Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03040
Acrónimo :
03040
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


As questões que nos propomos abordar nesta UC apontam para a interrogação das condições de possibilidade do conhecimento antropológico, das suas grandes conquistas e contributos para a humanidade e para a salvaguarda da sua diversidade. Optámos por nos centrar num programa de trabalho voltado para a averiguação das "implicações da recusa da distinção ontológica entre seres humanos e natureza - uma distinção incrustada no pensamento moderno pelo menos desde Descartes" . Desta forma, procuraremos abrir alguns debates actuais em torno de questões transversais de ecologia e de economia política, e identificaremos algumas 'zonas de fronteira' disciplinares nas Ciências da Vida e nas CTCs (ciências e tecnologias da cognição), privilegiando a antropologia de inspiração fenomenológica e equacionando, ainda, algumas sugestões de matriz ética, pedagógica e política em torno da emergência de novos paradigmas para as Ciências Sociais e Humanas

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 Capacidade para articular coerentemente os conteúdos programáticos propostos e, assim, formular problemas, definir percursos, cenários e focos de interesse para pesquisa. OA2 Capacidade para relacionar de forma abrangente os conteúdos programáticos propostos com as outras UCs e temáticas dos seminários de especialidade do curso. OA3 Capacidade para desenvolver, a partir da perspectiva disciplinar, uma reflexão informada e problematizante em torno do sentido e das circunstâncias da condição humana.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A ansiedade cartesiana e suas consequências epistemológicas, ecológicas e políticas 2. A 'oikoumene', das tensões fundadoras da antropologia à emergência de uma ontologia política 3. Antropologia, fenomenologia, biologia e complexidade 4. Perspectivismo e ontologias da natureza 5. Antropoceno ou capitaloceno? Da rede digital global à superação do humano.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - P1, P2 OA2 - P1, P2 OA3 - P1, P2

Avaliação / Assessment


Avaliação: a) Presença e participação assídua nas aulas bem como a apresentação oral e escrita da reflexão em torno dos conteúdos propostos; qualidade geral das intervenções e participação nas aulas (20%) b) Ensaio (aprox. 5000 palavras - 80%) c) Estudantes com défice de tempo trabalho lectivo (mais de 3 faltas), incumprimento ou trabalhos escritos insuficientes, deverão fazer exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


aulas expositivas, comentários e debate; a reflexão de cada um sobre os conteúdos assimilados no decurso do seu processo de aprendizagem deve ser apresentada oralmente e por escrito.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Uma metodologia de ensino que incentiva a ler, ouvir, debater e escrever permite não só adquirir competências de síntese relativamente aos conteúdos aprendidos nas aulas e nos tempos de leitura, como possibilita ainda a aquisição de competências para partilhar ideias e conceitos aprendidos; para formular projectivamente problemas, definir percursos, cenários e focos de interesse para pesquisa; para apresentar e discutir ideias e projectos com os colegas. Metodologia de Ensino - Objectivos de aprendizagem a) expositiva OA1, OA3 b) paticipativa OA1, OA2, OA3 c) auto-estudo OA1, OA2, OA3

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ingold, Tim, 2011, Being Alive. Essays on Movement, Knowledge and Description, Routledge, UK and USA Ingold, Tim, 2000, The Perception of the Environment. Essays on Livelihood, Dwelling and Skill, Routledge, London and New York. Dufour, Dany-Robert, 2003, L'Art de Réduire les Têtes. Sur la Nouvelle Servitude de l'Homme Libéré à l'Ère du Capitalisme Total, Paris, Denoël. Descola, Philippe, 2013, Beyond Nature and Culture, University of Chicago Press. Abram, David, 2007 - A Magia do Sensível. Percepção e Linguagem num mundo mais do que humano, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Winner, Langdon, 2005, "Resistence is Futile: The Post-Human Condition and its Advocates", in Baillie, Harold W. and Casey, Timothy K. (eds.), Is Human Nature Obsolete? Genetics, Bioengineering and The Future of the Human Condition, The MIT Press, pp. 385-411. Velho, Otávio, 2001, "De Bateson a Ingold: passos na constituição de um paradigma ecológico", Mana vol.7 no.2 Rio de Janeiro Oct. 2001. Toren, Christina, 2002, "Anthropology as the Whole Science of What it is to Be Human", in Richard Fox and Barbara King, Anthropology Beyond Culture, Berg, Oxford and New York, 105-124. Scheper-Hughes, Nancy, 2005, "The Last Commodity: Post-Human Ethics and the Global Traffic in ''Fresh'' Organs", in Ong, Aihwa and Colier, Stephen J. (eds.), 2005 Global Assemblages. Technology, Politics, and Ethics as Anthropological Problems, Blackwell Publising Ltd. Pp. 145-167. McMurtry, John, 2009, "Rationality and Scientific Method: Paradigm Shift in na Age of Collapse", Interchange, Vol40/1, 2009: 69-91. Laurin, Nicole, 1999, "Le démantèlement des institutions intermédiaires de la régulation sociale. Vers une nouvelle forme de domination", Sociologie et Sociétés, vol. XXXI, n° 2, automne 1999: 65-72. Knorr-Cetina, Karin, 2006, "Post-humanist challenges to the human and social sciences", Galiardi, Pasquale and Kzarniawska, Barbara (eds.), Management Education and Humanities, Edward Elgar Publishing, UK and USA, pp. 233-245. Knorr-Cetina, Karin, 1998, "Les épistémès de la société: l'enclavement du savoir dans les structures sociales", Sociologie et sociétés, vol. XXX, n° 1, printemps 1998. Ingold, Tim, 1985, "Who studies humanity?: The scope of Anthropology", Anthropology Today, Vol. 1, nº6, Dec 1985, 15-16. Hornborg, Alf, 2006, "Animism, Fetishism, and Objectivism as Strategies for Knowing (or not Knowing) the World", Ethnos, vol. 71:1, march 2006: 21-32. Greenwood, Susan, 2005, " Magical Consciousness", in The Nature of Magic. An Anthropology of Consciousness (cap. 5), Berg Publçishers, pp. 89-118. Godelier, Maurice, 2000 "Is Social Anthropology Still Worth the Trouble? A Response to Some Echoes from América", ethnos, vol. 65 :3, 2000: 301-316. Hastrup, Kirsten (ed.), 2014, Anthropology and Nature, Routledge, London, New York. Hastrup, Kirsten, 2005, "Social Anthropology. Towards a pragmatic enlightenment?", Social Anthropology (2005), 13, 2: 133-149. Fujimura, Joan H. 2003, "Future Imaginaries. Genome Scientists as Sociocultural Entrepreneurs", Alan H. Goodman, Deborah Heath and M. Susan Lindee (eds.), Genetic Nature/Culture. Anthropology and Science beyond the Two-Culture Divide, Berkeley, Los Angeles, Londom, University of California Press, pp. 176-199. Escobar, Arturo, 2018, Designs for the Pluriverse. Radical Interdependence, Autonomy, and the Making of Worlds, Duke University Press, Durham and London. Dove, Michael, 1996, "Process Versus Product in Bornean Augury: A Traditional Knowledge System's Solution to the Problem of Knowing", Roy Ellen e Katsuyashi Fukui (eds.), Redifining Nature: Ecology, Culture and Domestication, Oxford and Washington DC, Berg, pp. 557¬ 596. Dove, Michael, 1993, "Uncertainty, Humility, and Adaptation in the Tropical Forest: the Agricultural Augury of the Kantu", Ethnology, vol. XXXII, n.º 2, University of Pittsburgh: 145¬ 167. Castro, Eduardo Viveiros de, 2002, "O nativo relativo", Mana 8(1): 113-148. Castro, Eduardo Viveiros de, 1996, "Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio", Mana 2(2): 115-144. Bibeau, Gilles, 2003, "Quel humanisme pour une âge post-gênomique", Anthropologie et Sociétés, vol. 27, n° 3, 2003 : 93-113. Bauman, Zygmunt, 2000, Liquid Modernity, Cambridge, Polity Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16