Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03094
Acrónimo :
03094
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


Esta disciplina tem como objetivo apresentar conteúdos avançados de modelização Microeconómica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do semestre o aluno deve ter desenvolvido e ser capaz de aplicar as seguintes competências: A. Conhecimento e compreensão - Modelizar comportamentos dos agentes económicos; - Ser capaz de acompanhar a literatura relevante a estes temas; B. Aplicação de conhecimentos - Mobilizar os conhecimentos teóricos e os modelos na realização de investigação; - Escolher as abordagens conceptuais, matemáticas e gráficas apropriadas na resolução de problemas concretos; C. Competências de aprendizagem - Capacidade de estudo com autonomia, nomeadamente na resolução de exercícios e compreensão de modelos e técnicas de modelização.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. consumer theory 2. Producer Theory 3. Markets

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta UC todos os conteúdos programáticos (CP) contribuem para os objetivos de aprendizagem (OA): CP1 - OA A, B e C CP2 - OA A, B e C

Avaliação / Assessment


-Frequência: teste escrito abrangendo toda a matéria leccionada. A nota da frequência tem uma ponderação de 100% na nota final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas (TP). A componente teórica das aulas tem como principal objetivo apresentar aos alunos os conceitos e os modelos a um nível avançado. A componente prática destina-se a um aprofundamento das matérias em análise através da discussão de modelos e de artigos e resolução de exercícios. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas são teórico-práticas (TP). A componente teórica das aulas contribui para o objetivo de aprendizagem (OA) A - Conhecimento e compreensão e tem como principal objetivo apresentar conteúdos avançados de microeconomia aos alunos, levando-os à assimilação dos conceitos fundamentais e à compreensão dos modelos e das suas aplicações. A componente prática das aulas contribui para o objetivo de aprendizagem (OA) B - Aplicação de conhecimentos e será um espaço para discussão interativa e detalhada entre o docente e os estudantes; destina-se a um aprofundamento das matérias em análise através da análise dos modelos, de aplicações e de artigos publicados. - o objetivo de aprendizagem C é alcançado relativamente à capacidade de estudo autónoma pela integração das duas componentes ao exigir aos alunos a resolução de exercícios e análise e discussão de artigos publicados. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Mas-Colell, A. and Mas-Colell, P.E.A. and Whinston, M.D. and Green, J.R. and Green, P.P.E.J.R. Microeconomic theory, 1995 Oxford University Press, Oxford

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Friedman, L., The Microeconomics of Public Policy Analysis, Princeton University Press, 2017 Gravelle, H. e R. Rees, Microeconomics, Financial Times/ Prentice Hall; 3 edition , 2004 Varian, H. R., Intermediate Microeconomic, 8th ed, New York: W. W. Norton

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16