Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Econometria
Departamento / Department
Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Estatística e Econometria Básica.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de usar de forma adequada métodos econométricos na análise de dados seccionais e de painel de natureza económico-financeira.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, o aluno deverá ter atingido os seguintes objectivos de aprendizagem (OA): OA1. Conhecer e saber aplicar modelos de regressão para dados seccionais ou de painel OA2. Saber escolher e especificar modelos econométricos para variável dependente contínua ilimitada ou limitada OA3. Saber escolher e especificar modelos econométricos para variável dependente discreta OA4. Saber como estimar, avaliar e interpretar modelos econométricos OA5. Saber avaliar e resolver problemas de endogeneidade OA6. Ser capaz de trabalhar com packages econométricos
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Introdução P2. Modelos de Regressão Lineares P3. Modelos de Regressão Não Lineares P4. Modelos de Escolha Discreta P5. Modelos com Variável Dependente Limitada
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O conteúdo P1 fornece uma introdução geral a toda a unidade curricular, sendo relevante para todos os objectivos de aprendizagem na medida. O conteúdo P2 aborda exclusivamente matéria relacionada com o objectivo OA2, pois foca-se no modelo de regressão linear, enquanto o conteúdo P4 aborda exclusivamente matéria relacionada com o objectivo OA3, pois foca-se em modelos cuja variável dependente é discreta. Em contraste, os conteúdos P3 e P5 são relevantes para ambos os objectivos OA2 e OA3, pois aplicam-se tanto a variáveis contínuas como discretas. Por outro lado, todos os conteúdos programáticos contribuem para os objectivos OA1, OA4, OA5 e OA6, pois todos os modelos são estudados: considerando dados seccionais e em painel (OA1) e variáveis explicativas exógenas e endógenas (OA5); mostrando como podem ser estimados, avaliados e interpretados (OA4); e envolvendo a resolução de exercícios práticos recorrendo a software econométrico (OA6).
Avaliação / Assessment
A modalidade de avaliação preferencial será a 'Avaliação ao longo do semestre'. Este regime de avaliação é composto por: i) dois trabalhos práticos individuais; ii) uma prova escrita individual, com consulta. Cada um destes elementos de avaliação terá um peso de 50% na nota final, sendo o peso de cada trabalho de 25%. Para ser aprovado, o aluno tem de cumprir os seguintes critérios: i) média ponderada igual ou superior a 9,5/20; ii) notas no exame e em cada trabalho igual ou superior a 7,5/20. Alternativamente, o aluno pode optar pela modalidade de 'Avaliação por exame', a qual consiste na realização de uma prova escrita individual. Não são realizados exames de 2ª época.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
São utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1. Expositivas, para apresentação dos modelos, métodos e testes econométricos de referência; MEA2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos baseados em dados reais; MEA3. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos utilizando software econométrico; MEA4. Auto-estudo, com trabalho autónomo por parte do aluno envolvendo o estudo da matéria teórica, a realização de exercícios práticos e o uso de software econométrico.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A maioria das aulas tem um carácter teórico-prático. A primeira parte de cada aula será essencialmente expositiva (MEA1), tendo por objectivo a apresentação dos principais modelos, métodos e testes econométricos ligados aos objectivos de aprendizagem OA1-OA5. A segunda parte da aula tem por objectivo a aplicação dos conhecimentos teóricos acabados de discutir, o que requer uma participação activa dos alunos, os quais, de forma independente ou em conjunto, terão de resolver exercícios práticos (MEA2), nalguns casos recorrendo a software econométrico (MEA3) de forma a que também o objectivo de aprendizagem OA6 seja atingido. Em todos os momentos da aula pressupõe-se que o aluno estudou de forma autónoma a matéria leccionada nas aulas anteriores (MEA4). Todos os elementos de avaliação contêm questões relacionadas com os objectivos de aprendizagem OA1-OA6.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente na primeira semana de aulas, com vista a uma eventual adaptação dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Cameron, A. and P.K. Trivedi (2005), Microeconometrics: Methods and Applications, Cambridge University Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Baltagi, B. (2021), Econometric Analysis of Panel Data, 6th Ed., John Wiley and Sons. Davidson, R. and J.G. MacKinnon (2003), Econometric Theory and Methods, Oxford University Press. Greene, W. (2018), Econometric Analysis, 8th Ed., Pearson. Verbeek, M. (2017), A Guide to Modern Econometrics, 8th Ed., Wiley. Wooldridge, J. (2010), Econometric Analysis of Cross Section and Panel Data, 2nd Ed., MIT Press. Wooldridge, J.M. (2019), "Introductory Econometrics: A Modern Approach", 7th Ed., Cengage Learning.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-16