Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Finanças
Departamento / Department
Departamento de Finanças
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não há pré-requisitos formais. No entanto, conhecimentos básicos de cálculo e de estatística são bem-vindos. Assume-se que o aluno tem conhecimentos sólidos de avaliação de derivados (material coberto em unidades curriculares anteriores no Mestrado).
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular pretende dotar os alunos com um conhecimento profundo sobre aspectos teóricos e práticos da engenharia financeira. O enfoque será na avaliação de derivados e de produtos estruturados sobre equity e volatilidade e respectivas estratégias de cobertura. Um outro objectivo relevante é a implementação numérica dos modelos em Matlab ou Python.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, um estudante bem sucedido será capaz de: 1. Utilizar modelos de avaliação de derivados que incorporem as regularidades empíricas observadas. 2. Utilizar métodos numéricos e aproximações analíticas para avaliar opções. 3. Avaliar e fazer o hedging de opções exóticas. 4. Decompor e fazer o hedging de produtos estruturados.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1Alternativas ao modelo BSM 1.1Avaliação de opções com o modelo BSM 1.2Regularidades empíricas 1.3Modelo CEV 1.4Modelos de volatilidade estocástica: modelo de Heston e modelo SABR 1.5Modelos com saltos 1.6Modelos híbridos credit-equity 2Métodos numéricos para opções 2.1Opções americanas 2.2Aproximações analíticas 2.3Método da representação integral 2.4Abordagem OSA 2.5Abordagem SHP 2.6Métodos binomiais, trinomiais e diferenças finitas 2.7Simulação de Monte Carlo 2.8Integração numérica e técnicas de transformação 2.9Algoritmos de machine learning 3Opções exóticas e produtos estruturados 3.1Conceitos básicos: packages, decomposição e static hedging 3.2Produtos estruturados e alavancados sobre equity 3.3Binary options 3.4Forward start options 3.5Compound options 3.6As you like it options 3.7Exchange options 3.8Pay-later options 3.9Quanto options 3.10Basket options 3.11Bermudan options 3.12Barrier options 3.13Lookback options 3.14Turbo warrants 3.15Asian options 3.16Volatility derivatives
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta ?demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Ponto do programa: 1. OA2 - Ponto do programa: 2. OA3 - Ponto do programa: 3. OA4 - Ponto do programa: 3.
Avaliação / Assessment
O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, através das seguintes ME: 1.Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência. 2.Participativas: análise e resolução de exercícios práticos. 3.Activas: realização de trabalhos individuais e de grupo. 4.Auto-estudo: relacionadas com o TA do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. | 1ª fase: Avaliação contínua consistindo em trabalhos e participação nas aulas (40%) e exame final (60%) ou apenas exame final (100%). 2ª fase: Exame final (100%). No demais, aplicam-se os princípios gerais de avaliação em vigor para o Mestrado em Finanças.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, através das seguintes ME: 1.Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência. 2.Participativas: análise e resolução de exercícios práticos. 3.Activas: realização de trabalhos individuais e de grupo. 4.Auto-estudo: relacionadas com o TA do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos Todos 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas Todos
Observações / Observations
Devido à situação provocada pela COVID-19, as aulas e as avaliações poderão ser leccionadas e implementadas on-line em condições justificadas.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Dias, J.C. (2023). Financial Engineering, Lecture Notes, Iscte Business School.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Several published papers. - Zhang, P.G. (1998). Exotic Options: A Guide to Second Generation Options, 2nd edition, World Scientific Publishing. - Rouah, F.D. and Vainberg, G. (2007). Option Pricing Models and Volatility Using Excel-VBA, Wiley. - Rouah, F.D. (2015). The Heston Model and Its Extensions in VBA, Wiley. - Rouah, F.D. (2013). The Heston Model and Its Extensions in Matlab and C#, Wiley. - McDonald, R.L. (2012). Derivatives Markets, 3rd edition, Prentice Hall. - Hull, J.C. (2018). Options, Futures, and Other Derivatives, 10th edition, Pearson. - Gatheral, J. (2006). The Volatility Surface: A Practitioner`s Guide, Wiley. - Brandimarte, P. (2006). Numerical Methods in Finance and Economics: A Matlab-Based Introduction, 2nd edition, Wiley.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16