Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03045
Acrónimo :
03045
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


ntroduzir os estudantes à base aristotélica das classificações clássicas em antropologia, às razões da sua insuficiência e a abordagens alternativas baseadas em modelos cognitivos e transformacionais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Compreender as razões da inadequação de classificações aristotélicas no domínio da antropologia. OA2. Apreciar alguns sistemas conceptuais subjacentes a categorizações nativas. OA3. Apreender as razões da importância de modelos transformacionais no domínio da antropologia.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Sistemas classificatórios clássicos (relativos a espécies biológicas, categorias sociais e contos-tipo); razões da sua inadequação. P2. Sistemas transformacionais: modelo darwiniano, transformações topológicas (D'Arcy Thompson), transformações em parentesco e mitologia (Lévi-Strauss). P3. Classificações politéticas e analógicas (Rodney Needham). P4. Categorias de parentesco e representações somáticas (Françoise Héritier). P5. Metáfora e pensamento. Significação, reflexividade (Lévi-Strauss, Hofstadter).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 -- P1 OA2 -- P3, P4, P5 OA3 -- P2, P5

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua: Participação nas discussões em sala de aula (30%), trabalho final (70%). Participação obrigatória em pelo menos 2/3 das aulas. Ou: Exame final (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teóricas, discussões em aula, atendimento personalizado.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Aulas expositivas - Todas Aulas participativas - Todas

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Thompson, D'Arcy Wentworth. On Growth and Form. Cambridge UP, 1942. Lévi-Strauss, Claude. «The Structural Study of Myth.» Journal of American Folklore 68, no. 270 (1955): 428-44. Lévi-Strauss, Claude. «A Família». In O Olhar Distanciado. Edições 70. Lakoff, George and Mark Johnson. Philosophy in the Flesh. Basic, 1999. Hofstadter, Douglas. Gödel, Escher, Bach: An Eternal Golden Braid. Basic, 1999. Hertz, Robert. «The Pre-eminence of the Right Hand: A Study in Religious Polarity.» In Right and Left: Essays on Dual Symbolic Classification, ed R Needham, 3-31. U of Chicago P, 1978. Héritier-Augé, Françoise. «Semen and Blood.» In Fragments for a History of the Body. Ed. M Feher, R Naddaff and N Tazi. Vol. 3, 158-75. Zone, 1989. Durkheim, Emile and Marcel Mauss. 1970. «On Some Primitive Forms of Classification.» In Primitive Classification, ed. Rodney Needham. 1-61. Routledge. Dennett, Daniel C. Darwin's Dangerous Idea. Penguin, 1996.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Vaz da Silva, Francisco. «Folklore into Theory: Freud and Lévi-Strauss on Incest and Marriage.» Journal of Folklore Research 44, no. 1 (2007): 1-19. Needham, Rodney. "Analogical Classifications." In Reconnaissances. 41-62. Toronto: University of Toronto Press, 1980. Needham, Rodney. "Polythetic Classification: Convergence and Consequences." Man New Series 10, no. 3 (1975): 349-69. Lovejoy, Arthur O. The Great Chain of Being: A Study of the History of an Idea. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1936. Darwin, Charles. On the origin of species by means of natural selection, or, The preservation of favoured races in the struggle for life. London: Murray, 1859.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16