Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03029
Acrónimo :
03029
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não há pré-requisitos formais. No entanto, conhecimentos básicos de cálculo e de estatística são bem-vindos. Assume-se que o aluno tem conhecimentos sólidos de avaliação de derivados (material coberto em unidades curriculares anteriores no Mestrado).

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular pretende dotar os alunos com um conhecimento profundo sobre aspectos teóricos e práticos da engenharia financeira. O enfoque será na avaliação de derivados e de produtos estruturados sobre equity e volatilidade e respectivas estratégias de cobertura. Um outro objectivo relevante é a implementação numérica dos modelos em Matlab ou Python.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, um estudante bem sucedido será capaz de: 1. Utilizar modelos de avaliação de derivados que incorporem as regularidades empíricas observadas. 2. Utilizar métodos numéricos e aproximações analíticas para avaliar opções. 3. Avaliar e fazer o hedging de opções exóticas. 4. Decompor e fazer o hedging de produtos estruturados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1Alternativas ao modelo BSM 1.1Avaliação de opções com o modelo BSM 1.2Regularidades empíricas 1.3Modelo CEV 1.4Modelos de volatilidade estocástica: modelo de Heston e modelo SABR 1.5Modelos com saltos 1.6Modelos híbridos credit-equity 2Métodos numéricos para opções 2.1Opções americanas 2.2Aproximações analíticas 2.3Método da representação integral 2.4Abordagem OSA 2.5Abordagem SHP 2.6Métodos binomiais, trinomiais e diferenças finitas 2.7Simulação de Monte Carlo 2.8Integração numérica e técnicas de transformação 2.9Algoritmos de machine learning 3Opções exóticas e produtos estruturados 3.1Conceitos básicos: packages, decomposição e static hedging 3.2Produtos estruturados e alavancados sobre equity 3.3Binary options 3.4Forward start options 3.5Compound options 3.6As you like it options 3.7Exchange options 3.8Pay-later options 3.9Quanto options 3.10Basket options 3.11Bermudan options 3.12Barrier options 3.13Lookback options 3.14Turbo warrants 3.15Asian options 3.16Volatility derivatives

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta ?demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Ponto do programa: 1. OA2 - Ponto do programa: 2. OA3 - Ponto do programa: 3. OA4 - Ponto do programa: 3.

Avaliação / Assessment


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, através das seguintes ME: 1.Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência. 2.Participativas: análise e resolução de exercícios práticos. 3.Activas: realização de trabalhos individuais e de grupo. 4.Auto-estudo: relacionadas com o TA do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. | 1ª fase: Avaliação contínua consistindo em trabalhos e participação nas aulas (40%) e exame final (60%) ou apenas exame final (100%). 2ª fase: Exame final (100%). No demais, aplicam-se os princípios gerais de avaliação em vigor para o Mestrado em Finanças.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, através das seguintes ME: 1.Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência. 2.Participativas: análise e resolução de exercícios práticos. 3.Activas: realização de trabalhos individuais e de grupo. 4.Auto-estudo: relacionadas com o TA do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos Todos 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas Todos

Observações / Observations


Devido à situação provocada pela COVID-19, as aulas e as avaliações poderão ser leccionadas e implementadas on-line em condições justificadas.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Dias, J.C. (2023). Financial Engineering, Lecture Notes, Iscte Business School.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Several published papers. - Zhang, P.G. (1998). Exotic Options: A Guide to Second Generation Options, 2nd edition, World Scientific Publishing. - Rouah, F.D. and Vainberg, G. (2007). Option Pricing Models and Volatility Using Excel-VBA, Wiley. - Rouah, F.D. (2015). The Heston Model and Its Extensions in VBA, Wiley. - Rouah, F.D. (2013). The Heston Model and Its Extensions in Matlab and C#, Wiley. - McDonald, R.L. (2012). Derivatives Markets, 3rd edition, Prentice Hall. - Hull, J.C. (2018). Options, Futures, and Other Derivatives, 10th edition, Pearson. - Gatheral, J. (2006). The Volatility Surface: A Practitioner`s Guide, Wiley. - Brandimarte, P. (2006). Numerical Methods in Finance and Economics: A Matlab-Based Introduction, 2nd edition, Wiley.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16