Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Introdução à Microeconomia (recomendado)
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos adquiram os conceitos e instrumentos básicos sobre modelos de oligopólio, teoria dos jogos e economia dos contratos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá conseguir: OA1. Conhecer os principais conceitos de modelos de oligopólio, da teoria dos jogos e da teoria dos contratos; OA2. Aplicar conhecimentos teóricos na análise dos fenómenos económicos reais.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Oligopólio e Interação Estratégica CP2. Teoria dos Jogos e Interação Estratégica CP3. Economia dos Contratos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2, CP3 OA2 - CP1, CP2, CP3
Avaliação / Assessment
A avaliação da UC processa-se em duas épocas: Normal (1.ª Época) e de Recurso (2.ª Época). a) Época Normal: Avaliação ao longo do semestre: - Assiduidade mínima de 2/3 - Trabalho de grupo: 40%, cuja nota não pode ser inferior a 7,5v. para obter aprovação na disciplina. - Prova escrita: 60%, cuja nota não pode ser inferior a 7,5v. para obter aprovação na disciplina. b) Época de Recurso: Exame (100%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino e avaliação (MEA): MEA1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência MEA2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos MEA3. Activas, com a participação nas aulas. MEA4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A demonstração de coerência decorre da interligação das metodologias de ensino e avaliação (MEA) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - MEA1, MEA2, MEA3, MEA4 OA2 - MEA1, MEA2, MEA3, MEA4
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Pindyck, R.S. e D.L. Rubinfeld, Microeconomics, 2018, 9th Ed., England, Pearson Education Limited., Dixit, Avinash; Skeath, Susan; Reiley Jr., David H., Games of Strategy, 2014, 4th edition, W.W. Norton & Company., Watson, J., Strategy: An introduction to game theory, 2013, 3rd edition, W.W: Norton & Company., Gibbons, R., A Primer in Game Theory, 1992, Pearson Education., Rasmusen, E., Games and Information: An introduction to game theory, 2007, 4th edition, Blackwell Publishing., Laffont, J.J.; Martimort, D., The theory of incentives: the principal-agent model, 2002, Princeton University Press., -
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Frank, R., Microeconomics and Behavior, 2021, 10th Ed, New York: McGrawHill., Mas-Colell, A.; Whinston, M.D.; Green, J.R., Microeconomic Theory, 1995, Oxford University Press., Varian, H., Intermediate Microeconomics, 2014, 9th Ed., London: W.W. Norton Company., Maschler, M.; Solan, E.; Zamir, S., Game Theory, 2013, Cambridge University Press., Campbell, D., Incentives: motivation and the economics of information, 2018, 3rd Ed., Cambridge Press., Macho-Stadler, I.; Perez-Castrillo, J.D., An introduction to the economics of innovation: incentives and contracts, 2005, 3rd edition, Oxford University Press.,
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-16