Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Finanças
Departamento / Department
Departamento de Finanças
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhuns
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam identificar os fundamentos relacionados com a criação e gestão de valor e aplicar as principais metodologias de avaliação de investimentos a problemas empresariais concretos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá ser capaz de: 1. Descrever o conceito de rendibilidade, fazer sua articulação com a estrutura financeira de uma empresa, e saber calcular e interpretar os principais indicadores de rendibilidade; 2. Saber analisar a situação financeira de uma empresa e calcular e interpretar os principais indicadores financeiros; 3. Calcular e interpretar o cash flow de um projeto de investimento; 4. Aplicar e interpretar os principais critérios de avaliação de um projeto de investimento; 5. Compreender o processo de interligação das decisões de investimento e de financiamento; 6. Estender as técnicas de avaliação de ativos reais à avaliação de empresas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I - Análise Financeira da Empresa 1. Resultados e indicadores de rendibilidade 2. Leverage financeiro 3. Origens e aplicações de fundos 4. Working capital 5. Equilíbrio financeiro 6. Análise de fluxos financeiros II - Investimentos Reais 1. Conceito de cash flow 2. Metodologia de avaliação 3. A taxa de atualização 4. Critérios de avaliação: VAL, TIR, IRP e PRI 5. Projetos mutuamente exclusivos III - Estrutura de Capital 1. A estrutura de capital e o valor da empresa 2. Avaliação de investimentos reais ajustada IV - Avaliação de empresas 1. Métodos de avaliação de empresas 2. Cash flow livre 3. Diferentes taxas de crescimento dos cash flows
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta ?demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 e OA2: I - Análise Financeira da Empresa OA3 e OA4: II - Investimentos Reais OA5: III - Estrutura de Capital OA6: IV - Avaliação de empresas
Avaliação / Assessment
Avaliação Regular - Relatórios escritos individuais e de grupo, com apresentações orais (40%). - Teste final (60%). - Nenhum dos momentos de avaliação possui nota mínima. - Obrigatória uma assiduidade mínima de 80%. Avaliação por exame - A ponderação do exame corresponderá a 100% da nota final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação de quadros teóricos 2. Participativas, com análise/resolução de exercícios 3. Participativas, com análise/discussão de casos de estudo 4. Ativas, com realização de trabalhos grupo e individuais 5. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ? todos os OAs 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos ? todos os OAs 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura - OA4, OA5 e OA6 4. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo - OA4, OA5 e OA6 5. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas ? todos os OAs
Observações / Observations
Em qualquer um dos sistemas de avaliação (avaliação regular ou exames) considera-se que o aluno teve aprovação à disciplina se tiver nota final superior ou igual a 9.5 valores. Os alunos abrangidos pelo ?Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais? deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Mota, A., Barroso, C., Soares, H., e Laureano, L. (2020). Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos. 3ª Edição, Edições Sílabo, Lisboa Mota, A, Barroso, C., Nunes, J., Oliveira, L., Ferreira, M., e Inácio, P. (2020). Finanças da Empresa. 5ª edição, Edições Sílabo. Lisboa
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Ross, S. Westerfield, R., Jaffe, J., & Jordan, B. (2022). Corporate Finance. 13th Ed., McGraw-Hill Damodaran, Aswath, Damodaran Online (http://people.stern.nyu.edu/adamodar/) Brealey, R., Myers, S., & Allen, F. (2019). Principles of Corporate Finance. 13th Ed., McGraw-Hill Berk, J., & DeMarzo, P. (2020). Corporate Finance. 5th Ed., Pearson
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16