Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03054
Acrónimo :
03054
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
18.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
6.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
474.0
Horas de Trabalho Total :
504.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2013/2014

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


O Seminário de Projecto tem como objectivo principal acompanhar e apoiar os alunos de Doutoramento na elaboração do seu projecto de tese de doutoramento. No Seminário de Projecto II pretende-se que os estudantes: OA1. Aprofundem competências informáticas de investigação e gestão de fontes documentais e recolha bibliográfica; OA2. Dominem as metodologias de análise avançada em História; OA3. Conheçam as potencialidades e as metodologias de análises interdisciplinares; OA4. Desenvolvam competências de comunicação oral e escrita; OA5. Escrevam um Projecto de tese sobre o respectivo tema de investigação para ser submetido a discussão e avaliação pública no final do semestre lectivo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O Seminário de Projecto tem como objectivo principal acompanhar e apoiar os alunos de Doutoramento na elaboração do seu projecto de tese de doutoramento.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Metodologias de análise, sua justificação e adequação aos objectivos do projecto; CP2. Recolha, armazenamento e gestão da informação documental e arquivística. Recursos de pesquisa digitais e programas de gestão da informação; CP3. Como redigir uma proposta de índice e um plano de tese comentado; CP4. Organização do trabalho e planeamento da investigação. A construção de um cronograma.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A articulação entre os objetivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP) pode esquematizar-se assim: OA 1, 2 e 3 ? CP 1 e 2 OA 4 ? CP 3

Avaliação / Assessment


A) Participação activa nos debates e nas discussões e incluindo uma apresentação oral da primeira versão das metodologias de análise, plano comentado da tese e cronograma; ponderação: 10%. B) Relatório inicial incluindo a primeira versão das metodologias de análise, plano comentado da tese e cronograma (até 5000 palavras); ponderação: 35% . C) Projecto de tese a ser apresentado na discussão pública (até 15000 palavras); ponderação: 55%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A avaliação é contínua, requer um mínimo de 75% de presenças (9 sessões), e assenta em três componentes principais, com ponderações diferenciadas na nota final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Tal como se espera de um programa doutoral, o modelo de aulas, em conjugação com o sistema de avaliação, permitem aos alunos, por um lado, aprofundar conhecimentos (teóricos, metodológicos, históricos), e, por outro, desenvolver algumas competências e capacidades adequadas ao nível de estudos do 3º ciclo.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


WILLIAMS, R - The Historian?s Toolbox. A Student?s Guide to the Theory and Craft of History, Londres-NY, 2.ª ed., 2007 VINCENT, J. - An Intelligent Person?s Guide to History, Londres, 1995 THOMPSON, W. - Postmodernism and History, Nova York, 2004 STOREY, W.K - Writing History. A Guide for Students, Oxford e Nova York, 3.ª ed., 2008 KOCKA, J., ?Comparison and Beyond?, History and Theory, vol. 42, no. 1, 2003, pp. 39?44 LAMBERT, P.; SCHOFIELD, P. (eds.) - Making History. An introduction to the history and practices of a discipline, Londres-NY, 2004 LEVI, G. - «Sobre microhistoria» in Formas de hacer Historia, ed. Peter Burke, Madrid, 1993, pp. 119-3 HAUPT, Heinz-Gerhard - «Comparative history ? a contested method», HistoriskTidskrift, 127:4, 2007, pp. 697-714 CARRINGTON, Peter, Models and methods in social network analysis, Cambridge-NY, 2005 BURKE, P. - What is Cultural History?, Cambridge, 2004 ARÓSTEGUI, Julio - La Investigación Historica. Teoria y Método, Barcelona, 2.ª ed., 2003

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


--

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16