Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03093
Acrónimo :
03093
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos sólidos de teoria económica, macroeconomia e cálculo, aos níveis de licenciatura e mestrado, são aconselháveis.

Objetivos Gerais / Objectives


Os estudantes que frequentem esta unidade curricular estarão em contacto com e adquirirão conhecimento acerca do estado da arte da investigação relacionada com modelos de crescimento e ciclos económicos. A apresentação e discussão sobre estes modelos deverão equipar os estudantes com as ferramentas para desenvolver a sua investigação autónoma em temas relacionados com a macroeconomia.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os principais objetivos de aprendizagem desta unidade curricular estão centrados no desenvolvimento de competências para analisar, sintetizar, e possuir espírito crítico relativamente aos itens seguintes: (i) modelo de crescimento economico de Solow (ii) visão neoclássica da macroeconomia, centrada nas noções de equilíbrio geral, comportamento optimizador, e ciclos reais; (iii) visão Keynesiana da macroeconomia, centrada nas noções de concorrência imperfeita, rigidez de preços, e relevância da política económica; (iv) simulacao e estimacao de modelos de ciclos economicos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Macroeconomia Dinâmica: Modelos de Base - Modelo de crescimento de Solow - Modelos dinâmicos estocásticos de equilíbrio geral (DSGE) - Modelo de ciclos economicos reais (RBC) - Modelo macro novo-Keynesiano - Simulacao e estimacao de modelos DSGE

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O primeiro ponto dos objetivos de aprendizagem tem correspondência com o ponto 1 do programa; o segundo ponto dos objetivos de aprendizagem tem correspondência com os pontos 2 e 3 do programa; o terceiro ponto dos objetivos de aprendizagem tem correspondência com os pontos 2 e 4 do programa; o quarto ponto dos objetivos de aprendizagem tem correspondência com os pontos 2 e 5 do programa.

Avaliação / Assessment


Serão considerados dois momentos de avaliação: trabalho individual (40%) e teste de avaliação de conhecimentos (60%). Para quem opte por não realizar o trabalho, o teste será cotado em 100%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizados as seguintes metodologias pedagógicas: - Expositivas para apresentação das teorias de referência; - Participativas, com a discussão dos principais modelos; - Ativas com a realização de trabalho individual; - Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Correspondência entre os objetivos de aprendizagem (OA) e as metodologias de ensino: Aulas expositivas: todos OA Aulas práticas: todos OA Trabalho individual: todos OA Auto-estudo: todos os OA

Observações / Observations


É esperado dos estudantes que participem ativamente ao longo do semestre, nomeadamente, através de auto-estudo antes das aulas, na leitura dos artigos, resolução dos modelos, discussão em aula e no cumprimento de avaliação da UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Galí, J. (2008). Monetary Policy, Inflation, and the Business Cycle: An Introduction to the New Keynesian Framework, Princeton University Press. Madeira, J. (2013). "Simulation and estimation of economic models in Dynare? in the Handbook of Research Methods and Applications on Empirical Macroeconomics, N. Hashimzade and M. Thornton (ed.s). Romer, D. (2018). Advanced Macroeconomics, Mcgraw-Hill . Cornea-Madeira, A., and Madeira, J., Measuring inflation expectations using Phillips curve models, 2023, SAGE Research Methods Cases: Business & Management, https://methods.sagepub.com/case/measuring-inflation-expectations-using-phillips-curve-models

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Adjemian, S. et al. (2022). The Dynare Reference Manual. Griffoli, T. (2008) Dynare User Guide: An introduction to the solution & estimation of DSGE models

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16