Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03073
Acrónimo :
03073
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
26.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
27.0h/sem
Trabalho Autónomo :
123.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular visa fornecer aos alunos os conhecimentos e competências fundamentais para a análise dos problemas macroeconómicos a nível nacional e internacional bem como para a avaliação do impacto de medidas de política económica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Conhecer os principais indicadores macroeconómicos OA2 - Ter capacidade de debater o papel da política económica à luz do pensamento macroeconómico atual OA3 - Conhecer os instrumentos de política económica OA4 - Saber refletir criticamente sobre o desempenho económico no longo prazo

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Elementos gerais de enquadramento CP2. Empresas e contexto setorial CP3. Indicadores macroeconómicos CP4. Competititvidade Internacional CP5. Tipologia de choques económicos CP6. Política orçamental e política monetária CP7. Factores chave de transformação estrutural

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP3, CP5, CP6 OA2 - CP1 a CP7 OA3 - CP1, CP6 OA4 - CP1, CP6, CP7

Avaliação / Assessment


A avaliação decorre de uma das seguintes formas. Regime A: Avaliação periódica - Frequência (70%) - nota mínima: 7,5 val. - Trabalho de Grupo (30%) Regime B: Avaliação Final - Exame Final (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que se apresentam, a seguir, as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos os OAs 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação: Todos os OAs 3. Ativas, com realização de trabalhos de grupo: Todos os OAs 4. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas: Todos os OAs

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Sorensen P. e Whitta-Jacobsen, H. (2012), Introducing Advanced Macroeconomics: Growth and Business Cycles, 2ª edição. McGraw-Hill, New York. Hoover, K. (2015), Applied Intermediate Macroeconomics, Cambridge University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Documentos de Trabalho e Relatórios de Instituições Nacionais e Internacionais (FMI, Banco de Portugal, OCDE, etc.) Wessels, W. (2018), Economics, Barron?s. Rinaldi, G. (2019), Economics for Policy Makers ? A Guide for Non-Economists, Routledge. Kennedy, P. e Prag, J. (2017), Macroeconomic Essentials ? Understanding Economics in the News, MIT Press. Crespo, N. e Simões, N. (2021), Uma Viagem ao Mundo das Ideias Económicas ? 100 Questões para Entender Economia, Actual Editora (Grupo Almedina).

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16