Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Aproveitamento de disciplinas do 1º ano curricular do mestrado perfazendo um mínimo de 42 ECTS.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta cadeira visa dotar os alunos de um conhecimento aprofundado do processo de desenvolvimento de um trabalho de investigação científica. Adicionalmente, esta UC tem outros dois objetivos gerais. Deste modo, pretende-se que os alunos: 1) Desenvolvam um projeto da sua tese de mestrado; 2) Contactem com seminários sobre temas de atualidade nesta área de conhecimento. Estes seminários visam dar possibilidade de assistir a trabalho científico que possa servir de exemplo para a elaboração das teses.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Conhecer os principais tipos de teses de mestrado e identificar o tipo que melhor se adequa ao trabalho a desenvolver no seu projeto OA2 - Saber definir corretamente as questões de investigação de um projeto científico OA3 - Saber como construir um cronograma do processo de investigação OA4 - Conhecer o processo de desenvolvimento de uma revisão de literatura e as principais fontes de bibliografia que podem ser usadas com esse intuito OA5 - Saber definir as fases do trabalho empírico em Economia OA6 - Conhecer as regras do sistema de referenciação, saber como proceder à sua aplicação e compreender o conceito de plágio de modo a evitar situações desta natureza no trabalho científico OA7 - Compreender os princípios que devem orientar a escrita e apresentação oral de um trabalho nesta área científica
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 - Tópicos associados à elaboração de um trabalho de investigação 1.1 Tipos de teses 1.2 Identificação das questões de investigação e planeamento das fases do trabalho 1.3 Elaboração da revisão de literatura e fontes de bibliografia 1.4 Tipos e fases do trabalho empírico em economia 1.5 Citações e referências 1.6 O plágio no trabalho científico 1.7 O processo de redação de uma tese 1.8 A apresentação oral de uma tese CP2 - Temas de investigação em Economia da Empresa e da Concorrência
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1 e CP2 OA2 - CP1 e CP2 OA3 - CP1 e CP2 OA4 - CP1 e CP2 OA5 - CP1 e CP2 OA6 - CP1 e CP2 OA7 - CP1 e CP2
Avaliação / Assessment
A avaliação é realizada através dos seguintes elementos: - Projeto de tese - relatório e apresentação oral (25%); - Elaboração de uma revisão de literatura - relatório e apresentação oral (25%). - Elaboração de um estudo de análise empírica - relatórios e apresentação oral (50%). Nesta cadeira não existe segunda época. Esta UC não tem exame dada a sua natureza.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação de um conjunto de orientações de referência. 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação. 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo. 4. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que se apresentam, a seguir, as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos os OAs 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação: Todos os OAs 3. Ativas, com realização de trabalhos de grupo: Todos os OAs 4. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas: Todos os OAs
Observações / Observations
"Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário"
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Fisher, C. (2010). Researching and Writing a Dissertation: An Essential Guide for Business Students, 3ª edição. Prentice Hall. Saunders, M., Lewis, P. e Thornhill (2015). Research Methods for Business Students, 7ª edição. Pearson Education. Thomson, W (2011). A Guide for the Young Economist, 2ª edição. MIT Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Bryman, A. e Bell, E. (2015). Business Research Methods, 4ª edição. Oxford University Press.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16