticas de bem-estar social de um país; 2. Eficiência e produtividade no discurso das novas burocracias; 3. Governamentalidade afetiva na condução das agendas de cariz social; 4. conceitos de Estado Heterogêneo e de Estado Reciprocitário; 5. A reciprocidade fora do Estado, como mais-valia da própria comunidade.