Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Finanças
Departamento / Department
Departamento de Finanças
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não há pré-requisitos formais. No entanto, conhecimentos básicos de cálculo e de estatística são bem-vindos. Assume-se que o aluno tem conhecimentos sólidos de avaliação de derivados (material coberto em unidades curriculares anteriores no Mestrado).
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular pretende dotar os alunos com um conhecimento profundo sobre aspectos teóricos e práticos da engenharia financeira. O enfoque será na avaliação de derivados e de produtos estruturados sobre equity e volatilidade e respectivas estratégias de cobertura. Um outro objectivo relevante é a implementação numérica dos modelos em Matlab ou Python.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, um estudante bem sucedido será capaz de: 1. Utilizar modelos de avaliação de derivados que incorporem as regularidades empíricas observadas. 2. Utilizar métodos numéricos e aproximações analíticas para avaliar opções. 3. Avaliar e fazer o hedging de opções exóticas. 4. Decompor e fazer o hedging de produtos estruturados.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1Alternativas ao modelo BSM 1.1Avaliação de opções com o modelo BSM 1.2Regularidades empíricas 1.3Modelos CEV e JDCEV 1.4Modelos de volatilidade estocástica: modelo de Heston e modelo SABR 1.5Modelos com saltos 1.6Calibração de modelos de opções 1.7Estimação de risk-neutral densities 1.8Algoritmos de machine learning 2Métodos numéricos para opções 2.1Opções americanas 2.2Aproximações analíticas 2.3Método da representação integral 2.4Abordagem OSA 2.5Abordagem SHP 2.6Métodos binomiais, trinomiais e diferenças finitas 2.7Simulação de Monte Carlo 2.8Integração numérica e técnicas de transformação 3Opções exóticas e produtos estruturados 3.1Conceitos básicos: packages, decomposição e static hedging 3.2Produtos estruturados e alavancados sobre equity 3.3Binary options 3.4Forward start options 3.5Compound options 3.6As you like it options 3.7Exchange options 3.8Barrier options 3.9Lookback options 3.10Turbo warrants 3.11Asian options 3.12Volatility derivatives
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Esta ?demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Ponto do programa: 1. OA2 - Ponto do programa: 2. OA3 - Ponto do programa: 3. OA4 - Ponto do programa: 3.
Avaliação / Assessment
Os alunos podem optar por avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre consiste em: - Trabalho (40% na classificação final). - Um teste escrito (60% na classificação final e nota mínima de 7.5). A avaliação por exame consiste em: - Um teste escrito (100% na classificação final). A aprovação na UC depende da obtenção de uma classificação final, arredondada à unidade, igual ou superior a 10 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, através das seguintes ME: 1.Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência. 2.Participativas: análise e resolução de exercícios práticos. 3.Activas: realização de trabalhos individuais e de grupo. 4.Auto-estudo: relacionadas com o TA do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos Todos 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas Todos
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Dias, J.C. (2026). Financial Engineering, Lecture Notes, Iscte Business School.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Several published papers. - Zhang, P.G. (1998). Exotic Options: A Guide to Second Generation Options, 2nd edition, World Scientific Publishing. - Rouah, F.D. and Vainberg, G. (2007). Option Pricing Models and Volatility Using Excel-VBA, Wiley. - Rouah, F.D. (2015). The Heston Model and Its Extensions in VBA, Wiley. - Rouah, F.D. (2013). The Heston Model and Its Extensions in Matlab and C#, Wiley. - McDonald, R.L. (2012). Derivatives Markets, 3rd edition, Prentice Hall. - Hull, J.C. (2018). Options, Futures, and Other Derivatives, 10th edition, Pearson. - Gatheral, J. (2006). The Volatility Surface: A Practitioner`s Guide, Wiley. - Brandimarte, P. (2006). Numerical Methods in Finance and Economics: A Matlab-Based Introduction, 2nd edition, Wiley.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-11