Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2018/2019
Pré-requisitos / Pre-Requisites
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Objetivos Gerais / Objectives
ntroduzir os estudantes à base aristotélica das classificações clássicas em antropologia, às razões da sua insuficiência e a abordagens alternativas baseadas em modelos cognitivos e transformacionais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Compreender as razões da inadequação de classificações aristotélicas no domínio da antropologia. OA2. Apreciar alguns sistemas conceptuais subjacentes a categorizações nativas. OA3. Apreender as razões da importância de modelos transformacionais no domínio da antropologia.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Sistemas classificatórios clássicos (relativos a espécies biológicas, categorias sociais e contos-tipo); razões da sua inadequação. P2. Sistemas transformacionais: modelo darwiniano, transformações topológicas (D'Arcy Thompson), transformações em parentesco e mitologia (Lévi-Strauss). P3. Classificações politéticas e analógicas (Rodney Needham). P4. Categorias de parentesco e representações somáticas (Françoise Héritier). P5. Metáfora e pensamento. Significação, reflexividade (Lévi-Strauss, Hofstadter).
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 -- P1 OA2 -- P3, P4, P5 OA3 -- P2, P5
Avaliação / Assessment
Avaliação contínua: Participação nas discussões em sala de aula (30%), trabalho final (70%). Participação obrigatória em pelo menos 2/3 das aulas. Ou: Exame final (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teóricas, discussões em aula, atendimento personalizado.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Aulas expositivas - Todas Aulas participativas - Todas
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Thompson, D'Arcy Wentworth. On Growth and Form. Cambridge UP, 1942. Lévi-Strauss, Claude. «The Structural Study of Myth.» Journal of American Folklore 68, no. 270 (1955): 428-44. Lévi-Strauss, Claude. «A Família». In O Olhar Distanciado. Edições 70. Lakoff, George and Mark Johnson. Philosophy in the Flesh. Basic, 1999. Hofstadter, Douglas. Gödel, Escher, Bach: An Eternal Golden Braid. Basic, 1999. Hertz, Robert. «The Pre-eminence of the Right Hand: A Study in Religious Polarity.» In Right and Left: Essays on Dual Symbolic Classification, ed R Needham, 3-31. U of Chicago P, 1978. Héritier-Augé, Françoise. «Semen and Blood.» In Fragments for a History of the Body. Ed. M Feher, R Naddaff and N Tazi. Vol. 3, 158-75. Zone, 1989. Durkheim, Emile and Marcel Mauss. 1970. «On Some Primitive Forms of Classification.» In Primitive Classification, ed. Rodney Needham. 1-61. Routledge. Dennett, Daniel C. Darwin's Dangerous Idea. Penguin, 1996.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Vaz da Silva, Francisco. «Folklore into Theory: Freud and Lévi-Strauss on Incest and Marriage.» Journal of Folklore Research 44, no. 1 (2007): 1-19. Needham, Rodney. "Analogical Classifications." In Reconnaissances. 41-62. Toronto: University of Toronto Press, 1980. Needham, Rodney. "Polythetic Classification: Convergence and Consequences." Man New Series 10, no. 3 (1975): 349-69. Lovejoy, Arthur O. The Great Chain of Being: A Study of the History of an Idea. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1936. Darwin, Charles. On the origin of species by means of natural selection, or, The preservation of favoured races in the struggle for life. London: Murray, 1859.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16