Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03059
Acrónimo :
03059
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Francês,Italiano,Espanhol,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
9.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
20.0h/sem
Trabalho Autónomo :
205.0
Horas de Trabalho Total :
225.0h/sem

Área científica / Scientific area


Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


OG1.Fornecer um suporte teórico, crítico e histórico para a investigação no contexto da arquitetura digital; OG2. Promover um ambiente de confronto de diferentes perspetivas de aproximação ao contexto de cruzamento entre a arquitectura (arquitectura paisagista, arte pública e desenvolvimento urbano) e computação ao longo da história; OG3. Estimular um pensamento crítico assente nas múltiplas dimensões das abordagens transdisciplinares da cultura digital; OG4. Estimular o reconhecimento da utilização de tecnologia digital avançada e seu impacto na resolução de problemas societais dos territórios metropolitanos contemporâneos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Dotar os alunos de um suporte teórico contextualizado da cultura digital; OA2. Fomentar diferentes abordagens transdisciplinares através do estudo de casos paradigmáticos; OA3. Descrever o enquadramento teórico sobre a natureza e especificidade dos processos arquitetónicos assentes em plataformas digitais; OA4. Investigar e entender as diferenças e complementaridades da arquitetura digital face aos processos analógicos e digitais tradicionais; OA5. Descrever as mudanças ocorridas nas metodologias de projeto arquitetónico em função da incorporação do computador como ferramenta de conceção, análise, simulação, visualização, representação, comunicação e fabricação

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução aos processos digitais, história e teorias dos últimos 30 anos do período de formação da arquitetura digital; CP2. Revisão do estado da arte, explicando a progressiva incorporação do digital como ferramenta de conceção, análise, simulação, visualização, representação, comunicação e fabricação na investigação arquitetónica; CP3. Introdução às múltiplas dimensões das abordagens transdisciplinares e aplicação de tecnologias digitais avançadas às dinâmicas culturais dos territórios metropolitanos contemporâneos; CP4. Contextualização e explicação de conceitos associados à arquitetura digital (ex: Fabricação Digital, Arquitetura Interativa, Análise Performativa, Collaborative Design, Arquitetura Algoritmica, BIM design, Realidade Aumentada e Imersiva, Desenho Paramétrico, etc); CP5. Apresentação e discussão de casos paradigmáticos da cultura digital transdisciplinar.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


CP1 - OA1, OA3 CP2 - OA1, OA3, OA5 CP3 - OA1, OA2, OA3, OA5 CP4 ? OA1, OA3, OA4, OA5 CP5 ? OA1, OA2, OA3, OA4, OA5

Avaliação / Assessment


Os estudantes serão avaliados em regime de avaliação contínua, através de: - revisão crítica da literatura - 80%. - assiduidade e participação nos debates - 20%. Não está previsto no funcionamento da UC a possibilidade de regime de avaliação final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


De acordo com a natureza teórica da unidade curricular (T), é adotado o seguinte processo de ensino-aprendizagem: PA1. Exposições orais de enquadramento às temáticas específicas da unidade curricular, pelo(a) docente responsável pela unidade curricular. PA2. No contexto temático específico do programa, contará com a participação de investigadores e especialistas convidados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


PA1 - OA1, OA2, OA3, OA4, OA5. PA2 - OA1, OA2, OA3, OA4, OA5.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


ROCHA, J. Architecture Theory 1960-1980. Emergence of a computational perspecive. Massachusetts, 2004 RIFKIN, J.The Third Industrial Revolution:How Lateral Power Is Transforming Energy, the Economy, and the World. St. Martin's Griffin, 2013 MITCHELL, W. The logic of architecture. Design, computation, and cognition. Massachusetts:MIT Press, 1998 PICON, A. 2010. Digital Culture in Architecture. An Introduction for the design professions. Basel:Birkhäuser, 2011 MENGES, M. & AHLQUIST, S. (ed) Computational Design Thinking. London:John Wiley & Sons, 2011 NEGROPONTE, N. Being Digital. London:Hodder & Stoughton, 1995 KOLAREVIC, B. (ed.) Architecture in the Digital Age:Design and Manufacturing. New York:Spon Press, 2005 CARPO, M. (ed.) The digital turn in Architecture 1992-2012. London:John Wiley & Sons, 2013 BIOCCA, F. & LEVY, M. (ed.) Communication in the age of virtual reality. New Jersey:Lawrence Erlbaum, 1995 ALEXANDER, C. Notes on the synthesis of form. Harvard:Paperback, 1971

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16