Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Econometria
Departamento / Department
Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Estatística e Econometria Básica.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de aplicar modelos econométricos na análise de dados seccionais e de painel de natureza económico-financeira.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, o aluno deverá ter atingido os seguintes objectivos de aprendizagem (OA): OA1. Saber como especificar, estimar, avaliar e interpretar modelos econométricos OA2. Avaliar e resolver problemas de endogeneidade OA3. Conhecer e aplicar modelos para dados de painel OA4. Conhecer e aplicar modelos com variável dependente limitada OA5. Ser capaz de trabalhar com packages econométricos
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Análise de Regressão Linear P2. Análise de Regressão Não Linear P3. Modelos de Escolha Discreta P4. Modelos com Variável Dependente Limitada Contínua
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objectivos de aprendizagem (OA) estão contemplados no programa (P) da seguinte forma: OA1 - P1 a P4 OA2 - P2 e P3 OA3 - P3 OA4 - P4 OA5 - P1 a P4
Avaliação / Assessment
A avaliação é composta por: i) dois trabalhos individuais (50%); ii) exame final (50%). Para ser aprovado, o aluno tem de cumprir os seguintes critérios: i) média ponderada superior a 9,5/20; ii) nota no exame final superior a 7/20. Não são realizados exames de 2ª época.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
São utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1. Expositivas, para apresentação dos modelos, métodos e testes de referência; MEA2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos baseados em dados reais; MEA3. Activas, com realização de um trabalho de investigação individual; MEA4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos utilizando software econométrico; MEA5. Auto-estudo, com trabalho autónomo por parte do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os objectivos de aprendizagem (OA) estão articulados com as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) da seguinte forma: OA1 - MEA1 a MEA5 OA2 - MEA1 a MEA5 OA3 - MEA1 a MEA5 OA4 - MEA1 a MEA5 OA5 - MEA4
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente na primeira semana de aulas, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Cameron, A. and P.K. Trivedi (2005), Microeconometrics: Methods and Applications, Cambridge University Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Baltagi, B. (2021), Econometric Analysis of Panel Data, John Wiley and Sons (6th Edition). Verbeek, M. (2017), A Guide to Modern Econometrics, Wiley (5th Edition). Wooldridge, J.M., Econometric Analysis of Cross Section and Panel Data, 2010, Wooldridge, J. (2010), Econometric Analysis of Cross Section and Panel Data, MIT Press (2nd Edition)., Davidson, R. and J.G. MacKinnon (2003), Econometric Theory and Methods, Oxford University Press. Greene, W. (2018), Econometric Analysis, Pearson (8th Edition).
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16