Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia Política
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2016/2017
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC visa habilitar os estudantes a compreender as principais lógicas de estruturação dos espaços urbanos e do seu desenvolvimento, com particular enfoque nos territórios metropolitanos. Pretende-se equacionar os principais problemas e desafios enfrentados pelos territórios urbanos na contemporaneidade, bem como introduzi-los aos principais paradigmas teóricos que enformam a análise e a actuação sobre o desenvolvimento das cidades.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
A. Compreensão e aquisição de conhecimentos - Conhecimento e compreensão dos principais problemas e desafios ao desenvolvimento enfrentados pelos territórios urbano-metropolitanos. - Articulação com os grandes paradigmas teóricos que enformam a análise e atuação sobre o desenvolvimento urbano - Conhecimento e compreensão das principais lógicas de atuação pública no campo do desenvolvimento urbano B. Aplicação de conhecimentos - Mobilizar conhecimentos teóricos na análise dos fenómenos reais; - Usar na prática fontes bibliográficas e empíricas diversas na análise de problemas concretos; C. Capacidade de análise e avaliação - Análise crítica e construção de argumentação própria fundamentada teórica, lógica e factualmente. D. Competências de comunicação - Elaborar argumentos fundamentados, teórica, lógica e factualmente e comunicá-los a outrem; E. Competências de aprendizagem - Aprender a trabalhar em equipa - Estudar com autonomia.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1.Introdução: Desenvolvimento, território e espaço urbano 2.Teorias e estratégias de desenvolvimento territorial : 3. A estruturação e o desenvolvimento dos espaços urbanos: das teorias às políticas 4.Transformações urbanas e desafios ao desenvolvimento 5. Governança e produção do espaço urbano 6. Uma aproximação através das atividades culturais e criativas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O programa cobre os diferentes objetivos e competências específicas que se pretendem proporcionar na unidade curricular, de acordo com a correspondência seguinte: Objetivos da Aprendizagem (OA) x Conteúdos programáticos (CP) OA a) CP 1, 2, 3, 4 e 5 OA b) CP 1, 2, 3, 4 e 5 OA c) CP 1, 2, 3, 4 e 5 OA d) CP 1, 2, 3, 4 e 5 OA e) CP 1, 2, 3, 4 e 5
Avaliação / Assessment
Os alunos poderão escolher entre um dos seguintes regimes de avaliação: a) Avaliação contínua: Trabalho de grupo - 50% Teste/ensaio individual - 50% O trabalho de grupo deverá ser selecionado a partir de uma lista de temas a fornecer, no início do ano letivo, pela equipa docente. b) Exame individual - 100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As horas de contacto letivas estão estruturadas em duas componentes: a) Sessões baseadas na exposição dos diferentes temas por parte dos professores; b) Sessões em regime de workshop, com apresentações por parte dos alunos e centradas na discussão de textos ou casos, em que estes desenvolvam as competências acima referidas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os objetivos da unidade curricular são atingidos através de um leque diversificado de atividades educativas e de avaliação, que preparam e enquadram o trabalho autónomo do estudante pela transmissão de saberes teóricos, técnicos e metodológicos em contexto de aula, de orientação tutorial, de supervisão individual, de participação em trabalho de investigação em grupo, bem como ainda através de atividades de discussão dirigidas à aquisição de competências transversais de reflexividade, crítica intersubjetiva e de exposição clara de conhecimentos. Ambos os elementos previstos nas metodologias de avaliação (tanto o teste individual como o trabalho de grupo) procuram avaliar os resultados em relação aos 5 objetivos de aprendizagem definidos (OA A, B, C, D e E). O regime de avaliação pretende que os alunos demonstrem que adquiriram quer os conhecimentos associados ao programa, quer as competências de comunicação oral e escrita, pensamento crítico, capacidade analítica de temas e argumentos complexos relacionados com as problemáticas em análise, bem como uma familiaridade com os métodos de investigação específicos.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Storper, M. (2014). “Governing the Large Metropolis”, Territory, Politics, Governance, Vol 2, Issue 2,115-134 Storper, Michael (1997), The Regional World:Territorial development in a Global Economy, The Guilford Press, New York/London Scott, Allen J. (2008), Social Economy of the Metropolis. Cognitive-Cultural Capitalism and the Global Resurgence of Cities, Oxford:Oxford University Press Sassen, Saskia (2000), Cities in a World Economy, 2nd Edition, Pine Forge Press, California Paddison, Ronan (Ed.) (2001), Handbook of Urban Studies, Sage Publications, London,UK Lopes, Raul (2001), Competitividade, Inovação e Território. Oeiras: Celta Ferrão, João (2011) O ordenamento do território como política pública, FCG, Lisboa Costa, José Silva (coord.) (2005), Compêndio de Economia Regional, APDR, Coimbra CE (2011), Cidades de Amanhã:Desafios, visões e perspetivas. Bruxelas,2011 (Cities of tomorrow-Challenges, visions, ways forward) Benko,Georges (1999), A Ciência Regional, Celta,Oeiras
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16