Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologias da Arquitectura
Departamento / Department
Departamento de Arquitectura e Urbanismo
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
.
Objetivos Gerais / Objectives
OG1. Fornecer um espaço de introdução, reflexão e discussão de tópicos de investigação em Arquitectura Digital. OG2. Apontar os instrumentos e as metodologias indispensáveis à elaboração de um projeto de investigação de natureza teórico, ou teórico-projetual.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Dotar os alunos de instrumentos e metodologias indispensáveis à elaboração de um projeto de investigação específico em arquitetura digital; OA2. Promover as bases para o desenvolvimento de um pensamento original e autónomo; OA3. Incentivar uma rigorosa sistematização no arquivamento de fontes e factos, bem como no modo a partir do qual se poderá reconduzir toda a informação na formulação de hipóteses de trabalho originais; OA4. Fomentar uma atitude crítica perante a investigação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Teoria e prática de investigação científica; CP2. Os principais métodos de investigação (recolha e tratamento de informação); CP3. Estruturação de um plano de investigação; CP4. Principais temas de investigação em curso na unidade de investigação ISTAR-IUL.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
CP1 - OA1, OA2, OA4. CP2 - OA1, OA2, OA3, OA4. CP3 - OA1. CP4 - OA1, OA2, OA3, OA4
Avaliação / Assessment
Os estudantes serão avaliados em regime de avaliação contínua, através de: - relatório de âmbito específico solicitado pelo docente - 80%. - assiduidade e participação nos debates - 20%. Não está previsto no funcionamento da UC a possibilidade de regime de avaliação final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
De acordo com a natureza teórica da unidade curricular (T), a metodologia a adotar prevê: PE1. Exposições orais de enquadramento às temáticas específicas da unidade curricular, pelo docente responsável pela unidade curricular. PE2. Integração de sessões temáticas, no contexto do programa de seminários, que contará obrigatoriamente com a participação de investigadores e especialistas convidados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
PE1 - OA1, OA2, OA3, OA4. PE2 - OA1, OA2, OA3, OA4.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
WALLIMAN, N. Researh Methods: The Basics. Routledge, 2011. OXMAN, R. Digital Architecture as a challenge for design pedagogy: theory, knowledge, models and medium. Design Studies, pp. 99-120, 2008 CRESWELL, J. W. Research design: Qualitative & quantitative approaches. Thousand Oaks: Sage, 1994
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
STEELE, J. Architecture and Computers: action and reaction in the digital design revolution. London: Laurence King Publishing, 2001 POLLAK, M. (ed.).The Education of the Architect. London: The MIT Press, 1997 PHILIP S. Generative Design Methods and the Exploration of Worlds of Formal Possibility. Empathic Space: The Computation of Human-Centric Architecture. Volume 84, Issue 5, pp. 24?3, 2014 NEGROPONTE, N. (ed). Computer aids to design and architecture. New York: Petrocelli, 1975 MITCHELL, W. The logic of architecture. Design, computation, and cognition. Massachusetts: MIT Press, 1998 KOLAREVIC, B. & KLINGER, K. Manufacturing Material Effects. Rethinking Design and Making in Architecture. New York: Routledge, 2010
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16