Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03061
Acrónimo :
03061
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
9.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
20.0h/sem
Trabalho Autónomo :
205.0
Horas de Trabalho Total :
225.0h/sem

Área científica / Scientific area


Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2016/2017

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


OG1. Fornecer um suporte conceptual e crítico para a investigação aplicada a desafios emergentes na área da arquitetura digital; OG2. Confrontar diferentes perspetivas de abordagem neste contexto; OG3. Promover uma contextualização teórica dos problemas através do cruzamento das tecnologias digitais avançadas em ambientes colaborativos com as diversas áreas estruturantes dos territórios metropolitanos contemporâneos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Dotar os alunos de competências de investigação aplicada alicerçadas em processos colaborativos digitais transdisciplinares; OA2. Promover um pensamento crítico científico rigoroso e uma visão integrada das ferramentas digitais na resolução de problemas reiais e complexos da sociedade contemporânea; OA3. Reconhecer e operar diferentes abordagens colaborativas transdisciplinares na resolução de problemas específicos ou exploratórios de várias áreas de investigação da arquitetura digital; OA4. Descrever o método para enfrentar uma questão de pesquisa ou hipóteses de investigação envolvendo processos colaborativos; OA5.Dotar os alunos de competências de trabalho em equipas de investigação multidisciplinares; OA6. Estimular a capacidade de reconhecimento/aplicabilidade de ferramentas digitais em ambientes colaborativos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Apresentação de quatro atividades temáticas de investigação exploratória aplicada envolvendo processos colaborativos digitais, que informam o debate da investigação em arquitetura digital, do ponto de vista, paisagístico, artístico e social; CP2. Introdução aos processos colaborativos (origens, definições, desafios, responsabilidades, técnicas, métodos, ferramentas e objetivos) por equipas de investigadores/especialistas. Novos modos de dialogar com os mecanismos tecnológicos; CP3. Introdução à aplicação de tecnologias digitais avançadas por equipas de investigadores/especialistas. Visão integrada das ferramentas digitais no processo de resolução de problemas específicos; CP4. Levantamento e discussão de hipóteses de investigação, e definição de um método e tecnologia para enfrentá-las envolvendo o acompanhamento de equipas de investigadores multidisciplinares em ambiente colaborativo; CP5. Apresentação e discussão de soluções com equipas de investigação multidisciplinares.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


CP1 - OA1, OA2, OA4, OA5, OA6 CP2 - OA1, OA3, OA4, OA5, OA6 CP3 - OA1, OA2, OA3, OA5, OA6 CP4 - OA1, OA3, OA4, OA5, OA6 CP5 - OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6

Avaliação / Assessment


Os estudantes serão avaliados em regime de avaliação contínua, através de: - relatório de âmbito específico solicitado pelo docente - 80%. - assiduidade e participação nos debates - 20%. Não está previsto no funcionamento da UC a possibilidade de regime de avaliação final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


De concordância com a natureza teórica da unidade curricular (T), é adotado o seguinte processo de ensino-aprendizagem: PA1. Exposições orais de enquadramento às temáticas específicas da unidade curricular, pelo docente responsável pela unidade curricular. PA2. No contexto temático específico do programa, contará com a participação de investigadores e especialistas convidados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


PE1 - OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6. PE2 - OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6. PE3 - OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


SZALAPAJ, P. Contemporary Architecture and the digital design process. London: Routledge, 2005 SANDERS, E. & STAPPERS, P. Convivial Toolbox. Generative Research for the front end of design. Amsterdam: BIS Publishers, 2012 MICHEL, R. (ed) Design Research Now. Essays and Selection Projects. Basel, Birkhäuser, 2007 MAVER, T. & PETRIC, J. Media in Mediation – Prospects for Computer Assisted Design Participation. LOUKISSES, Y. Co-designers. Cultures of Computer Simulation in Architecture. London: Routledge, 2012 Through Practice. From the lab, field and showroom. Amsterdam: Elsevier, 2011 KOSKINEN, I., ZIMMERMAN, J., BINDER, T. REDSTRÖM, J. & WENSVEEN, S. Design Research HAUSCHILD, M. & KARZEL, R. Digital Processes. Planning, Design, Production. Basel: Birkhäuser, 2011 BENTO, J., DUARTE, J., HEITOR, M. & MITCHELL, W. (ed) Collaborative Design and Learning. Competence building for innovation. Lisbon: IST, 2004

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16