Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Arquitectura
Departamento / Department
Departamento de Arquitectura e Urbanismo
Ano letivo / Execution Year
2016/2017
Pré-requisitos / Pre-Requisites
.
Objetivos Gerais / Objectives
OG1. Fornecer um suporte conceptual e crítico para a investigação aplicada a desafios emergentes na área da arquitetura digital; OG2. Confrontar diferentes perspetivas de abordagem neste contexto; OG3. Promover uma contextualização teórica dos problemas através do cruzamento das tecnologias digitais avançadas em ambientes colaborativos com as diversas áreas estruturantes dos territórios metropolitanos contemporâneos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Dotar os alunos de competências de investigação aplicada alicerçadas em processos colaborativos digitais transdisciplinares; OA2. Promover um pensamento crítico científico rigoroso e uma visão integrada das ferramentas digitais na resolução de problemas reiais e complexos da sociedade contemporânea; OA3. Reconhecer e operar diferentes abordagens colaborativas transdisciplinares na resolução de problemas específicos ou exploratórios de várias áreas de investigação da arquitetura digital; OA4. Descrever o método para enfrentar uma questão de pesquisa ou hipóteses de investigação envolvendo processos colaborativos; OA5.Dotar os alunos de competências de trabalho em equipas de investigação multidisciplinares; OA6. Estimular a capacidade de reconhecimento/aplicabilidade de ferramentas digitais em ambientes colaborativos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Apresentação de quatro atividades temáticas de investigação exploratória aplicada envolvendo processos colaborativos digitais, que informam o debate da investigação em arquitetura digital, do ponto de vista, paisagístico, artístico e social; CP2. Introdução aos processos colaborativos (origens, definições, desafios, responsabilidades, técnicas, métodos, ferramentas e objetivos) por equipas de investigadores/especialistas. Novos modos de dialogar com os mecanismos tecnológicos; CP3. Introdução à aplicação de tecnologias digitais avançadas por equipas de investigadores/especialistas. Visão integrada das ferramentas digitais no processo de resolução de problemas específicos; CP4. Levantamento e discussão de hipóteses de investigação, e definição de um método e tecnologia para enfrentá-las envolvendo o acompanhamento de equipas de investigadores multidisciplinares em ambiente colaborativo; CP5. Apresentação e discussão de soluções com equipas de investigação multidisciplinares.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
CP1 - OA1, OA2, OA4, OA5, OA6 CP2 - OA1, OA3, OA4, OA5, OA6 CP3 - OA1, OA2, OA3, OA5, OA6 CP4 - OA1, OA3, OA4, OA5, OA6 CP5 - OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6
Avaliação / Assessment
Os estudantes serão avaliados em regime de avaliação contínua, através de: - relatório de âmbito específico solicitado pelo docente - 80%. - assiduidade e participação nos debates - 20%. Não está previsto no funcionamento da UC a possibilidade de regime de avaliação final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
De concordância com a natureza teórica da unidade curricular (T), é adotado o seguinte processo de ensino-aprendizagem: PA1. Exposições orais de enquadramento às temáticas específicas da unidade curricular, pelo docente responsável pela unidade curricular. PA2. No contexto temático específico do programa, contará com a participação de investigadores e especialistas convidados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
PE1 - OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6. PE2 - OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6. PE3 - OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
SZALAPAJ, P. Contemporary Architecture and the digital design process. London: Routledge, 2005 SANDERS, E. & STAPPERS, P. Convivial Toolbox. Generative Research for the front end of design. Amsterdam: BIS Publishers, 2012 MICHEL, R. (ed) Design Research Now. Essays and Selection Projects. Basel, Birkhäuser, 2007 MAVER, T. & PETRIC, J. Media in Mediation – Prospects for Computer Assisted Design Participation. LOUKISSES, Y. Co-designers. Cultures of Computer Simulation in Architecture. London: Routledge, 2012 Through Practice. From the lab, field and showroom. Amsterdam: Elsevier, 2011 KOSKINEN, I., ZIMMERMAN, J., BINDER, T. REDSTRÖM, J. & WENSVEEN, S. Design Research HAUSCHILD, M. & KARZEL, R. Digital Processes. Planning, Design, Production. Basel: Birkhäuser, 2011 BENTO, J., DUARTE, J., HEITOR, M. & MITCHELL, W. (ed) Collaborative Design and Learning. Competence building for innovation. Lisbon: IST, 2004
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16