Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos sólidos de teoria económica, macroeconomia e cálculo, aos níveis de licenciatura e mestrado, são aconselháveis.
Objetivos Gerais / Objectives
Os estudantes que frequentem esta unidade curricular estarão em contacto com e adquirirão conhecimento acerca do estado da arte da investigação relacionada com modelos de crescimento e ciclos económicos. A apresentação e discussão sobre estes modelos deverão equipar os estudantes com as ferramentas para desenvolver a sua investigação autónoma em temas relacionados com a macroeconomia.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os principais objetivos de aprendizagem desta unidade curricular estão centrados no desenvolvimento de competências para analisar, sintetizar, e possuir espírito crítico relativamente aos itens seguintes: (i) modelo de crescimento economico de Solow (ii) visão neoclássica da macroeconomia, centrada nas noções de equilíbrio geral, comportamento optimizador, e ciclos reais; (iii) visão Keynesiana da macroeconomia, centrada nas noções de concorrência imperfeita, rigidez de preços, e relevância da política económica; (iv) simulacao e estimacao de modelos de ciclos economicos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Macroeconomia Dinâmica: Modelos de Base - Modelo de crescimento de Solow - Modelos dinâmicos estocásticos de equilíbrio geral (DSGE) - Modelo de ciclos economicos reais (RBC) - Modelo macro novo-Keynesiano - Simulacao e estimacao de modelos DSGE
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O primeiro ponto dos objetivos de aprendizagem tem correspondência com o ponto 1 do programa; o segundo ponto dos objetivos de aprendizagem tem correspondência com os pontos 2 e 3 do programa; o terceiro ponto dos objetivos de aprendizagem tem correspondência com os pontos 2 e 4 do programa; o quarto ponto dos objetivos de aprendizagem tem correspondência com os pontos 2 e 5 do programa.
Avaliação / Assessment
Há duas modalidades de avaliação. A primeira consiste em avaliação ao longo do semestre, em que serão usados os seguintes instrumentos: trabalho individual (40%) e exame de avaliação de conhecimentos (60%). Esta modalidade requer a satisfação de um critério mínimo de assiduidade de 60%. Não há exigência de nota mínima para manutenção em avaliação ao longo do semestre. A segunda consiste em avaliação por exame, neste caso o exame de avaliação tem peso de 100%.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizados as seguintes metodologias pedagógicas: - Expositivas para apresentação das teorias de referência; - Participativas, com a discussão dos principais modelos; - Ativas com a realização de trabalho individual; - Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Correspondência entre os objetivos de aprendizagem (OA) e as metodologias de ensino: Aulas expositivas: todos OA Aulas práticas: todos OA Trabalho individual: todos OA Auto-estudo: todos os OA
Observações / Observations
É esperado dos estudantes que participem ativamente ao longo do semestre, nomeadamente, através de auto-estudo antes das aulas, na leitura dos artigos, resolução dos modelos, discussão em aula e no cumprimento de avaliação da UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Galí, J. (2008). Monetary Policy, Inflation, and the Business Cycle: An Introduction to the New Keynesian Framework, Princeton University Press. Madeira, J. (2013). "Simulation and estimation of economic models in Dynare? in the Handbook of Research Methods and Applications on Empirical Macroeconomics, N. Hashimzade and M. Thornton (ed.s). Romer, D. (2018). Advanced Macroeconomics, Mcgraw-Hill . Cornea-Madeira, A., and Madeira, J., Measuring inflation expectations using Phillips curve models, 2023, SAGE Research Methods Cases: Business & Management, https://methods.sagepub.com/case/measuring-inflation-expectations-using-phillips-curve-models
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Adjemian, S. et al. (2022). The Dynare Reference Manual. Griffoli, T. (2008) Dynare User Guide: An introduction to the solution & estimation of DSGE models
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23