Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03044
Acrónimo :
03044
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


-

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o estudante deverá: OA1. Ser capaz de identificar os principais desenvolvimentos históricos da agenda dos Direitos Humanos OA2. Ser capaz de identificar as mudanças na receptividade da agenda dos Direitos Humanos na antropologia OA3. Ser capaz de explicar, relacionar e criticar as diferentes posturas teóricas sobre a relação entre Direitos Humanos universais e características culturais relativas

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução à U.C. A Declaração Universal dos Direitos Humanos. CP2. Antropologia e Direitos Humanos CP3. O debate universalismo/relativismo. CP4. O conceito de cultura na base do debate universalismo/relativismo CP5. Dois exemplos críticos: African Charter on Human and Peoples? Rights e U.N. Declaration on the Rights of Indigenous Peoples CP6. Perspetivas recentes na antropologia. CP7. Promoção Internacional dos Direitos da Mulher. CP8. Orientação sexual e identidade de género: os princípios de Yogjakarta CP9. Perspetivas do pensamento crítico sobre os direitos humanos: Direitos humanos e lógica do neoliberalismo? CP10. Perspetivas do pensamento crítico sobre os direitos humanos: a questão do diálogo intercultural e da tradução cultural.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os diversos conteúdos do programa estão expressos em objetivos de aprendizagem que traduzem a aplicabilidade dos conteúdos programáticos: OA1: CP1, CP5, CP7, CP8 OA2: CP2, CP3, CP4, CP6, CP10 OA3:CP2, CP3, CP4, CP6, CP9, CP10

Avaliação / Assessment


Regime de avaliação contínua ou final. Contínua: com 2 instrumentos de avaliação - discussão dos textos nas aulas (40%) e ensaio final de 10 pp máx (60%). Pressupõe, para o 1º instrumento, assiduidade igual ou superior a 80%, intervenção em aula, bem como a sua qualidade. 2º instrumento são relevantes a competência escritas, a qualidade da pesquisa bibliográfica, os conhecimentos adquiridos e a capacidade de análise e de síntese. Avaliação final: exame na 1ª época ou na época especial.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Todas as aulas são de Seminário (S), com o objetivo de apresentar os conceitos fundamentais, permitindo a sua discussão. Os alunos deverão ler previamente os textos designados para cada sessão. Os principais conteúdos destes serão apresentados pelo docente e discutidos de seguida pelos alunos. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento de dúvidas e acompanhamento de problemas de aprendizagem e ocorre no horário de atendimento do docente mediante marcação prévia pelo aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A escolha dos textos de leitura e discussão obrigatória para cada aula garante o cumprimento dos objetivos de aprendizagem. A apresentação dos seus conteúdos principais pelo docente e a discussão dos mesmos com os alunos garantem a sua identificação e problematização. A disponibilização dos textos no e-learning garante o acesso aos mesmos e leitura prévia pelos alunos.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


United Nations, 2006, The Yogkakarta Principles Sousa Santos, B., s.d., Por uma concepção multicultural dos direitos humanos, online no site www.dhnet.org.br Zizek, S., 2005, Against Human Rights, New Left Review, 34: 115-131. Cowan, J., 2006, Culture and rights after Culture and Rights, Am. Anth., 108(1): 9-24 Eriksen, Th., 2001, Between universalism and relativism: a critique of the UNESCO concepts of culture, in J. Cowan, M.-B. Dembour e R. Wilson, orgs., Culture and Rights: Anthropological Perspectives, pp 127-48, CUP. Turner, T., 1997, Human rights, human difference: Anthropology's contribution to an emancipatory cultural politics, Jrnl Anthro. Research, 53: 273-279. Hatch, E., 1997, The good side of relativism, Jrnl Anthrop. Research, 53: 371-381 Zechenter, E., 1997, In the name of culture: cultural relativism and the abuse of the individual, Jrnl Anthro. Research, 53: 319-347 Messer, E., 1993, Anthropology and human rights, Annual Review of Anthropology, 22: 221-249

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16