Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Finanças
Departamento / Department
Departamento de Finanças
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhuns
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam identificar os fundamentos relacionados com a criação e gestão de valor e aplicar as principais metodologias de avaliação de investimentos a problemas empresariais concretos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá ser capaz de: 1. Descrever o conceito de rendibilidade, fazer sua articulação com a estrutura financeira de uma empresa, e saber calcular e interpretar os principais indicadores de rendibilidade; 2. Saber analisar a situação financeira de uma empresa e calcular e interpretar os principais indicadores financeiros; 3. Calcular e interpretar o cash flow de um projeto de investimento; 4. Aplicar e interpretar os principais critérios de avaliação de um projeto de investimento; 5. Compreender o processo de interligação das decisões de investimento e de financiamento; 6. Estender as técnicas de avaliação de ativos reais à avaliação de empresas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I - Análise Financeira da Empresa 1. Resultados e indicadores de rendibilidade 2. Leverage financeiro 3. Origens e aplicações de fundos 4. Working capital 5. Equilíbrio financeiro 6. Análise de fluxos financeiros II - Investimentos Reais 1. Conceito de cash flow 2. Metodologia de avaliação 3. A taxa de atualização 4. Critérios de avaliação: VAL, TIR, IRP e PRI 5. Projetos mutuamente exclusivos III - Estrutura de Capital 1. A estrutura de capital e o valor da empresa 2. Avaliação de investimentos reais ajustada IV - Avaliação de empresas 1. Métodos de avaliação de empresas 2. Cash flow livre 3. Diferentes taxas de crescimento dos cash flows
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta ?demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 e OA2: I - Análise Financeira da Empresa OA3 e OA4: II - Investimentos Reais OA5: III - Estrutura de Capital OA6: IV - Avaliação de empresas
Avaliação / Assessment
avaliação ao longo do semestre - Relatórios escritos individuais e de grupo, com apresentações orais (40%). - Teste final (60%). - Em abos os momentos de avaliação existe uma nota mínima de 7.5 valores. - Obrigatória uma assiduidade mínima de 70%. Avaliação por exame - A ponderação do exame corresponderá a 100% da nota final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação de quadros teóricos 2. Participativas, com análise/resolução de exercícios 3. Participativas, com análise/discussão de casos de estudo 4. Ativas, com realização de trabalhos grupo e individuais 5. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ? todos os OAs 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos ? todos os OAs 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura - OA4, OA5 e OA6 4. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo - OA4, OA5 e OA6 5. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas ? todos os OAs
Observações / Observations
Em qualquer um dos sistemas de avaliação (avaliação regular ou exames) considera-se que o aluno teve aprovação à disciplina se tiver nota final superior ou igual a 9.5 valores. Os alunos abrangidos pelo ?Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais? deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Mota, A., Barroso, C., Soares, H., e Laureano, L. (2023). Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos. 4ª Edição, Edições Sílabo, Lisboa Mota, A, Barroso, C., Nunes, J., Oliveira, L., Ferreira, M., e Inácio, P. (2020). Finanças da Empresa. 6ª edição, Edições Sílabo. Lisboa
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Ross, S. Westerfield, R., Jaffe, J., & Jordan, B. (2022). Corporate Finance. 13th Ed., McGraw-Hill Damodaran, Aswath, Damodaran Online (http://people.stern.nyu.edu/adamodar/) Brealey, R., Myers, S., & Allen, F. (2019). Principles of Corporate Finance. 13th Ed., McGraw-Hill Berk, J., & DeMarzo, P. (2023). Corporate Finance. 6th Ed., Pearson
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-24