Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02971
Acrónimo :
02971
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não.

Objetivos Gerais / Objectives


Desenvolver a compreensão do papel do Marketing Research nas empresas e suas estratégias de marketing. Identificar, caracterizar e saber selecionar o conjunto de técnicas e instrumentos mais relevantes para a obtenção de informação para a tomada de decisão, estratégica e tática. Perspetivar a evolução da função dos estudos de mercado e uma abordagem data driven no futuro das organizações.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Identificar os vários momentos em que o Marketing Research intervém no apoio à tomada de decisão dos Gestores de Marketing; Estimular nos alunos a capacidade de identificar necessidades de informação de mercado e de enunciar corretamente problemas de pesquisa de marketing; Dotar os alunos de competências ao nível da capacidade de planeamento, desenvolvimento e acompanhamento da execução de estudos de mercado; Desenvolver competências para articular e selecionar instrumentos e técnicas mais adequadas aos problemas de pesquisa, concretizado num adequado briefing de estudos de mercado enquanto instrumento estratégico de marketing Capacitar os alunos para avaliar corretamente propostas de estudos de mercado Consciencialização para uma nova abordagem data driven ao marketing, capaz de atuar no momento certo e em tempo real.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Definição e âmbito do Mkt Research 2.Importância do Mkt Research para as organizações 3.Áreas de aplicação do Mkt Research 4.Principais tipologias de estudos de mercado 5.Competências e entidades envolvidas no processo de estudos de mercado 6.O processo de pesquisa em Mkt: -Problemas de Gestão e Problemas de pesquisa em Mkt -Definição de um research design -Técnicas de amostragem -Briefing: componentes e best pratices na sua construção 7.Estratégias de pesquisa e processo de recolha de informação: -Dados primários vs. Dados secundários -Fontes de dados secundários -Técnicas qualitativas (entrevistas individuais em profundidade, focus group, métodos etnográficos) -Técnicas quantitativas (questionários e observação e experiências) 8.A proposta de Estudos de Mercado 9.Operacionalização de estudos de mercado 10.Fontes de erro nos Estudos de Mercado cuidados a ter 11.Estudos de mercado em contexto B2B 12.Novas tendências em Estudos de Mercado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Identificar os vários momentos em que o Marketing Research intervém no apoio à tomada de decisão dos Gestores de Marketing -> Tópicos 1,2,3,11 e 12 Estimular nos alunos a capacidade de identificar necessidades de informação de mercado e de enunciar corretamente problemas de pesquisa de marketing -> Tópico 6 Dotar os alunos de competências ao nível da capacidade de planeamento, desenvolvimento e acompanhamento da execução de estudos de mercado -> Tópicos 7 e 11 Desenvolver competências para articular e selecionar instrumentos e técnicas mais adequadas aos problemas de pesquisa -> Tópicos 4,5,8 e 11 Capacitar os alunos para avaliar corretamente propostas de estudos de mercado -> Tópicos 8,9,10 e 11

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, individual, com a ponderação de 50%; - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Elaboração de trabalhos individuais teórico e/ou práticos; Discussão nas aulas.O trabalho visa a integração de todos os conteúdos aprendidos, pela análise crítica de um estudo de caso, detetando erros e oportunidades de melhoria e geração de recomendações e novas formas de abordagem de uma situação real de pesquisa e aplicação de instrumentos. Dar-se-á especial importância à capacidade de identificação de erros, técnicos e estratégicos, e adequadas propostas de resolução dos problemas de Mkt.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Identificar os vários momentos em que o Marketing Research intervém no apoio à tomada de decisão dos Gestores de Marketing -> Exposição da matéria, exemplificações, case studies, seguidos de discussão conceptual. Elaboração de trabalho individual Estimular nos alunos a capacidade de identificar necessidades de informação de mercado e de enunciar corretamente problemas de pesquisa de marketing -> Exposição da matéria, exemplificações, case studies, seguidos de discussão conceptual. Elaboração de trabalho individual. Teste final Dotar os alunos de competências ao nível da capacidade de planeamento, desenvolvimento e acompanhamento da execução de estudos de mercado -> Exposição da matéria, exemplificações, case studies, seguidos de discussão conceptual. Elaboração de trabalho individual. Teste final. Desenvolver competências para articular e selecionar instrumentos e técnicas mais adequadas aos problemas de pesquisa -> Exposição da matéria, exemplificações, case studies, seguidos de discussão conceptual. Elaboração de trabalho individual. Teste final Capacitar os alunos para avaliar corretamente propostas de estudos de mercado -> Exposição da matéria, exemplificações, case studies, seguidos de discussão conceptual.

Observações / Observations


Os alunos deverão estar preparados para a resolução de alguns mini-casos na aula (30m a 1 hora).

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Malhotra, N. et al; Marketing Research: An Applied Orientation; 7th edition; Pearson; Essex; 2019

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Pessôa Lopes, José L.; Fundamental dos Estudos de Mercado - Teoria e Prática - 2ª edição; Edições Sílabo; Lisboa; 2011 Oliveira, J.; Marketing Research - Volume I: Investigação em Marketing; Edições Sílabo; Lisboa; 2012 Dionísio P., Rodrigues J. V., Lendrevie J., Lévy J.,Baynast A.; MERCATOR 25 anos - O Marketing na Era Digital, Dom Quixote; Lisboa; 2018 Esteban-Bravo, M., Vidal-Sanz, J.; Marketing Research Methods: Quantitative and Qualitative Approaches; Cambridge University Press; New York; 2021 Leavy, P.; Research Design: Quantitative, Qualitative, Mixed Methods, Arts-bsed and Community-Based Participatory Research Approaches - 2nd edition; The Guilford Press; New York; 2023 Nunan, D. Birks, D., Malhotra, N.; Marketing Research: Applied Insight; 6th edition; Pearson; Essex; 2020

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16