Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03066
Acrónimo :
03066
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
26.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
27.0h/sem
Trabalho Autónomo :
123.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Introdução à Microeconomia (recomendado)

Objetivos Gerais / Objectives


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá conseguir: OA1. Conhecer os principais conceitos de modelos de oligopólio, da teoria dos jogos e da teoria dos contratos; OA2. Aplicar conhecimentos teóricos na análise dos fenómenos económicos reais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Pretende-se que os alunos adquiram os conceitos e instrumentos básicos sobre modelos de oligopólio, teoria dos jogos e economia dos contratos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Oligopólio e Interação Estratégica CP2. Teoria dos Jogos e Interação Estratégica CP3. Economia dos Contratos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2, CP3 OA2 - CP1, CP2, CP3

Avaliação / Assessment


A avaliação da UC processa-se em duas épocas: Normal (1.ª Época) e de Recurso (2.ª Época). a) Época Normal: Avaliação Periódica: - Assiduidade mínima de 2/3 - Trabalho de grupo: 40%, cuja nota não pode ser inferior a 7,5v. para obter aprovação na disciplina. - Prova escrita: 60%, cuja nota não pode ser inferior a 7,5v. para obter aprovação na disciplina. b) Época de Recurso: Prova escrita (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino e avaliação (MEA): MEA1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência MEA2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos MEA3. Activas, com a participação nas aulas. MEA4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação das metodologias de ensino e avaliação (MEA) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - MEA1, MEA2, MEA3, MEA4 OA2 - MEA1, MEA2, MEA3, MEA4

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Pindyck, R.S. e D.L. Rubinfeld, Microeconomics, 2018, 9th Ed., England, Pearson Education Limited., Dixit, Avinash; Skeath, Susan; Reiley Jr., David H., Games of Strategy, 2014, 4th edition, W.W. Norton & Company., Watson, J., Strategy: An introduction to game theory, 2013, 3rd edition, W.W: Norton & Company., Gibbons, R., A Primer in Game Theory, 1992, Pearson Education., Rasmusen, E., Games and Information: An introduction to game theory, 2007, 4th edition, Blackwell Publishing., Laffont, J.J.; Martimort, D., The theory of incentives: the principal-agent model, 2002, Princeton University Press., -

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Frank, R., Microeconomics and Behavior, 2021, 10th Ed, New York: McGrawHill., Mas-Colell, A.; Whinston, M.D.; Green, J.R., Microeconomic Theory, 1995, Oxford University Press., Varian, H., Intermediate Microeconomics, 2014, 9th Ed., London: W.W. Norton Company., Maschler, M.; Solan, E.; Zamir, S., Game Theory, 2013, Cambridge University Press., Campbell, D., Incentives: motivation and the economics of information, 2018, 3rd Ed., Cambridge Press., Macho-Stadler, I.; Perez-Castrillo, J.D., An introduction to the economics of innovation: incentives and contracts, 2005, 3rd edition, Oxford University Press.,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16