Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03041
Acrónimo :
03041
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
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Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2016/2017

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


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Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Conhecimento das linhas fundamentais do desenvolvimento da teoria antropológica desde o século XIX até ao presente. Compreensão do carácter epistemologicamente problemático da conciliação entre relativismo cultural e a concepção metodológica de conhecimento. Conhecimento do modo como a escolha entre perspectivas teóricas explicativas e compreensivas foi condicionada pela especificidade das questões que tradicionalmente caracterizaram a investigação antropológica. Conhecimento do modo como a Filosofia Hermenêutica do século XX (Heidegger e Gadamer) reconfigurou as estratégias interpretativas de investigação. Conhecimento das noções fundamentais da Filosofia Hermenêutica e da sua repercussão na teoria e modo de definição do conhecimento antropológico.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 O divórcio entre as Ciências e as Humanidades e as Ciências Sociais. 2 Relativismo descritivo, cultural e normativo e as suas consequências no conhecimento antropológico. 3 As dimensões interpretativas do conhecimento sociológico e antropológico - breve introdução. 4 A hermenêutica filosófica - noções fundamentais I 5 A arte como modelo do conhecimento humanístico. 6 O modelo dialógico - Antropologia, anti-relativismo e verdade.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos permitem simultaneamente uma discussão aprofundada das questões centrais da teoria antropológica na sua história e o modo como estas podem ser reconsideradas no contexto actual da reflexão filosófica e da teoria social.

Avaliação / Assessment


Processo de avaliação: Participação nos seminários - 20%. Ensaio final sobre um tema acordado com o docente ou proposto por este - 80%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A unidade curricular funcionará em regime flexível, entre aulas e seminários. Algumas aulas consistirão numa exposição por parte do docente, noutras esta será precedida de um discussão sobre textos ou excertos de textos previamente distribuídos e lidos, se o seminário se revelar estimulante poderá ocupar toda uma aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A bibliografia é adequada para a aprendizagem dos temas fundamentais do programa. As aulas permitirão contextualizar e esclarecer os aspectos mais complexos da história da teoria antropológica e da filosofia hermenêutica. A realização de um projecto de trabalho, e a sua discussão, permitirão um acompanhamento pelo docente da evolução e eventuais dificuldades de aprendizagem dos alunos.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


WEINSHEIMER, Joel 2004 ?Meaningless Hermeneutics?? in KAJEWSKI, Bruce (Ed) Gadamer?s Repercussions: reconsidering Philosophical Hermeneutics. WACHTERHAUSER, Brice R. 2002 ?Getting it Right: Relativism, Realism, and Truth? in Dostal, Robert J. The Cambridge Companion to Gadamer, . VERDE, Filipe 2009 Explicação e Hermenêutica. INGOLD, Tim. 1994 "The Art of Translation in a Continuous World" in PÁLSSON, Gísli (Ed.) Beyond Boundaries - Understanding, Translation and Anthropological Discourse. GADAMER, Hans-Georg 1961 Truth and Method. BLOCH, Maurice 2004 ?Where did anthropology go? Or: the need for ?Human Nature?, Amsterdam, Vrije Universiteit. BERLIN, Isaiah 1974 ?The Divorce between the Sciences and the Humanities? in Against the Current: essays in the history of ideas. BARNARD, Alan 2000 History and Theory in Anthropology. ALEXANDER, Jeffrey 1995 Fin de Siècle Social Theory: relativism, reduction and the problem of reason.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16