Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03043
Acrónimo :
03043
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2016/2017

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


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Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A antropologia nunca se resumiu ao estudos dos povos “exóticos” ou a objectivos estritamente teóricos. Contudo, é comum negligenciarem-se no ensino campos mais práticos. Por conseguinte, esta UC visa “recordar” aos alunos terrenos de prática antropológica “fora” dos muros da academia. Com este objectivo, a UC centrar-se-á no estudo de exemplos contemporâneos, desde a “antropologia da advocacia” à “antropologia das corporações”, passando pelo papel da antropologia em processos de cooperação, voluntariado, desenvolvimento, “empowerment”, conflito, gestão do território, movimentos sociais, intermediação cultura, etc. Assim, os alunos deverão desenvolver competências para (se) proporem (a) novos objectos de estudo e prática antropológica e serem capazes de analisar a intervenção antropológica criticamente.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A–Conhecimento do papel da antropologia prática e/ou aplicada Acompanhamento/estudo de casos da intervenção da antrop. Competências analíticas/críticas do papel da antrop. em contextos práticos Aquisição de conhecimentos dos campos de intervenção antropológica e resultado Competências na selecção de possíveis campos de intervenção Análise e defesa critica dos campos de intervenção B–Sobre a antrop. prática e seus terrenos A critica e resistência à intervenção antrop. Questões epistemológicas e ideológicas A antrop prática em diferentes “escolas” de pensamento: O caso americano O caso inglês O caso português As polémicas em torno da intervenção da antrop. C–Intervenção e antrop. O “desconhecimento” da antrop. e suas potencialidades A investigação antrop. em fenómenos de “empowerment” A intervenção da antrop.em processos de desenvolvimento A antrop.nas empresas Antrop.e mediação cultural Antrop. na gestão de parques naturais Antropologia e gestão de conflitos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O primeiro módulo visa apresentar estudos de caso em que a antropologia prática se mais tem distinguido (OE1). Simultaneamente os alunos serão confrontados com as críticas à intervenção antropológica em contextos extra-académicos e às epistemologias e ideologias que informam estas mesmas criticas. Por outro lado, estas questões epistemológicas e ideológicas serão analisadas à luz do desenvolvimento da história da disciplina nas “escolas” mais hegemónicas. No prosseguimento da análise crítica das diferentes escolas de pensamento –seus defensores e opositores—serão abordadas os limites éticos e deontológicos para a intervenção antropológica, seja à luz de códigos e normas de conduta concebidos por diferentes associações profissionais, seja à luz do estudo de casos bem sucedidos. Neste sentido, serão estudados práticas de diferentes autores e equipas de investigadores em contextos que servirão de exemplo para reflexão.

Avaliação / Assessment


A base da avaliação será a média ponderada da realização de dois ensaios (60%) sobre textos centrais da unidade curricular, a apresentação de um seminário individual (30%) e participação nas aulas (10%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Será privilegiado o método expositivo dirigido pelo docente. Num 2º momento, os alunos apresentarão seminários em que se discutirá a)os movimentos a favor e contra a antropologia prática b)questões éticas e deontológicas c)estudos de caso.As estratégias de metodologia didáctica serão •Aulas expositivas •Leituras individuais de textos •Apres de seminários •Grupos de debate •Atend individual e grupal •Exerc de imaginação metodológica sobre a aplicabilidade do conhecimento antropológico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Dado os OGs acima apresentados, considera-se apropriado o método expositivo e de apresentação de seminários. Trata-se afinal de discutir uma componente da história da disciplina, das diferentes fases e contextos de aplicabilidade do conhecimento antropológico, das criticas a favor ou contra, de exemplos práticos recorrendo a estudos de caso. Nessa medida, pretende-se que uma postura em sala de aula mais expositiva estimule os alunos a reflectirem e exprimirem as suas opiniões sobre os conhecimentos que vão adquirindo. Assim, no processo de ensino-aprendizagem e avaliação a participação dos alunos será valorizada continuamente. Os ensaios e os seminários complementarão a avaliação possibilitando auferir a progressão dos alunos e como vão sendo alcançados os OGs previstos. Aplicam-se as normas pedagógicas e de avaliação prevista pelo CP da UTAD: ver, http://www.utad.pt/pt/instituicao/c_pedagogico/docs/normas_pedagogicas_2007.pdf consultado o 3-02-2011)

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


STRYKER, Rachael Stryker e Roberto González, 2014, Up, Down, and Sideways: Anthropologists Trace the Pathways of Power, Londres, Berghahn Books. STRANG, Veronica, 2009, What Anthropologists Do, Londres, Bloomsbury Academic Publ.. SILLITOE, Paul, Alan Bicker e Johan Pottier, 2002, Participating in Development: Approaches to Indigenous Knowledge, Londres, Routledge. Pink, Sarah (ed.), 2005, Applications of Anthropology: Professional Anthropology in the Twenty-First Century, Londres, Berghahn Books. MOSSE, David (ed.), 2011, Adventures in Aidland: The Anthropology of Professionals in International Development, Londres, Berghahn Books. FIELD, Les e Richard G. Fox, 2007, Anthropology Put to Work, Londres, Bloomsbury Academic Publ.. CEFKIN, Melissa (ed.), 2009, Ethnography and the Corporate Encounter: Reflections on Research in and of Corporations, Londres, Berghahn Books. AAA Guidelines <http://www.aaanet.org/issues/policy-advocacy/upload/AAA-Ethics-Code-2009.pdf>

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16