Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2013/2014
Pré-requisitos / Pre-Requisites
·
Objetivos Gerais / Objectives
O Seminário de Projecto tem como objectivo principal acompanhar e apoiar os alunos de Doutoramento na elaboração do seu projecto de tese de doutoramento.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O Seminário de Projecto tem como objectivo principal acompanhar e apoiar os alunos de Doutoramento na elaboração do seu projecto de tese de doutoramento. No Seminário de Projecto II pretende-se que os estudantes: OA1. Aprofundem competências informáticas de investigação e gestão de fontes documentais e recolha bibliográfica; OA2. Dominem as metodologias de análise avançada em História; OA3. Conheçam as potencialidades e as metodologias de análises interdisciplinares; OA4. Desenvolvam competências de comunicação oral e escrita; OA5. Escrevam um Projecto de tese sobre o respectivo tema de investigação para ser submetido a discussão e avaliação pública no final do semestre lectivo.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Metodologias de análise, sua justificação e adequação aos objectivos do projecto; CP2. Recolha, armazenamento e gestão da informação documental e arquivística. Recursos de pesquisa digitais e programas de gestão da informação; CP3. Como redigir uma proposta de índice e um plano de tese comentado; CP4. Organização do trabalho e planeamento da investigação. A construção de um cronograma.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A articulação entre os objetivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP) pode esquematizar-se assim: OA 1, 2 e 3 ? CP 1 e 2 OA 4 ? CP 3
Avaliação / Assessment
A) Participação activa nos debates e nas discussões e incluindo uma apresentação oral da primeira versão das metodologias de análise, plano comentado da tese e cronograma; ponderação: 10%. B) Relatório inicial incluindo a primeira versão das metodologias de análise, plano comentado da tese e cronograma (até 5000 palavras); ponderação: 35% . C) Projecto de tese a ser apresentado na discussão pública (até 15000 palavras); ponderação: 55%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A avaliação é contínua, requer um mínimo de 75% de presenças (9 sessões), e assenta em três componentes principais, com ponderações diferenciadas na nota final.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Tal como se espera de um programa doutoral, o modelo de aulas, em conjugação com o sistema de avaliação, permitem aos alunos, por um lado, aprofundar conhecimentos (teóricos, metodológicos, históricos), e, por outro, desenvolver algumas competências e capacidades adequadas ao nível de estudos do 3º ciclo.
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
WILLIAMS, R - The Historian?s Toolbox. A Student?s Guide to the Theory and Craft of History, Londres-NY, 2.ª ed., 2007 VINCENT, J. - An Intelligent Person?s Guide to History, Londres, 1995 THOMPSON, W. - Postmodernism and History, Nova York, 2004 STOREY, W.K - Writing History. A Guide for Students, Oxford e Nova York, 3.ª ed., 2008 KOCKA, J., ?Comparison and Beyond?, History and Theory, vol. 42, no. 1, 2003, pp. 39?44 LAMBERT, P.; SCHOFIELD, P. (eds.) - Making History. An introduction to the history and practices of a discipline, Londres-NY, 2004 LEVI, G. - «Sobre microhistoria» in Formas de hacer Historia, ed. Peter Burke, Madrid, 1993, pp. 119-3 HAUPT, Heinz-Gerhard - «Comparative history ? a contested method», HistoriskTidskrift, 127:4, 2007, pp. 697-714 CARRINGTON, Peter, Models and methods in social network analysis, Cambridge-NY, 2005 BURKE, P. - What is Cultural History?, Cambridge, 2004 ARÓSTEGUI, Julio - La Investigación Historica. Teoria y Método, Barcelona, 2.ª ed., 2003
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
--
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16